As dores (e delícias) da gestação

Ahhh a gravidez e suas surpresas/descobertas..! De antemão, quero deixar claro que estou muuuito feliz de estar grávida – como sempre digo, foi uma bênção na minha vida, pois tinha tanta certeza de que demoraria aaanos pra engravidar e tudo aconteceu em poucos meses que eu só posso agradecer a Deus por essa dádiva! Sentir minha bebê dentro de mim é meu melhor presente, meu motivo pra sorrir e me emocionar diariamente.

Porém, gente, como eu tô cansada, haha! Chegamos às 24 semanas (ou 6 meses, pra vocês entenderem melhor) e já há algum tempo comecei a ficar incomodada com o peso da barriga, além de sentir fortes dores nas costas e, mais recentemente, no cóccix. Aí, é óbvio que bate um desânimo. Em muitos dias tenho zero vontade de trabalhar, pois minha jornada é puxada: como vendedora de loja, tenho que ficar 9h em pé diariamente, atendendo cliente, indo ao estoque, abaixando, levantando, organizando as araras, finalizando a transação no caixa, focando em atingir as metas de vendas, me estressando... Enfim, pode parecer bobo, porém é algo que tem consumido demais as minhas energias.  Quem me dera ficar em casa, indo à yoga ou hidroginástica, como muitas pessoas me sugerem... Não dá! Trabalho porque, além do salário, preciso do meu plano de saúde (oferecido pela empresa), que é ótimo.

De qualquer maneira, tá dureza a dor... Como nunca convivi de perto com uma grávida, às vezes fico noiada em saber se realmente o que eu sinto é “normal” ou se estou com um problema extra (tipo cólica de rim, infecção de urina ou qualquer coisa parecida)... Acho que esta é uma das dúvidas que pairam na minha cabeça o tempo todo. Cada mulher tem um corpo, então o que acontece com uma pode não acontecer com outra – e é por isso que resolvi contar minha experiência aqui no blog, naquela ideia de “estamos no mesmo barco”!

Eu também venho notando muita pressão na barriga, como se meus órgãos estivessem sendo esmagados (e estão, né?), e com isso as tarefas na loja intensificam meus desconfortos. Pior é pensar que tenho muitos meses pela frente e a tendência é só piorar, haha! Pela previsão da minha obstetra, a Annalise deve nascer na primeira quinzena de novembro, então devo continuar nessa vida por pelo menos até o fim de outubro. Aí, como se não bastasse a canseira diária, nos dias de folga ainda preciso cuidar da casa – lavar e passar roupa, limpar os banheiros, entre outras atividades domésticas. 

Durante a última consulta, a médica me assegurou que minha rotina não prejudica o desenvolvimento da bebê – que é o mais importante –, mas já tô sentindo a responsabilidade da maternidade: fico preocupada, insegura e cheia de medos de que ela não seja saudável, que haja complicações em seu nascimento e que não consiga ser uma boa mãe. Passa taaaanta coisa pela mente da gente que nem sei explicar! Isso sem falar no turbilhão de hormônios, que mexem com meu humor e meu estado emocional.

Em contrapartida, a balança me deu uma boa notícia: meu peso estabilizou desde que voltei do Brasil, uhuuuuu! Nem acreditei, porque do jeito que eu estava me alimentando em quantidades generosas achava que iria engordar uns 20kg ao longo dos nove meses. Até agora foram 7kg, porém sei que na reta final da gestação o ganho de peso da bebê será mais acelerado, então com certeza vêm mais quilos por aí.

Bom, que eu me lembre são essas as novidades até o momento. Gosto de escrever aqui no blog, pois é uma forma de registrar as fases da gravidez e compartilhar o que sinto com outras mulheres que pretendem engravidar também.

Pra finalizar, uma pergunta pra vocês: estão enjoadas deste assunto? Preferem que eu volte a postar sobre outros temas? Me deixem saber – seja nos comentários abaixo ou no meu Instagram @camila_vaz!

Beijos meu e da Annalise!

Comentários