Descobrindo as cores que te valorizam + looks coloridos

Outro dia uma leitora (beijo, Carol!) me perguntou como fazer para descobrir quais cores a valorizam, já que vira e mexe eu comento das tonalidades que me favorecem (profundas, frias e vivas). A verdade é que somente uma análise de coloração pessoal poderá identificar, com precisão, os tons que realçam nossa pele, olhos e cabelos – serviço prestado pela maioria das consultoras de Imagem & Estilo. 

Porém, para quem não tem grana pra contratar o serviço neste momento, algumas dicas podem dar uma ideia de qual a sua cartela ideal em termos de temperatura (quente ou fria), profundidade (clara ou escura) e intensidade (vibrante ou opaca). Com base no Pequeno Livro de Estilo, de autoria da minha mestre Ana Vaz, vou explicar como funciona o processo, que pode ser feito em casa, sob a luz natural. 

Para começar, sente-se de frente a um espelho, sem maquiagem, num local iluminado. Posicione a roupa (de cor lisa) dois dedos abaixo da linha do queixo e observe os efeitos:
  • As linhas do rosto devem ficar bem definidas, o contorno do queixo bem marcado e não emendado ao pescoço (como se você não tivesse queixo). 
  • As olheiras devem ficar mais suaves; nunca mais escuras.
  • Os tons da pele e da boca devem puxar para o rosado; nunca amarelado, esverdeado ou pálido.
  • Os olhos precisam permanecer brilhantes; nunca opacos ou com a parte branca amarelada.
Sugiro que você escolha as duas nuances opostas para ir comparando: claras X escuras; quentes X frias; vivas X opacas. Anote o resultado, pois a partir dele você saberá onde posicionar as tonalidades que mais destacam sua beleza natural. Afinal, todo mundo pode usar qualquer cor, desde que saiba onde colocá-la no corpo. Se não estiver certa que um tom lhe cai bem ou que a deixa com aparência ruim – mas mesmo assim você adora –, use-o em peças que ficam distantes do seu rosto. Simples!

Eu conheci a riqueza da minha coloração pessoal quando contratei a Ana Vaz para transformar meu guarda-roupa. Depois, aperfeiçoei meus conhecimentos com ela no curso de Análise de Cores – Método Personal. Mas, intuitivamente, eu já sabia quais tons me valorizavam, porque eu sempre gostei de preto, branco e marinho – e eles são os melhores neutros pra mim junto com o grafite. Demorei para gostar de amarelo e foi justamente no curso que conheci a nuance perfeita (amarelo-canário). Então, procuro colocar próximas ao rosto as tonalidades que são profundas, frias e vivas, evitando os tons claros, quentes e opacos. Entretanto, não sigo isso à risca – prefiro deixar que meu humor e estilo guiem meus looks, além de fazer o jogo da compensação com acessórios e maquiagem.

Aconselho todo mundo a fazer este exercício em frente ao espelho, nem que seja para brincar e até para perder o receio de combinar cores. Eu andei numa fase de coordenações mais sóbrias, porém, ao participar de um desafio no Instagram semana passada (que estou dando continuidade por conta própria nesta semana), lembrei quão alegre é o universo colorido. Olha como é fácil brincar com o arco-íris e criar produções criativas.

Primeiro look com as cores primárias: trabalhei as nuances escuras do vermelho, azul e amarelo. Amei usar o scarpin vinho com a bolsa que puxa para o mostarda. O vestido marinho também deixou o visual adulto.

Segundo look com cores análogas (vizinhas no círculo cromático): apostei no verde-lima com o amarelo, resultando em uma proposta bem brasileira e a cara do verão, ainda mais pela estampa da calça.

Terceiro look com cores complementares (aquelas que ficam opostas no círculo cromático): recorri aos tons escuros do púrpura e do turquesa (que eu chamo de verde-água). Como o vestido tem bolinhas, ainda rendeu um mix de estampas junto ao scarpin multicolorido.

Quarto look com uma combinação tríade (três cores situadas em igual distância no círculo cromático, formando um triângulo): optei por usar o verde, o azul e o pink e novamente rolou uma mistura de estampas entre a camisa e a saia – truque que confere ousadia e modernidade ao visual.

Último look com uma combinação monocromática: não sei se todo mundo sabe, mas o marrom é a nuance mais escura do laranja e o caramelo, a intermediária. Achei que a proposta ficou interessante porque essa coordenação de tons foge do óbvio.

Aproveite que o final de semana chegou e faça o teste com calma! Legal que dá para se divertir bastante e incorporar o color block no dia a dia (mesmo que seja nos acessórios) sem medo de ser feliz!

Comentários

  1. Adorei! Vou fazer o teste em casa! Obrigada pela atenção e por tirar minhas dúvidas Camila querida! Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, Carol! Fico feliz que você tenha gostado do post! Depois me conta o resultado! Bjs e bom fds pra vc!

      Excluir
  2. Ameeeei!!!!' Vou tentar fazer...não sabia disso! E seus olhos estão todos maravilhosamente lindos!!!! 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que bom que você curtiu, Geh! Espero que consiga detectar as cores que mais te favorecem! Um beijo e bom fds! =)

      Excluir
  3. Uauuuu, amei saber dessas dicas!!! Vou fazer aqui em casa e depois te conto o que deu!
    Parabéns pelo post Cami!
    Um lindo fds pra vc!!! 💋💋💋✨

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Dri! Acho que consegui explicar direitinho como é possível fazer o teste em casa - claro que não será tãooo profissional quanto o de uma consultora, mas pelo menos dará uma noção das cores... Faz e me conta se deu certo! Beijos e bom fds pra vc tb!

      Excluir
  4. Você conseguiu sim Cami, ficou ótimo!
    Mas se eu estivesse no Brasil, com certeza faria com uma profissional mesmo. Certamente, a avaliação de uma consultora é bem mais detalhada e profunda!
    Bjs e obrigada pelas dicas! :-***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! O olhar das consultoras é mais apurado para identificar as mudanças que as cores causam na pele do rosto... Mas fica a dica para quem não pode pagar pelo serviço!
      Bjão pra vc!

      Excluir
    2. Muito legal suas dicas! Irei fazer o teste no espelho, pois intuitivamente acho que tem cores que deixam minha pele amarelada.

      Excluir
    3. É isso aí, Rose: provavelmente você já sabe quais cores te valorizam! Mas não deixe de fazer o teste, pois analisar assim de perto, prestando atenção nos efeitos na pele, é muito interessante! Um beijo e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Nossa! Acho que vou imprimir este post pra estudar e aprender!
    super didatico!
    Os looks sao lindos!
    so hoje ja lis uns 10 posts, virei sua fa! rsrsrs
    Barbara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Barbara! Que alegria ler este seu comentário! Fico muito feliz de saber que você está curtindo o blog, pois faço tudo com muito carinho! Um beijo enorme pra vc <3

      Excluir

Postar um comentário