Como comprar em sites americanos

Aproveitando que no post anterior mencionei meu serviço de redirecionamento de compra EUA-Brasil, hoje vou ensinar como fazer compras pela internet quando o site é em inglês! Quem não domina a língua tende a se confundir hora de preencher as informações, o que pode atrapalhar o processamento e a entrega da mercadoria no destino. Para explicar tudinho de forma detalhada, fiz uma simulação no Amazon.com (que é mundialmente conhecido como uma das primeiras companhias a vender produtos na internet) e fui registrando o passo-a-passo. Vamos então ao “tutorial” by Camila Vaz:

No campo de busca (barra onde fica o desenho da lupa), digite o nome do produto, em inglês. Eu pesquisei o modelador de cachos da Conair (versão mais barata do Miracurl).

Vão aparecer muitas opções com diferentes preços.

Assim que definir qual produto comprará, clique em “Add to Cart”. 

Com o item no carrinho, é hora de começar seu cadastro no site para efetuar o pagamento. Clique então em “Proceed to Checkout”.

Supondo que seja a primeira compra no site, você como novo cliente (“I’m a new costumer”) precisará criar uma conta, colocando seu endereço de e-mail no primeiro campo e depois clicando em “Sign in using our secure server”. Se já tem cadastro, basta selecionar a opção “I’m a returning customer, and my password is:”, inserindo o e-mail cadastrado e a senha.

Hora de registrar-se! Escreva seu nome, repita o endereço de e-mail e insira um número de telefone para contato. Na sequência, defina qual será a sua senha para acessar o site, digitando-a nos dois últimos campos. Então, clique em “Creat account”. 

Agora vem uma das partes mais importantes: o endereço completo onde a mercadoria deve ser entregue. Preste atenção para escrever as informações corretamente, seguindo a ordem: nome do destinatário, endereço, cidade, estado, CEP, país e um telefone para contato. De preferência coloque um telefone do país de destino, nem que seja do hotel onde você ficará hospedado. Ao final desta página, preste atenção para selecionar a opção “No” quando o endereço para cobrança do produto não é o mesmo que o endereço de entrega. Clique em “Continue”. 

O Amazon vai te dar as opções de frete. Tem alguns que são de graça e outros pagos, cujos valores variam conforme a rapidez da entrega. Selecione qual desejar e clique em “Continue”. 

Na próxima tela você deverá inserir os dados do seu cartão de crédito internacional, colocando o nome do jeitinho que está escrito no cartão, a sequência de números e a data de validade. Depois, clique em “Continue”.

O cartão no qual será efetuada a cobrança do produto vai aparecer na próxima tela como a forma de pagamento selecionada. Novamente clique em “Continue”.

Pausa para a propaganda, rsrs. O Amazon tem um serviço chamado Prime, que oferece frete grátis com entrega em dois dias para as compras que se qualificarem, entre outros benefícios, ao custo de US$ 79 por ano. Como moro nos EUA e compro bastante pelo site, nós fizemos essa assinatura, mas para quem reside no Brasil e vem aos Estados Unidos uma vez por ano não acredito que vale a pena. Se for o seu caso, clique em “No thanks, I do not want FREE Two-Day Shipping”.

Chega o momento de revisar seu pedido e nesta tela é fundamental prestar atenção. Eu estou tão acostumada a comprar pela internet que não percebi um erro: estava selecionada a opção “Yes” (ao invés de “No”) na tela do shipping address. O problema é que coloquei os dados do meu cartão de crédito do Brasil, porém a opção Billing address (endereço de cobrança) está marcada como o mesmo endereço para entrega da mercadoria (na minha casa aqui nos EUA). Gente, isso é o que mais confunde as pessoas. Se você faz a compra com cartão de um banco do Brasil em um site de fora do País, precisa colocar na parte do billing address o endereço para onde vai a fatura do seu cartão – sua residência, empresa, sei lá... Só não pode deixar um endereço americano como billing address se você não tem um cartão dos EUA! Isso empaca a compra. Então, é necessário clicar em “Change” para acertar a informação.

Uma nova tela surge para você adicionar o endereço correto do seu cartão, clicando em “Add a billing address”. 

Preencha então os campos, colocando seu nome, endereço que recebe a fatura do cartão de crédito, cidade, estado, CEP, país (dá para selecionar Brazil) e seu número de telefone. Dica especificamente para o Amazon: não coloque acento nas palavras. Na primeira vez, escrevi São Paulo e não conseguia prosseguir porque dava erro! Ao final, clique em “Use this address”.

Pronto! Agora é só dar uma última olhada para checar se todas as informações e produto estão corretos e clicar em “Place your order” para fazer o pedido online. No e-mail cadastrado, você receberá uma mensagem da empresa com o número do seu pedido e, dias depois quando for postado, outro e-mail com o código de rastreamento da mercadoria. Assim dá para saber quando ela será entregue! 

Todos os sites exigem as mesmas informações: você precisa colocar o endereço para entrega nos EUA ou qualquer país (shipping address), o endereço de cobrança do Brasil (billing address) e os dados do seu cartão internacional. Alguns pedem também para inserir aqueles três dígitos no verso do cartão.

O legal é que no Amazon você encontra tudo o que imaginar – e eu nunca tive problema com os produtos que adquiri. O site é seguro, então também nem tenho receio de registrar minhas informações pessoais. 

Espero que o post tenha sido útil e boas compras para quem se animar a gastar uns dólares por aí! Se quiser fazer encomendas comigo, meu e-mail para contato é: camila.estilo@gmail.com.

Comentários