Os erros mais comuns na hora das compras

Início de ano é aquele tempo de reflexão, né? O bom é que a troca de calendário nos dá um novo gás para mudar alguns hábitos e comportamentos para os próximos 12 meses! Pensando nisso (e levando também em consideração minha experiência como consultora de Imagem & Estilo), montei uma lista com 11 erros que nós, mulheres, cometemos na hora das compras – quem sabe assim a gente consegue melhorar nossa relação de consumo em 2017, construindo um acervo mais coerente e desperdiçando menos tempo e dinheiro em inutilidades. Confira:

Comprar um tamanho menor (com a desculpa de que vai emagrecer).
Não, gente, isso é errado! Você tem que vestir o corpo que tem agora e não ficar se torturando para usar algo que não comporta seu tamanho. Não gaste seu dinheiro com peças que não te caem bem porque o resultado será desastroso – pra sua autoestima e pro bolso também, afinal, terá jogado dinheiro fora. 

Comprar um tamanho maior (e dar a desculpa de que vai levar na costureira para ajustar).
Seja sincera e me responda: quantas roupas até hoje estão no seu armário à espera de conserto? E quanto você gastará com o serviço? Vale a pena? Porque já dizia minha mãe: às vezes o molho sai mais caro que o peixe. Eu, por exemplo, tenho preguiça máster de ir até a costureira – sem falar que aqui nos EUA o valor cobrado é bem alto! Então, se requer ajustes, pra mim não rola.

Comprar um item da moda, mas que não tem nada a ver com seu estilo, só porque está todo mundo usando.
Nã na ni na não! Antes de ser fashionista, é preciso ponderar se aquela peça tem a sua cara. Do contrário, você nem saberá como coordená-la e, consequentemente, ficará encalhada no guarda-roupa. Nem tudo o que aquela blogueira famosa veste ficará legal em você!

Comprar algo que não combina com nada que já tem.
Equívoco total, pois esta aquisição vai gerar uma segunda compra – afinal, você vai usar com o que? O ideal é mentalizar seu acervo e pensar em três looks diferentes para o mesmo item – isso provará se ele é versátil ou não. Do contrário, esqueça!

Comprar sem experimentar (com a desculpa de que, se não servir, depois você troca).
Entenda que mesmo que você seja “P”, nem todos os “Ps” de uma marca são iguais. Não dá pra ter 100% de certeza de que servirá somente olhando a peça no cabide. Além disso, é de suma importância verificar o caimento no corpo. Então, ainda que a fila do provador esteja grande, é melhor sair da loja sabendo que o tamanho está correto do que gastar gasolina novamente só pra devolver. Se você não pode esperar, é sinal de que não precisa tanto daquilo...

Comprar o que não tem bom material/acabamento/caimento, mas que você consegue disfarçar com outra peça por cima.
O truque da sobreposição é legal por incrementar o look, mas não deve ser uma imposição para usar determinada roupa. Novamente digo que você estará desperdiçando seu rico dinheirinho em algo que não vai te deixar mais bonita.

Comprar só porque está barato/ na liquidação.
Xiiiiii, este é um dos meus grandes pecados – tanto que semana passada mesmo peguei um pijama na Gap por conta do desconto de 50% sobre o preço já reduzido. Sim, sou culpada e sei que preciso melhorar muito em 2017, pensando mais na necessidade daquele item do que somente no precinho camarada.

Comprar o que não é exatamente o que você buscava, mas “foi o que encontrou” nas lojas.
Também sou culpada, rsrs. Às vezes idealizo uma peça e, por não achar o que queria, acabo adquirindo algo similar. Mas, a verdade é que o gasto é dobrado, porque sei que vou abrir a carteira novamente se eu encontrar do jeitinho que imaginei. Mais um crime que preciso me redimir neste novo ano. Foco, Camila!

Comprar pensando num evento futuro (e que você ainda nem sabe se ocorrerá de fato).
Sabe aquele vestido lindo que está aguardando ansiosamente uma festa de casamento para sair do armário pela primeira vez? Pois é dinheiro parado que poderia ter sido investido em algo mais útil! Considere sempre seu estilo de vida: você frequenta baladas ou é mais caseira? Qual o dress code do seu trabalho? Assim poderá identificar com facilidade em qual “área” deve investir mais!

Comprar dois itens idênticos com medo de que um estrague e você fique sem.
Gente, isso é o cúmulo do consumismo. Cadê a criatividade e o bom senso? A peça pode nunca “acabar”, você pode enjoar... Total cilada – especialmente em tempos de crise!

Comprar porque está triste/deprimida.
Dificilmente neste dia você encontrará algo sensacional capaz de melhorar seu humor. Garanto que irá gastar dinheiro à toa – e depois se arrependerá por ter passado o cartão sem necessidade. 

Ufa, acredito que sejam estes os principais erros, mas se eu esqueci de mencionar uma situação que acontece contigo me conta nos comentários abaixo que vou adorar saber! E vamos juntas fazer escolhas mais inteligentes para ter paz financeira em 2017!

Comentários

  1. Comprar porque está triste ou deprimida... Esse me definia há alguns tempos atrás, era um santo remédio para mim, mas agora já estou consciente de que depois pode vir o arrependimento. Obrigada pelas dicas. Parabéns!!! Se puder dá uma olhadinha no meu Zero Ostentação, tô começando.. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Selma! Que alegria te ver por aqui novamente! Obrigada você pela visita e comentário! Você criou um blog também? Me passa o link certinho que não achei no Google!
      Beijos e boa semana!

      Excluir
    2. Obrigada Camila,boa semana pra você. Estou me aventurando neste mundo de Blogueira, quem sabe um dia chego a ser como você, rsrsrs. Segue o link http://zeroostentacao.blogspot.com.br/

      Excluir
    3. Que bom saber que sou uma inspiração pra vc, Selma! Pode deixar que vou visitar seu cantinho com certeza! Beijosss

      Excluir

Postar um comentário