O que eu aprendi com os americanos

Começando 2018 com o blog atualizado, uhuuuuu 🎊👏🏼! Feliz ano novo, pessoal! Todo mundo animado com a virada? Esperanças renovadas? Lista de metas atualizada? Eu tô naquela fase de reflexão diante da troca de calendário e me dei conta que neste mês completarei cinco anos de moradia nos Estados Unidos – algo que eu jamais pensei que aconteceria na minha vida. Pois então vim aqui compartilhar um pouco do que eu aprendi ao longo dessa jornada na terra do Tio Sam!

Ao contrário de nós, brasileiros, que somos um povo caloroso e de muito contato físico, eu tinha a falsa ideia de que os americanos eram frios e secos. Porém, pelo menos aqui onde moro (noroeste do País), posso garantir que eles são é muito educados, atenciosos e cordiais! Claro que não é 100% da população, mas em geral os americanos têm boas maneiras. Por exemplo: a pessoa mal encosta em você e já te pede desculpas. Ou se quer passar pede licença. Também usam aquelas palavrinhas mágicas que nossos pais faziam questão de nos ensinar: por favor e obrigado. Na loja onde trabalho, vejo minhas gerentes americanas “corrigindo” algumas colegas chinesas, fazendo-as dizer “please” quando precisam de algum favor. Ah, e elas ainda reconhecem o esforço dos funcionários e estimulam o reconhecimento do trabalho em equipe, deixando bilhetinhos em papel. Já tenho vários guardados!

Porém, melhor do que isso, é ser reconhecida por um cliente. Agradeço a Deus por enviar pessoas especiais para cruzar o meu caminho, me dando a certeza de que faço o meu melhor naquilo que me proponho a executar. Pensa comigo: quantas vezes você deu um abraço numa vendedora por ter te ajudado na loja onde estava fazendo compras? Agora, quantas vezes você comprou uma pequena lembrança para esta vendedora como forma de agradecê-la pelo atendimento oferecido? Imagino que não muitas, certo? Pois nas últimas semanas ganhei pequenos mimos de algumas clientes queridas: uma caixa de chocolate, um cartão do Starbucks e um origami em notas de US$ 1! Imaginem a minha surpresa (e emoção) ao receber isso! Atender bem e vender fazem parte do meu trabalho, mas ser valorizada é MUITO gratificante!

Este emprego também me ensinou a ser ainda mais gentil com as pessoas e um jeito simples de praticar isso é elogiando desconhecidos – outro hábito super comum entre os americanos. Lembro que, logo quando me mudei, por várias vezes estava no supermercado e recebia elogios por conta dos meus sapatos (sempre de marcas brasileiras, haha). Aquilo me intrigava (afinal, no Brasil eu não puxaria papo com quem nunca vi na frente), mas também me deixava lisonjeada! Claro que a conversa não ia além disso, pois eles não são um povo de amizade fácil como no Brasil e respeitam o espaço/individualidade de cada um, porém essa consideração com o próximo é bonita de ser ver!

Consequentemente, o trabalho como vendedora me estimulou a ser mais comunicativa e sociável. Hoje já é normal chegar uma cliente com um casaco/bolsa que eu adorei e logo eu fazer um comentário sobre! Quem não gosta de ser elogiada, né?! E gentileza gera gentileza! =)

Que bons hábitos como estes continuem sendo incorporados na minha vida, pois mais do que nunca eu estou comprometida em ser uma pessoa melhor! Quero menos stress e mais carinho em 2018! E você, qual comportamento gostaria de mudar neste ano novo?

Comentários

  1. Nossa, fiquei impressionada! Nunca pensem que fosse assim. E fico super feliz por você. Deve ser muito legal mesmo. Acabei de lembrando de quando trabalhei no banco. Alguns idosos me levavam presentinhos e me agradeciam tanto pelo atendimento! Mas como professora nunca ganhei nem uma maçã kkkkk. Também nunca dei um abraço em quem me atendeu. Já os elogios a desconhecidos até que eu faço. Obrigada por compartilhar suas experiências conosco! E desejo sucesso e tudo de bom em 2018!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, os idosos te valorizavam e os alunos jovens não! Que coisa! Mas a gente faz nossa parte por um mundo melhor, né? E eu desejo só coisas boas pra vc em 2018, Aline! Você é um presente que o Instagram me trouxe! Beijos e obrigada pela companhia e carinho =)

      Excluir

Postar um comentário