Livro: O Essencial

Aproveitei a viagem ao Brasil para adquirir mais um livro de moda, minha grande paixão na vida. Desta vez peguei a indicação de uma blogueira e comprei “O Essencial – O que você precisa saber para viver com mais estilo”, da papisa fashion Costanza Pascolato. 

Ele foi relançado ano passado, com design moderno e fotos contemporâneas. E eu adoro o cheiro de livro novo. É algo que não sei explicar, só sentir! Toca até meu coração! Daí que a obra já começa de forma sensacional: “A melhor dica é: mais do que nunca, respeite sua essência. Seja você mesma. É o jeito mais inteligente de construir seu estilo, sua maneira de viver e de se vestir. E você vai ver: estilo é fundamental para a autoestima”. Preciso falar mais alguma coisa? Kkkkkkkk

Costanza dá dicas como ser mais elegante; lista os principais tipos de estilo, com características de cada um para o leitor se identificar e se descobrir; estimula o desapego com roupas que não usamos mais; enumera as 8 peças essenciais no guarda-roupa que funcionam para qualquer mulher, independente do tipo físico; bate várias vezes na tecla de que é incoerente gastar mais com roupas “de sair” do que com a roupa de trabalho (usada na maior parte da semana); enfatiza a importância da imagem pessoal e dá dicas de como se vestir em determinadas ocasiões; cita algumas pecas curingas, os chamados “extras que fazem a diferença”, para ganhar na construção de um estilo duradouro; além de ensinar a cuidar das roupas, a fim de garantir sua durabilidade.

Li quase a metade em um dia, pois as letras são grandes e há bastante imagens/ilustrações, o que ajuda a leitura fluir. É claro que não achei 100% perfeito (#achata), pois em alguns momentos discordo da autora, achando-a careta. Acredito e defendo que cada um pode ousar da sua forma, mas este é um pensamento meu, levando em consideração os conhecimentos da Consultoria de Imagem & Estilo.

O livro tem também um capítulo dedicado aos acessórios (sapatos, óculos, bolsas, cintos, lenços, joias/bijoux), definindo-os como assinatura de estilo; dicas de como disfarçar o que não agrada na silhueta; cuidados com a beleza; e até como não ceder às compras por impulso. 

No final, Costanza lista algumas regras de etiqueta social – estas sim, ao meu ver, importantes – para nos lembrar dos pequenos erros que cometemos no dia a dia e nem percebemos. Sempre bom prestar atenção aos detalhes, pois a mulher deve ser elegante por inteira – com atitude, postura e inteligência.

Enfim, gostei da obra. Para quem curte o tema e admira Costanza é praticamente leitura obrigatória! Ela é, com certeza, uma referência de estilo e conhecimento.

Comentários