Vale a pena fazer compras pela internet?

Hoje temos uma convidada especial aqui no blog! Pedi pra minha amiga Aline (@dicasmaismais no Instagram) para compartilhar algumas dicas e macetes quando o assunto é compras pela internet, já que ela é uma verdadeira expert! Pois o resultado é um dossiê completo de vantagens e desvantagens que com certeza vai ajudar você, cara leitora! Acompanhe:

Tem gente que tem bastante dúvida ou até mesmo medo quando se trata de fazer compras online, então espero que minha experiência relatada aqui auxilie muitas pessoas neste processo! Eu faço compras na Internet há muito tempo, mas itens pessoais – como roupas, sapatos e acessórios – eu só passei a adquirir há uns 3 anos. Mesmo assim, hoje eu tiro de letra! Gosto mais de comprar na Internet do que em lojas físicas. Por quê? Seguem os aspectos que eu considero positivos em compras online: 

1°) PREÇO – O preço quase sempre é menor e a oferta de promoções é incrível. Muito difícil uma loja física ganhar de uma loja na Internet nesse quesito. Muitas lojas online também oferecem cupons desconto, o que traz uma vantagem ainda maior.

2°) BUSCA FACILITADA – Eu não tenho muita paciência de ir em várias lojas físicas em busca de algo específico. Na Internet eu filtro “scarpin animal print 34”, por exemplo, e já aparecem todas as opções disponíveis no meu tamanho. Em lojas físicas eu posso percorrer várias e não achar o que procuro. Tanto que acabei encontrando do jeito que eu queria e comprando... na Internet! 

3°) CONFORTO – Não passo pelo incômodo de ficar experimentando em provadores, o que me dá uma certa agonia na época do calor. 

4°) TEMPO PARA DECISÃO – Como os itens chegam na minha casa, posso experimentar com outras peças que eu já tenho no guarda-roupas. Na loja física eu não poderia fazer isso. Há pessoas que preferem experimentar a peça para efetuar a compra. Sem dúvida, esse é um ponto positivo da compra em loja física (e o único, a meu ver). Mas eu também gosto mais da compra online porque eu sou uma pessoa muito indecisa. Numa loja física, a probabilidade de eu comprar e me arrepender depois é muito grande. Aqui no Brasil não podemos desistir de uma compra física por motivo de arrependimento. Já quando eu compro na Internet eu posso me arrepender e devolver, recebendo meu dinheiro de volta. Ainda tem aquela questão de que muita gente se sente pressionada com o vendedor da loja física, ou até mesmo com vergonha de experimentar tanto e não ficar com nada. Eu tenho um pouco de vergonha porque às vezes travo na minha decisão e não escolho. Na Internet você pode demorar mil anos escolhendo, rs. 

5°) DESISTÊNCIA DA COMPRA – A lei brasileira garante o direito de desistir da compra online depois de até 7 dias após o recebimento do produto. Esse direito existe justamente porque você comprou o produto sem vê-lo/experimentá-lo/manuseá-lo. Desistir ou cancelar a compra significa que você não quer o produto e pode optar entre duas alternativas: ter o dinheiro de volta ou receber um vale-crédito para uma nova compra. Você pode devolver por qualquer motivo, sem constrangimento! As próprias lojas já oferecem um combo de opções com vários motivos pra você marcar, como: ”Não gostei”, “Não quero mais o produto”, “Comprei errado”, “É diferente do que eu pensava”, etc. E posso devolver uma compra inteira sem ficar com nenhum item? Simmmm! Até uma compra de valor alto? Simmmmm! Pode devolver tudo!
6°) TROCA OU CANCELAMENTO GRATUITO – Em caso de trocas ou devoluções, o frete geralmente é gratuito em grandes lojas da Internet, o que significa que você não pagará pra postar o produto de volta no correio, e que tanto o dinheiro do produto quanto o dinheiro do frete do primeiro envio (se você tiver pagado por ele) serão devolvidos!

7°) AVALIAÇÃO DE OUTROS CONSUMIDORES – Se algum consumidor já tiver comprado e avaliado aquele produto, você pode ler estes comentários, o que ajuda muito na decisão da compra. Já deixei de comprar produtos por causa da avaliação.

8°) SEGURANÇA COM CARTÃO – Muita gente tem medo (e com razão!) de fornecer os dados do cartão de crédito para uma compra online. O cartão nos dá a possibilidade de parcelamento da compra, o que não é possível quando pagamos em boleto. Se alguém roubar os dados do seu cartão e fizer compras online (só poderá fazer online mesmo, já que compras físicas podem ser feitas apenas com o cartão e a senha), você tem 90 dias para contestar aquela transação com a administradora do cartão de crédito, dizendo que não reconhece a compra. Seu cartão será cancelado, o dinheiro será estornado na fatura e você receberá um cartão novo. Compras feitas com cartão físico e senha não podem ser contestadas! Compro online há muitos anos e tive apenas um problema recentemente. Apareceu uma compra no valor de R$ 100 na fatura e o baixo valor me fez pensar que não tinha sido roubo (Algum erro? Quem roubaria pra fazer uma compra de R$ 100? Mas poderiam vir outras em seguida, né?). Pra que isso não aconteça, eu recomendo que se faça compras em lojas conhecidas e/ou grandes magazines do ramo online. Já numa compra por WhatsApp ou direct de Instagram, eu não recomendo que você passe os dados do seu cartão (embora eu já tenha feito isso). Fica só na base da confiança, em uma pessoa do outro lado que você nem sabe quem é. E não existem garantias como as citadas acima – é só confiando na palavra! Então... eu não recomendo (mas a louca das compras online aqui já experimentou este tipo de compra também, rsrs). 

Agora, vamos aos aspectos que eu considero como negativos: 

1°) DESLOCAMENTO PARA DEVOLUÇÃO – Se eu optar por desistir do produto ou trocá-lo, preciso postá-lo no correio para devolução. Esse é o único incômodo que eu pontuo, embora não ache tão ruim, já que é um local só. Ainda terei que buscar uma vaga de estacionamento, mas se eu fosse trocar algum produto em loja física eu também teria que me deslocar até lá. Existem estabelecimentos que fazem a coleta do produto na sua casa, ou seja, o correio vai buscar o item, mas a maioria não oferece este tipo de serviço – e até para os que fazem prefiro levar ao correio porque fico com receio de não estar em casa na hora da coleta. 

2°) PROBLEMAS COM A COMPRA – Podem acontecer problemas nas compras online sim! Porém, pela quantidade de compras que já fiz, o percentual foi muito baixo. Já tentei parcelar a compra e um erro no sistema cobrou numa parcela única. Já tive descontos que não foram aplicados ao total da compra. Já recebi itens extras numa compra também. Neste caso, a loja me agradeceu pela honestidade de avisar e devolver, rs. De todas as vezes que reclamei, apenas uma vez a loja não resolveu e eu decidi postar no site “Reclame Aqui”, o que a fez resolver rapidinho! Nunca tive prejuízo algum – somente há o incômodo e a paciência de reclamar se você for “premiado”. 

3°) DEMORA COM ESTORNO/TROCA – Muita gente reclama das empresas online neste quesito. A troca do produto demora um pouco (cerca de 1 mês, mais ou menos). Por isso, quando eu tenho pressa e preciso trocar logo, eu devolvo o produto (cancelamento de compra) e imediatamente já compro novamente no tamanho certo. O estorno do dinheiro em caso de devolução também costuma demorar até duas faturas. Se você pagou em boleto, o estorno é feito em conta corrente. Pra mim este nem é um aspecto tão negativo assim porque eu já sei como funciona – e funciona como as empresas de fato prometem. É demorado porque você tem um prazo pra levar o produto no correio (até 10 dias). Se quiser que demore menos, então leve o quanto antes! Depois que o produto chega na empresa, precisa ser avaliado e ter a devolução aprovada (vão conferir se está tudo ok). Depois o pedido de estorno é enviado pra administradora do cartão e, se a sua fatura do mês já estiver fechada, o estorno só virá na próxima. Então pra mim tá tudo bem! 😊

Tomara que todas as dicas tenham sido úteis para que você também se arrisque no maravilhoso mundo das compras online! Até a próxima!

Comentários

  1. Oi, Camila e Aline. Eu gosto de comprar pela internet. Já fiz ótimas aquisições, principalmente de sapato. Já comprei muita roupa também, mas a maioria acabei devolvendo porque não gostava do tecido ou não vestia bem. Parece meio louco no meio imediatista em que vivemos hoje, mas adoro esperar a compra chegar kkkk, gosto do efeito surpresa. Realmente na hora de devolver tem esse saquinho que é ir lá no Correio, mas são os ônus... Acho melhor do que loja física que não posso devolver simplesmente se depois perceber que não era bem aquilo que eu queria. Então, no fim, acho que vale a pena sim comprar pela internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, eu te entendo, Ana Emilia! Toda vez que compro pela internet sinto que estou recebendo um presente quando o Correio faz a entrega, kkkk! Porque como a gente só vê por fotos pode se surpreender ou se decepcionar com o produto, né? Aqui nos EUA felizmente eu tenho a opção de devolver na loja e receber o dinheiro de volta, mas às vezes faço a compra online porque na loja física não tinha o tamanho que eu queria ou até mesmo pela comodidade... Ô mundo moderno!
      Um beijo e obrigada pelo comentário!!!

      Excluir

Postar um comentário