Celebrando 1 mês da Annalise

Nem acredito que minha bebê está completando 1 mês hoje! Tanta coisa aconteceu neste período que comemorar seu mesversário significa também celebrar nossa jornada (entre erros e acertos) como pais de primeira viagem. Temos uma filha saudável em nossos braços que nos impressiona a cada dia com seu crescimento e desenvolvimento rápido! 

Amo os barulhinhos que ela faz enquanto está mamando e quando segura forte meu dedo com sua mãozinha delicada. Amo o jeito que ela se aconchega no meu corpo, quando fixa seu olhar em mim e sua carinha fofa faz meu coração se derreter todo. É o amor batendo fora do peito!

Mas não se engane com a foto acima, onde estou maquiada e de cabelo arrumado. A maternidade é bem difícil. Já perdi a paciência por não saber o motivo do choro incessante dela. Também já chorei litros e me senti frustrada incontáveis vezes. Não sei mais o que é dormir a noite inteira (e eu amaaaava dormir, tipo 9h por noite). 

Por mais que eu tente planejar meu dia (com as tarefas que preciso/quero realizar), a Annalise vem e me mostra quem está no comando de verdade. Que não tenho mais liberdade ou controle sobre as coisas. Agora o esquema é: fazer quando for possível (o que é difícil para alguém que gosta de planejamento e organização como eu). Para que fizéssemos a tal foto do mesversário, comecei a me preparar horas antes entre as mamadas. 

Aliás, a amamentação é um capítulo à parte. Eu já imaginava que seria um desafio pra mim, porém é um pouco pior do que pensei... Por mais que eu tivesse “estudado” sobre o assunto, nada como estar com sua filha no colo e ter que se virar para alimentá-la – e no meu caso isso incluiu sentir dor, muita dor!

Foram vários os obstáculos ao longo deste primeiro mês. No início, tivemos dificuldade na pega, o que deixou meus seios doloridos e machucados. Eu via estrelas, afinal, tinha que amamentar inúmeras vezes ao dia. Além disso, demorou para que meu leite “descesse” de verdade, levando à perda de peso da Annalise (o que é normal após o nascimento, mas mesmo assim fiquei angustiada). Procurei ajuda com consultoras de lactação e ficava com ela no peito por 2 horas, se fosse necessário, pra ela mamar mesmo uns 50 minutos, pois adormecia, então precisava acordá-la, fazê-la arrotar, trocar o seio e por aí vai... Quando pensava que as coisas tinham entrado nos eixos, um novo problema aparecia. Até hoje acho que não produzo leite suficiente para a demanda dela (tenho uma bezerrinha em casa, rsrs). 

Em contrapartida, semana passada, notei pequenos nódulos nas mamas – era o acúmulo de leite que havia empedrado, afff! Achei que estava com mastite diante da dor horrível! Mesmo assim, sabendo dos benefícios do leite materno, não desisto. Cada dia que passa é uma vitória. Como não existe fórmula certa nem manual, vamos encontrando o que funciona pra gente. 

Neste sentido, alguns apetrechos têm facilitado este processo de amamentar. Ainda na maternidade, as enfermeiras me deram um bico de silicone da Medela, a fim de proteger meu mamilo sensibilizado. Tem gente que é super contra os bicos artificiais, mas eu tive uma experiência positiva com ele. 

Para estimular a produção de leite, consegui através do meu seguro-saúde a bomba elétrica também da Medela. Isso porque quanto mais leite eu retiro, mais o peito vai produzir. Óbvio que nenhuma bomba é melhor do que a sucção que o bebê faz direto na mãe, porém este extrator me ajuda super! Só tive que comprar o sutiã próprio para ordenhar os dois seios ao mesmo tempo.

Ainda preocupada com o volume de leite, estou tomando um suplemento chamado Fenugreek (ou feno grego, em português). Foi indicação de uma amiga, mas eu confirmei com a consultora de lactação se realmente poderia ingerir. E olha, me surpreendi: em poucos dias vi uma beeela diferença na quantidade de leite produzido – especialmente quando estava ordenhando com a bomba. Tô compartilhando estas dicas com vocês, mas não deixem de verificar com seus médicos e/ou profissionais da saúde antes de qualquer decisão, ok?! 

Eu venho me dedicando bastante à amamentação porque sinto uma responsabilidade enorme nos ombros, especialmente quanto ao crescimento da minha bebê. Então, por mais difícil e doloroso que seja, sigo persistindo e não trocaria por nada a vida que tenho hoje pela de antes! Não consigo mais me imaginar sem a Annalise! 

Já até comecei a pagar a língua: me tornei aquele tipo de mãe que só pensa em comprar coisas para os filhos e esquece de si mesma 🤦🏻‍♀️! Pois é... uma nova Camila está vindo à tona! Veremos o que mais a maternidade mudará em mim, rs!

Um beijo e até breve!

Comentários

  1. Ca, ela é muito fofa! Amamentação pra mim foi a parte mais complicada TB. O bico de silicone salvou a minha vida, rs. E eu TB era super contra chupeta, mas TB ajudou a acalmar minha bezerrinha. O importante é isso mesmo, nao desista! Saude e alegrias pra vcs! ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela força, Carol! A chupeta também já adotamos... tentei evitar, mas foi necessário, kkkkk! Adorei te ver por aqui! Beijossss

      Excluir
  2. Realmente amamentar é muito dolorido. Eu chegava a não suportar o tecido da blusa em contato com o mamilo, então usei um "negócio" de plástico dentro do sutiã que deixava o mamilo livre e aliviava. Você vai falando eu eu vou relembrando tudo. Mas a parte de estar pagando a língua está engraçada rs. Esses dias pensei justamente nisso: "Será que Camila está com vontade de comprar bolsas e roupas para looks?". Kkkk
    A gente paga a língua me tanta coisa quando se torna mãe, amiga...
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, você usou a concha! Eu também, kkkk! Conheço pouquíssimas mulheres que não tiveram dificuldades com a amamentação, mas engraçado que todo mundo pinta como se fosse um mar de rosas, né? Algo romantizado...
      Quanto às compras, acabei de comprar um casaco novo só porque é Natal, rsrs... Agora só tenho olhos para os looks dela, ihihihi! Beijosss e obrigada pelo comentário =)

      Excluir

Postar um comentário