Moda na internet: guia das melhores lojas virtuais

Você está em busca de lojas boas para comprar roupas, sapatos e acessórios, mas está sem tempo de sair de casa e quer resolver a vida pela internet mesmo? Pois este post promete ser a solução dos seus problemas, haha! Minha amiga Aline (@dicasmaismais no Instagram), que sabe tudo sobre compras online especialmente de itens de vestuário escreveu mais um post sobre o assunto, porém agora focado nas melhores lojas onde você, cara leitora, pode fazer bons achados, com conveniência e segurança para seu cartão de crédito! Claro que a Aline não conhece absolutamente todas as empresas que existem, mas ela selecionou os principais sites que vem agradando seu estilo e seu bolso há anos. É com você, amiga:

Ao fazer a avaliação de uma loja, eu observo algumas características/requisitos importantes como: se o frete é pago ou gratuito, se a empresa tem aplicativo e se o mesmo é fácil de usar, como é o processo de troca/devolução. Considero ainda se a loja faz parte do programa Dotz, que é um programa de pontos acumulados no cartão de crédito (equivalente ao Multiplus. Eu tenho cadastro no Dotz). É importante entender bem os conceitos de troca e devolução para compras na Internet, pois os prazos para estas duas ações são diferentes. Na troca você pode trocar o produto por outro. Devolução é o ato de desistir da compra, ou seja, você recebeu o produto, porém deseja devolvê-lo e obter o reembolso ou crédito para compras futuras. Geralmente reembolso só é garantido se você solicita a devolução em até 7 dias após o recebimento do produto. Para os demais casos, geralmente são 30 dias. Realização de “coleta” é quando o correio busca o produto na sua casa sem que você necessite levá-lo até lá para a postagem. MarketPlace (ou SmartFashion) é a característica que algumas lojas possuem de vender também produtos de outras lojas parceiras. A entrega é feita pelo parceiro e, neste caso, o frete quase sempre é pago.

DAFITI – É a minha loja preferida da vida e é onde eu mais comprei. As promoções são boas e os cupons de desconto, de fato, funcionam. A compra pode ser feita no site www.dafiti.com.br ou no aplicativo do celular. 
  • Site: www.dafiti.com.br
  • Aplicativo: Possui funções de busca por palavras e refinamento da pesquisa. Funciona bem
  • Devolução ou troca de produtos: Processo mais fácil entre todas as lojas, na minha opinião. A troca ou devolução podem ser feitas pelo site ou aplicativo sem dificuldade. O link não fica escondido e as opções são muito claras
  • Postagem de produtos devolvidos: Postagem nos correios com código de autorização da postagem. Sem custo para o cliente na 1ª troca. Se o produto estiver com defeito, a loja também oferece o serviço de coleta
  • Prazo para troca/devolução: Devolução com reembolso em até 7 dias corridos após o recebimento do seu pedido. Devolução sem reembolso ou troca em até 30 dias corridos após o recebimento do seu pedido. 90 dias para produtos com defeito
  • Frete: Grátis acima de um valor determinado por região do Brasil (informado no site) pra produtos entregues pela Dafiti. Produtos de lojas parceiras têm frete pago
  • Dotz: Não participa
  • MarketPlace: Sim


ZATTINI ou NETSHOES – Zattini e Netshoes são empresas de mesma propriedade, sendo que a Netshoes vende apenas artigos esportivos. O funcionamento de ambas é o mesmo. Eu compro na Zattini, mas detesto várias coisas nessa loja. Gosto da variedade de sapatos e promoções, porém nem sempre os cupons de desconto funcionam. Costumam te enviar e-mail com cupom de desconto, o qual só funciona se você clicar no link enviado (hotlink) e comprar a partir dele. Até aí tudo bem, mas o problema é que dá muito bug. Às vezes você faz login e aparece a sacola de compras de outra pessoa... E isso é recorrente! Pensei que fosse algum erro durante alguns dias apenas, mas não foi. Funciona assim mesmo e eles não corrigem. Então às vezes a gente cansa e desiste de tentar comprar com o desconto prometido. Enfim, a Zattini é meio “zoada”.
  • Site: www.zattini.com.br e netshoes.com.br
  • Aplicativo: Possui funções de busca por palavras e refinamento da pesquisa. Funciona bem
  • Devolução ou troca de produtos: O processo de devolução é mais difícil, meio escondido. A troca fica bem explícita, mas para devolver com reembolso você deve “cancelar o pedido” e o link já não é tão visível assim. Nem sempre cumpre o prazo do código de postagem e você fica esperando chegar. Já aconteceu de eu não receber o código e desistir da devolução
  • Postagem de produtos devolvidos: Postagem nos correios com código de autorização da postagem. Sem custo para o cliente na 1ª troca. O código de postagem tem um prazo de validade bem grande, o que te dá uma enorme folga para levar o produto ao correio
  • Prazo para troca/devolução: Devolução com reembolso em até 7 dias corridos após o recebimento do seu pedido. Troca em até 30 dias corridos após o recebimento caso o produto seja da Zattini e em até 7 dias corridos para produtos de lojistas parceiros
  • Frete: Grátis a partir de determinado valor para produtos entregues pela Zattini ou Netshoes. Produtos de lojas parceiras têm frete pago
  • Dotz: Você pode trocar dotz por cartões vale-presente (vale-compra) das duas lojas. O cartão é físico e é entregue pelo correio
  • MarketPlace: Sim


PRIVALIA – Privalia é um outlet online de várias marcas. Não se restringe a vestuário, então também itens de casa e decoração, entre tantas outras coisas. Funciona com ofertas de várias lojas durante um período curto, o que eles chamam de campanha. Geralmente o prazo de entrega é grande comparado a outras lojas (de 30 a 45 dias). Quando a entrega é rápida (em até 15 dias), essa informação fica em destaque na campanha. Você pode selecionar produtos de até duas campanhas em um único pedido. Geralmente possui frete pago, porém algumas campanhas têm oferecido frete grátis para compras a partir de determinado valor. Uma diferença na Privalia é que só faz troca do produto quando a campanha ainda está ativa, o que é muito difícil de acontecer. Geralmente, após receber seu pedido, você tem a opção apenas de devolver o produto e receber o dinheiro de volta.
  • Site: www.privalia.com.br
  • Aplicativo: NÃO possui funções de busca por palavras. A busca é por categoria do produto e possui poucas opções de refinamento da pesquisa
  • Devolução ou troca de produtos: O processo de devolução é simples quando o status do pedido é atualizado para “entregue”. Mas, muitas vezes, esse status não é atualizado no site e consta sempre como “Enviado para transporte”. Isso é um pouco incômodo. Você deve entrar em contato por e-mail e reclamar. Aguardar os e-mails de resposta e perguntas sobre o motivo da devolução até chegar o código de postagem
  • Postagem de produtos devolvidos: Postagem nos correios com código de autorização da postagem. Sem custo para o cliente
  • Prazo para troca/devolução: Devolução em até 7 dias corridos após o recebimento do pedido. Opção de cancelar a compra (antes da entrega) caso a campanha ainda esteja no ar
  • Frete: Pago para a maioria das campanhas. Grátis para algumas apenas
  • Dotz: Você pode trocar dotz por cartões vale-compra. O cartão é virtual, ou seja, assim que faz a troca já pode realizar a compra com o código vale-compra
  • MarketPlace: Sim (totalmente)


PASSARELA – A Passarela foi a primeira loja em que eu fiz compras online. Porém, logo deixei de comprar porque até hoje ela não tem aplicativo para celular! Comprei pouco, mas nunca tive problema.
  • Site: www.passarela.com.br
  • Aplicativo: NÃO TEM!
  • Devolução ou troca de produtos: Um diferencial é que a loja oferece a opção de coleta no caso de devolução para todo e qualquer produto para alguns CEPs (para minha cidade tem), o que é uma grande comodidade para quem tem dificuldade de ir até o correio. Caso a coleta não esteja disponível, será gerado um código de postagem
  • Postagem de produtos devolvidos: Postagem nos correios com código de autorização da postagem ou coleta do produto. Sem custo para o cliente na 1ª troca
  • Prazo para troca/devolução: Devolução com reembolso em até 7 dias corridos após o recebimento do seu pedido. Devolução sem reembolso ou troca em até 30 dias corridos após o recebimento
  • Frete: Norte e Nordeste – frete fixo de R$ 9,99. Para Sul, Sudeste e Centro Oeste – frete fixo de R$ 5,99
  • Dotz: Não participa
  • MarketPlace: Desconheço


AMARO –
Comecei a comprar recentemente na loja e me surpreendi positivamente com tudo! É a mais rápida na entrega e também no processo de devolução e estorno do seu dinheiro. A qualidade dos produtos (especialmente das roupas) também é incrível, tanto que ela virou a minha nova queridinha!
  • Site: www.amaro.com (não tem o br)
  • Aplicativo: Possui funções de busca por palavras e refinamento da pesquisa. Funciona bem
  • Devolução ou troca de produtos: A troca/devolução deve ser solicitada por e-mail, chat ou telefone. O processo é super rápido. Você pode trocar sua peça por qualquer outro produto de valor igual ou inferior ao que pagou e não apenas cor/tamanho. A compra pode ser cancelada se a nota fiscal ainda não foi gerada
  • Postagem de produtos devolvidos: Postagem nos correios com código de autorização da postagem. Sem custo para o cliente na 1ª troca. Mas atenção: o código de postagem só tem validade de 2 dias, então você tem que levar rapidinho ao correio. Parece que agilidade é o lema da Amaro, rsrs
  • Prazo para troca/devolução: Devolução com reembolso em até 7 dias corridos após o recebimento do seu pedido. Devolução sem reembolso ou troca em até 30 dias corridos após o recebimento. 90 dias para produtos com defeito
  • Frete: Grátis para compras acima de R$ 199
  • Dotz: Não participa
  • MarketPlace: Não


RIACHUELO – Fiz compra na Riachuelo online apenas uma vez. A devolução é feita apenas por chat ou telefone. 
  • Site: www.riachuelo.com.br
  • Aplicativo: Não usei porque precisa ter o cartão Riachuelo para entrar (achei nada a ver isso)
  • Devolução ou troca de produtos: Apenas por chat ou telefone. A vantagem é que você recebe o código de postagem instantaneamente
  • Postagem de produtos devolvidos: Postagem nos correios com código de autorização da postagem. Sem custo para o cliente na 1ª troca
  • Prazo para troca/devolução: Devolução com reembolso em até 7 dias corridos após o recebimento do seu pedido. Devolução sem reembolso ou troca em até 30 dias corridos após o recebimento
  • Frete: Para pedidos de retirada em loja, o frete é grátis. Já para as demais modalidades de entrega poderão ocorrer campanhas e promoções de frete grátis
  • Dotz: Você pode trocar dotz por cartões vale-presente. O cartão é físico e é entregue pelo correio
  • MarketPlace: Não


POSTHAUS – Na Posthaus eu compro menos, porém mesmo assim gosto da loja. Uma das marcas que eles vendem e que eu curti foi a Quintess!
  • Site: www.posthaus.com.br
  • Aplicativo: Possui funções de busca por palavras e refinamento da pesquisa. Funciona bem
  • Devolução ou troca de produtos: Um diferencial é que a loja envia um formulário em papel para devolução ou troca. Isso pode ser muito útil pra pessoas que sentem mais dificuldade em realizar a troca pelo site. Ponto positivo para a loja! Você pode trocar sua peça por qualquer outro produto de valor igual ou inferior ao valor que você pagou e não apenas cor/tamanho
  • Postagem de produtos devolvidos: Postagem nos correios com código de autorização da postagem. Sem custo para o cliente na 1ª troca
  • Prazo para troca/devolução: Devolução ou troca em até 7 dias corridos após o recebimento do seu pedido. 90 dias para produtos com defeito
  • Frete: Frete pago, podendo ser gratuito a partir de determinado valor
  • Dotz: Não participa
  • MarketPlace: Não


MARISA – Comprei apenas uma vez na Marisa online e gostei.
  • Site: www.marisa.com.br
  • Aplicativo: Não usei, pois também só é possível utilizá-lo se o cliente tiver o cartão Marisa.
  • Devolução ou troca de produtos: Nunca usei o serviço, mas o site diz que a troca dos produtos comprados online pode ser realizada em qualquer uma das lojas físicas espalhadas pelo Brasil. Basta apresentar a nota fiscal, o RG ou documento com foto junto à mercadoria com a etiqueta afixada dentro do prazo de até 30 dias após o recebimento do produto
  • Postagem de produtos devolvidos: Postagem nos correios com código de autorização da postagem. Sem custo para o cliente na 1ª troca
  • Prazo para troca/devolução: Devolução com reembolso em até 7 dias corridos após o recebimento do seu pedido. Devolução sem reembolso ou troca em até 30 dias corridos após o recebimento
  • Frete: Grátis para Sul e Sudeste acima de determinado valor
  • Dotz: Você pode trocar dotz por cartões vale-presente. O cartão é físico e é entregue pelo correio
  • MarketPlace: Não


OUTRAS LOJAS – Já fiz compras em lojas menores que conheci pelo Instagram. Geralmente estas empresas não oferecem o serviço de frete grátis na 1ª troca/devolução. Sendo assim, se você precisar trocar ou devolver um produto, deverá pagar o frete da postagem, o que é uma desvantagem.


Ah, e eu falei mais sobre o que eu acho positivo e negativo das compras online neste post aqui. Clica para reler e conferir minhas dicas porque elas provavelmente vão sanar todas as suas dúvidas!

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