Sobre o ‘sucesso’ dos looks

Eu não poderia começar o post sem dar parabéns ao meu pai, que hoje estaria completando 59 anos. A verdade é que quase sete meses se passaram desde a sua partida e eu ainda tento me conformar que você não vai voltar. No meu coração há um buraco que nunca será preenchido e tenho que conviver com essa dor indescritível no peito diariamente. Acho que este é o verdadeiro significado da palavra saudade, né?! Em agosto também foi celebrado o Dia dos Pais no Brasil e você não estava em casa para atender minha ligação. Eu tô aprendendo pouco a pouco a lidar com a sua ausência, mas saiba que meu amor por você nunca vai acabar. Te amo eternamente, querido pai! Feliz aniversário, esteja onde você estiver! <3 

Depois desta singela homenagem, vamos ao assunto do dia que tem provocado uma reflexão em mim e por isso vou dividir com vocês. Desde que comecei a participar dos desafios de moda no Instagram, venho detectando um “padrão”: a mulherada gosta do que é básico (talvez porque a chance de ter as mesmas roupas para copiar/inspirar é maior) e romântico (acredito que é uma forma de valorizar a feminilidade). Nada contra estas referências e preferências quando falamos em estilo pessoal, não existe certo ou errado –, mas é que dá pra ir muito além. Como consequência, quando eu posto looks com sobreposições que escondem a cintura e incluem elementos masculinos, a quantidade de “curtidas” é baixa.

Vejamos um exemplo: meu objetivo era incorporar o tom cypress (tipo um verde militar) no visual. O que eu fiz? Aproveitei para ressuscitar a jaqueta com estampa camuflada! Por baixo coloquei uma t-shirt listrada – afinal, eu sou louca por mix de estampas – e recorri à jardineira preta para deixar a proposta mais descolada. Já a sandália de salto alto foi escolhida para fazer um contraponto às demais peças e imprimir um toque sutil de mulherzinha. O resultado? Menos “likes” do que a média. 

Fiquei pensativa por um tempo, até que a ficha caiu: eu não busco unanimidade! Aqui no blog eu sempre falei isso, mas o Insta me frustrava; parecia que eu precisava da aprovação das pessoas – como se as curtidas fossem um jeito de dizer que eu agradei. E a pergunta é: a quem eu devo agradar, em primeiro lugar? A mim mesma, oras! Foi assim que eu conduzi o Vaz com Estilo até hoje, mostrando o que de fato uso para viver a vida aqui nos EUA e sempre respeitando as minhas vontades.

Acredito que cada um inspira o outro com o que pode oferecer – e eu acho que colaboro mais com ideias para quem quer transmitir criatividade, modernidade e uma pitada de ousadia no modo de se vestir. Reconheço que andei perdida no meu próprio estilo, mas pretendo retomar com força a Camila que desabrochou depois do curso de Consultoria de Imagem: alguém que adora sair da caixinha, que é fã da androginia, ama o processo de experimentação e se sente atraída pelo o que é diferente, pela novidade. Esta é minha verdadeira essência. 

Outra produção que não conquistou o público envolvia a pantacourt, uma peça polêmica por natureza. A intenção era compartilhar uma dica para compensar o comprimento ingrato da calça (que é o que costuma incomodar a mulherada): consegui um efeito de silhueta alongada com um visual quase monocromático, já que a blusa tem um tom de azul bem parecido com o jeans. Completei com a sandália abotinada bege, que trouxe interessância para os pés de forma discreta. Eu achei legal, mas o povo nem tanto, rsrs.

Então, se o preço de fazer “sucesso” com meus looks tanto no Instagram quanto no blog é ter que mudar meu estilo, vou continuar com a mesma quantidade de acessos e curtidas, porque o importante pra mim é caminhar no sentido oposto e me assumir do jeito que sou; é mostrar que dá pra ser feminina sem cair no senso-comum e que nem todo guarda-roupa precisa ser monótono. 

Portanto, se você se identifica comigo, saiba que não está sozinha no mundo e que esse cantinho virtual é feito especialmente pra você! Um beijo e bom final de semana!

Comentários

  1. Oi Ca! Adorei o seu post de hoje e partilho da mesma linha de raciocínio.
    Com à expansão do fast fashion e a popularidade do Instagram, vejo que há uma tendência ao consumo para que todos estejam com as mesmas peças "desejo" e usando "o que está na moda". Seguindo esta tendência, eu jamais estarei "na moda", primeiro pq na minha cidade não tem lojas do segmento fast fashion e segundo, pq não tenho budget para tantas aquisições rs rs Minha opinião é de a personalidade de cada nem sempre está presente. E, ainda na minha opinião, a moda é exatamente a sua interpretação, a sua essência na hora de se vestir.
    Com relação à curtidas nas publicações, há algumas controvérsias rs muitos pregam pela #lookdodiadavidareal Mas quando há uma publicação de um look mais "simples" a popularidade é baixa - pq vai em sentido contrário em comparação à outras publicações.
    Eu poderia escrever outro post com minhas impressões, mas vou terminar por aqui.
    Beijos e obrigada pelo espaço! 😘❤🌹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolzinha, eu sabiiia que vc ia me apoiar, kkkkkk! Concordo com você também: parece que todo mundo tem que ter as mesmas peças para ser "aceita". Quem tenta fazer o diferente não costuma agradar... Mas é tão chato isso, né?! Tem tantas mil possibilidades e as pessoas ainda se limitam ao óbvio. Porém, eu não tenho medo de olhares de reprovação porque realmente não busco unanimidade. Quem quiser me seguir é porque se identifica com o meu estilo/minha personalidade.
      Agradeço de coração seu comentário, viu?! Sua amizade é um presente que os desafios me trouxeram! Beijos e bom fds!

      Excluir
  2. Camilinda, como sempre digo: leio todos os seus posts, só não tenho comentado pelo vuco-vuco da minha vida. Mas sobre esse post, acho que vc só falou verdades. Eu estive no insta, porém, a verdade é que aquela vida de glamour me cansou rápido. kkkk Não tenho mais saco de fotografar todo dia, até porque tenho saído mais básica mesmo: jeans, tênis e tee. Vario os acessórios, mas certamente os looks não seriam grandes coisas naquele mundo... rsrsrsrs Sobre os looks, eu não curto o segundo porque não gosto das pantacourts nem das saias mídis; essa moda não fez a minha cabeça - fato. Contudo, AMEI o primeiro look. Só senti falta de cor... Um colar comprido amarelo ovo ou rosa-cheguei já dariam um tempero maior ao look junto com a sandália diva. Adorei a proposta que vc fez. Quanto aos looks "exóticos", mantenha-os. Em nome de todas que estão cansadas de ver o mesmo de sempre... Na verdade, já acho que a moda está precisando mudar de novo. Color-blocking já foi, monocromáticos, tb. Mix de estampas já está rolando há um tempo... O que era interessante vai tornando-se óbvio e é isso que enjoa... São sempre os mesmos conselhos sobre o que fica melhor com quê; ou como você pode "subverter" as coisas: até para isso tem regra! "Misture esse elemento com aquele; essa estampa com o mesmo fundo daquela..." Deste modo, voilá: tem-se um look ousado cuja ousadia é controlada, regulada pelas regras da moda. Afff...

    Vc, quando usa as técnicas e ainda as atrela à roupas "polêmicas", traz diversidade. Ainda que nem sempre eu goste de certos tipos de roupas que vc usa, é ótimo poder te VER; ver como rola, como a roupa se dá no corpo, como você encara uma proposta. Mais ainda: acho que o grande lance do seu espaço é ver que você realmente busca subverter as regras, além do que se regula em termos de ousadia. Keep up the great job! Love your blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariii, você não morre mais: pensei em ti esses dias! Como vc tá, querida? Fico feliz que consiga ler o blog e de vez em qdo dê sinal de vida!
      Amei seu comentário e suas palavras porque traduziram exatamente como me sinto! Porém, reconheço que já até fui mais ousada (acho que todo o sofrimento que 2015 me trouxe me deixou mais "fechada", sabe?). De qualquer maneira, continuo gostando de peças diferentes e de experimentá-las, sem medo de olhares tortos. Pena que no Insta isso existe - um lugar que deveria ser mais leve, a meu ver!
      Agradeço de coração os minutinhos que você gastou para escrever esse recadinho pra mim - deixou meu domingo mais feliz! Um bju e tenha uma boa semana! =)

      Excluir
    2. Vc merece muito mais!! E eu ainda não te mandei minha saia-desafio!!! Vc é especial, adoro ler seus posts e seus looks. Especialmente pela semelhança do nosso corpitcho. heheheh Tudo bem que vc é muito mais magra e esbelta, mas o biotipo é realmente muito parecido! =)

      Excluir
    3. Hahahahaha, só vc, Mari! Mande quando puder a foto da sua saia, pois estou com poucas inscrições para o Encalhada! Um beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Olá, Camila! Compartilho dos mesmos pensamentos. Parece que, inconscientemente, nós queremos mesmo a aprovação das pessoas, como se houvesse um sentimento de inadequação quando não conseguimos agradar. Porém, essa reflexão nos faz lembrar exatamente que estamos aqui para experimentar. Pode ser que um look realmente não caia tão bem e outros nos deixem poderosas. Mas o objetivo de experimentação foi atingido. No momento, digamos assim que não existo na rede, é que já não tenho mais instagram nem facebbok, pois decidi eliminar algumas camadas de excesso de informação da minha vida, então hoje gosto de acompanhar alguns blogs de moda mais real, mais pé no chão, com o seu. Eu ficava maluca me sentindo na obrigação de acompanhar tudo e todos e ficava perdida com tanta informação. Fui descobrindo o que gosto, ainda estou no processo, e uso só o que me faz sentir bem, mesmo que não agrade a todos. Parece que me sinto mais leve hoje. Esse ambiente da moda me parece muito competitivo, não dá pra mim não, isso me deixa estressada kkkkk. Quero estar arrumadinha, dentro do possível, colocar alguma informação de moda no look, mas sem ficar obcecada em segui-la fielmente, porque nem dinheiro pra isso tenho. Ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Sim, concordo contigo! Engraçado pra mim que aqui no blog me sinto mais livre - se agradei ou não, pouco importa! Já no Insta parece q rola uma pressão, uma concorrência, sei lá!
      Acho que você está certíssima em fazer essa limpeza virtual e só absorver as informações de moda que realmente farão diferença na sua vida - e fico feliz de vc ter parado um tempinho para me deixar este comentário, viu?! Carinho como este não tem preço! Um beijo, obrigada e boa semana! =)

      Excluir

Postar um comentário