Estilo em evolução

Já faz uns dois meses que ando irritada com meu guarda-roupa. Sabe quando (quase) nada agrada e tudo o que a gente veste não fica bem no corpo? Pois é: este sentimento tem sido corriqueiro pra mim. Lembro que num dia em que minha mãe e irmão estavam em casa, demorei apenas uma hora para escolher o que usar e pior fotografei e não postei porque logo depois eu já estava odiando minhas escolhas. Mas aqui está:

Eu tinha montado um look parecido com o que publiquei há duas semanas envolvendo shorts jeans, meia-calça e a nova botinha preta. Só que na parte de cima a opção foi pelo suéter de argyle e trench coat azul marinho, fechando com a bolsa fúcsia. Sei que não está a coisa mais horripilante do mundo, mas me senti esquisita – como se não fosse eu aquela mulher da foto.

Seria falta de criatividade? Uma fase ruim? Aí que, ao ler o livro The Truth About Style, de autoria da Stacy London (apresentadora do programa What Not to Wear [Esquadrão da Moda] aqui nos Estados Unidos), percebi o que era óbvio: eu mudei e meu estilo também mudou – afinal, nós estamos em constante desenvolvimento e é claro que o estilo não fica estagnado.

Depois da consultoria em 2011/2012, aprendi a coordenar cores, misturar estampas e me joguei sem medo neste universo – e eu amaaaava! Porém, a verdade é que hoje não me vejo em muitas destas combinações do passado. Fuçando em looks antigos, eu me perguntava: como saí assim??? Pode ser que o meu gosto por produções espalhafatosas esteja ficando mais refinado. Tô pegando leve e curtindo looks mais harmoniosos, com uma ou outra sacada interessante. Entendi que não preciso usar tudo-junto-agora pra mostrar a minha personalidade. 

Estou respeitando este momento e me adequando a ele, construindo assim uma nova versão da “Camila Vaz”. Acredito que manterei minha ousadia, mas de uma maneira mais contida. Preciso ser honesta comigo e nunca perder o interesse em melhorar. Tenho que assumir o controle da minha imagem e parte desse controle significa abraçar mudanças e evolução ao invés de lutar e continuar presa a crenças que eu tinha sobre mim mesma.

Neste meu processo de reavaliação (e talvez como sinal da maturidade), venho detestando looks muito coloridões, haha! Mas esta é a minha opinião, ok? Não tem “certo” ou “errado” – tudo depende do estilo pessoal. Apenas resolvi compartilhar os exercícios de autoconhecimento que estou fazendo, pois eles podem ser úteis a quem me acompanha. Outra tarefa: olhar as fotos das meninas que sigo no Instagram. Penso: eu usaria isso? E assim consigo identificar melhor minhas preferências neste período de transição.

E por que é tão importante definir o estilo? Porque ele é a ferramenta que exterioriza quem você é por dentro! É uma forma de autoexpressão e não se trata apenas de roupas – e sim do que elas podem fazer por você! Ele te dá coragem e confiança quando você sente que não tem nada. Por causa dele, agarrei oportunidades que pareciam inimagináveis para uma criança de 9 anos de cabelo enrolado, franja curta e aparelhos nos dentes que malemá conseguia se ver no espelho de tanto bullying que sofria na escola.

Então, quero incentivar você também a se reexaminar! Analise seu corpo, as circunstâncias que te rodeiam e inclusive os preconceitos/julgamentos que tem sobre si mesma, pois eles podem influenciar negativamente na forma como se enxerga. Quanto a mim, sei que alguns dias eu acertarei o alvo em cheio, mas outras vezes não. Tudo bem! O fundamental é seguir buscando equilíbrio na vida para ser realmente quem sou: um conjunto de alegrias, fraquezas, com jeitinho peculiar e bem distante da perfeição.

Comentários

  1. Olá Camila, adorei seu post sobre estilo. Concordo que o estilo vai mudando junto com a gente. Em alguns momentos da minha vida eu mudei por dentro e o exterior tinha que me acompanhar também,e ajuda muito pra você mostrar para os outros que mudou. Espero que você consiga achar seu caminho. Sucesso! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, leitora! Obrigada pelo carinho e incentivo! Mudar faz parte da vida, né? E faço questão de deixar claro que não é por ser consultora que sei de tudo e acerto sempre no look. Ao contrário: sou humana, com defeitos e qualidades!
      Beijão e boa semana!

      Excluir
  2. Eu ando desanimada com meu sobrepeso! Preciso me escorçar e fazer alguma coisa! Mas que bom que mudamos! Gosto disso! Sempre mudando pra melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da, eu entendo que às vezes nos falta força de vontade, né? Estamos no mesmo barco! Mas acredito que tudo tem sua hora pra acontecer e, enquanto isso, seguimos em frente! Um beijo e obrigada pela visita aqui =)

      Excluir
  3. Bom dia Camila! Passei por essa mudança há pouco tempo, onde me vi mais madura com a proximidade dos 40, o que acabou refletindo no meu guarda-roupa também. O importante é não desanimar nunca pois a vida é um constante aprendizado , em todos os sentidos!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coooom certeza, Josy! Evoluir faz parte e devemos sempre aprender com as lições que a vida nos ensina, né? Um beijo grande e obrigada pelo comentário!!!

      Excluir
  4. Adorei o post. Eu também acredito que estou nesta transição. Ou ainda estou na descoberta rs. Tem várias roupas que comprei e me arrependi. Tem looks que não gosto mais e dá vontade de apagar do instagram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, eu tenho vontade de apagar do IG e do blog, kkkkkk! Mas eles servem de lição pra gente ver que mudou e evoluiu. Era uma fase diferente da vida, afinal! Agora, cabe a nós identificarmos melhor nossas preferências pra que o look nos agrade 100%! ;-)

      Excluir
  5. Ca também me sinto assim as vezes sabia??? Olho minhas fotos antigas e penso que não gosto de algumas produções. Talvez por isso ultimamente tenho vestido tanto preto e branco por que são meus looks e cores preferidos e que sempre me sinto bem :/ Mas eu achei seu look muito legal! adoro esse tipo de estampa do seu sueter :D Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, xará querida! Pois é, como a gente muda, né?! Mas por outro lado acho legal mostrar que somos mulheres comuns, que erramos e acertamos... Faz parte da vida porque somos humanas! E assim vamos caminhando, tentando descobrir o que mais nos agrada diante das fases em que estamos vivendo!
      Ah, fico contente que gostou do meu look, viu?! Beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  6. Nossa, amei, não tinha lido esse post ainda... Passou batido, rsrsrs, mas com certeza me animou muito e eu estou também nessa fase... Quero rever alguns "conceitos fashions", rsrsrs e descobrir um estilo para mim!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post, Selma! Hoje, pensando sobre ele, vejo que estou em outra fase da vida - uma onde quero descomplicar meus looks cada vez mais! Um beijo e obrigada pelo carinho!

      Excluir
    2. Quando conseguir descomplicar conta pra nós, rsrsrs, é tudo que eu mais preciso, looks descomplicados e lindos!!! Beijos

      Excluir
    3. Haha, obrigada pelos elogios, Selma! Ando preferindo um ou dois elementos mais chamativos nos looks ao invés de carregar demais a produção, sabe? Não preciso usar tudo-junto-misturado-agora pra evidenciar meu estilo pessoal! Acho que esta é a nova Camila Vaz, rss! Beijão pra vc!

      Excluir

Postar um comentário