Resgate da vaidade

Oi, pessoal! Nesta véspera de feriado prolongado no Brasil, quero propor uma reflexão sobre a importância da vaidade na nossa rotina. Preparadas, rsrs? Depois me digam o que acharam!

Bem, durante uma troca de e-mails com uma leitora, a gente falava sobre a vida de casada – e como nos descuidamos depois do casamento. Ela comentou que com o passar dos anos foi ficando meio relaxada e optando por looks mais básicos (abandonou até o salto alto). É aquela história de pegar a primeira coisa que vê pela frente, sabem? 

Comigo o “problema” é o ambiente onde estou inserida: aqui nos EUA ninguém está nem aí se você vai ao mercado de pijama ou com uma melancia pendurada no pescoço. Não tem essa de “se sentir deslocada”, o que de certa forma estimula a preguiça de me arrumar durante a semana só para cumprir as atividades de dona de casa. Porém, o que tem me ajudado bastante é a participação nos desafios de moda do Instagram. Percebi que o trabalho que tenho e o tempo que demoro para escolher uma roupa feia é o mesmo que gasto para montar um look legal – mesmo que seja para as tarefas corriqueiras. 

Na montagem acima, optei pela camisa de onça para tirar a cara “datada” da calça com lavagem ácida. Como ia passear no outlet, escolhi a espadrille de glitter dourado por ser confortável e charmosa.

Abaixo, montei outra proposta hi-lo coordenando alfaiataria com jeans com metalizado. Recorri à camisa clássica com modelagem divertida (colarinho invertido e punho picotado) para combinar com a calça boyfriend toda rasgada. Nos pés, uma sandália delicada em tom ouro velho para fazer um contraponto ao jeans destroyed. Cabelo preso e brincões deram o toque final.

Já na semana passada – cujo tema do desafio era brincar com a terceira peça –, apostei no blazer branco de estrelinhas para ser a estrela do look, composto também pela camiseta da Harley Davidson e calça cargo verde oliva. Achei que ficou um visual divertido e descolado.

Por último, uma proposta que fez sucesso no Insta e funciona para o ambiente de trabalho (achei que fiquei com cara de executiva, mas uma executiva não muito certinha, haha). Comecei pela saia lápis com duas estampas diferentes, o que torna a peça mais criativa. Combinei com uma regata cinza e, por cima, apostei no trench coat azul marinho. Nos pés, nada de scarpin: preferi a ankle boot preta com recortes para dar um toque mais fashion ao visual. Este é o meu jeito de imprimir personalidade a produções muito clássicas.

Concluí que preciso me cuidar mais desde já, pois sei que depois da maternidade (quando isso acontecer, é claro) a tendência é piorar a situação. Tenho amigas que, como mães de crianças pequenas, colocaram-se por último na lista de prioridades. Por exemplo: o filho está sempre arrumado, de roupa nova, enquanto a mãe não compra nada pra ela e se esconde atrás da desculpa da falta de tempo para dedicar-se a si mesma. Tenho receio, porque não quero ser assim!

Acho que um dos grandes empecilhos é o modo como as mulheres em geral enxergam a moda – um universo de futilidade, como se intelecto e vaidade não pudessem caminhar juntos! Mas pensem comigo: nossa roupa é a melhor ferramenta para traduzir quem somos por dentro: criativas e bem humoradas; quietas e clássicas; delicadas e românticas; dramáticas e ousadas... 

Pela minha experiência, sei que não há consultoria, blog ou terapia que resolva se a pessoa não perceber que colocar-se novamente no primeiro plano não significa deixar o filho, o marido, o trabalho ou a casa de lado, mas que é possível conciliar as atividades. Cuidar da aparência não vai resultar em baixa produtividade; ao contrário: é sinal de compromisso e carinho com aquele corpo que corre pra lá e pra cá. Isso tudo é importante para resgatar a autoestima adormecida e fazer desabrochar novamente a linda mulher que está por trás daquela imagem desleixada. Uma dose de amor-próprio só tende a fazer bem – para nós mesmas e para o mundo que nos rodeia!

Comentários

  1. Camila gostei muito do look com calça destroyed. Que marca é a calça? Faz tempo que procuro uma legal e ainda não encontrei...
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra! Comprei a calça na Forever 21 daqui e gostei bastante dela porque é verdadeiramente uma boyfriend, sendo que os rasgos a deixam mais fashion, né?
      Quando estava no Brasil, vi algumas opções na Renner e Riachuelo, se não me engano...
      bjs e obrigada pelo comentário!

      Excluir
    2. Que legal Camila!
      Moro no interior (Cascavel-PR) e estas novidades não chegam a Renner e Riachuelo daqui...hehehe
      Mas obrigada.
      Bjus

      Excluir
    3. Pooooxa, que pena! Mas e se vc comprar pela internet? Sei que na Renner dá! Pode ser uma solução...
      Bjs e bom final de semana, Sandra! =)

      Excluir
  2. Concordo plenamente com você, a gente precisa se cuidar. É incrível como ainda hoje muita gente acha isso uma futilidade (embora que eu ache que isso seja mais forte em cidades ou bairros do interior), embora todo mundo goste de ver gente bonita. Parece uma contrariedade, o povo admira gente bonita (artistas, cantores, modelos, etc...) mas se nós, reles mortais também queremos nos cuidar e vestir bem, somos taxadas como pessoas fúteis e superficiais! Ham??? Como assim??? É estranho!!!
    Eu tenho uma vida super agitada, sou dona de casa, casada, tenho dois filhos (um de 11 anos e uma de 5 anos) e trabalho meio período, é uma vida louca e as vezes me pergunto como dou conta de tudo. Passei por um período que não ligava pra me arrumar, não comprava mais roupas e nem me cuidava muito, mas meu marido começou a reclamar disso porque não me conheceu assim! Aos pouquinhos fui retomando os cuidados e hoje já incorporei a minha rotina. E como é bom quando as pessoas vem falar o quanto vc está bonita ou bem vestida, é muito legal! Hoje, não tenho tempo para ficar experimentando várias roupas antes de sair de casa, mas enquanto estou fazendo o meu serviço pela manhã vou elaborando meu look mentalmente e muitas vezes fica bem legal. É uma questão de auto estima mesmo, mas penso que seja bom não só pra nós mesmas, mas também para os nossos relacionamentos.
    É isso! Beijos, Cami!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grasi, que alegria te ver por aqui também! Compartilho da mesma opinião que você, viu... Até escrevi no meu Facebook que ainda rola preconceito com quem gosta de se cuidar... como se inteligência e sucesso fossem sinônimos de cansaço e moda só de futilidade/ócio!
      E é isso mesmo: tem coisa melhor do que se sentir bonita e arrumada? No fundo, eu acho que quanto mais atividades a gente tem pra fazer, mais a gente consegue dar conta de outras! Impressionante como nós, mulheres, somos capazes de ser multitarefas! E sua dica de ficar pensando nos looks enquanto faz outra coisa é muito boa e já facilita na hora que você precisar sair, né? Parabéns!
      Obrigada pelo carinho no Insta e comentário especial aqui! Um bjuuuu

      Excluir

Postar um comentário