Chamois é moda de novo!

Além da calça flare (antiga boca de sino), crochê, franjas e padronagens étnicas, a onda setentinha trouxe de volta à moda outro hit de aspecto rústico: o chamois! Desde o ano passado, notei uma invasão de roupas neste material, que lembra a camurça. Mas existem diferença entre eles: enquanto a camurça vem da parte inferior da pele de bezerros, cabras e porcos, o chamois é feito do algodão – e o que encontramos nas lojas é uma versão sintética, logo, acessível ao bolso. Um jeito fácil de distingui-los é pelo toque: o chamois é bem fininho e tem uma textura bem macia, ao passo que a camurça é mais pesada e menos maleável. Então, sabendo dessa trend, não tive dúvidas ao encontrar uma calça bege em promoção na H&M:

Fazia um tempão que eu queria uma calça neste tom claro, porém foi difícil achar uma que não parecesse que estou pelada! Experimentei modelos de sarja, mas definitivamente não rolaram. E aí que esta me conquistou tanto pelo tecido quanto pelos detalhes dos zíperes e das costuras decorativas. Assim não ficou com cara de legging.

Agora o melhor: paguei 1/3 do preço original e ainda recebi 15% de desconto extra em função do Programa de Reciclagem da H&M: basta doar roupas usadas em qualquer condição (não precisa ser da marca deles) para ganhar o cupom de desconto. Eles recolhem as peças e transformam em novas fibras e produtos, a fim de reduzir a quantidade de lixo depositada em aterros. É uma das poucas empresas daqui preocupadas com a sustentabilidade.

Na parte de cima, escolhi um suéter amarelo porque adoro a combinação com bege (foge da mesmice e fica chique). Apesar do alto contraste – um tom é opaco e o outro é vibrante –, eles harmonizam bem por serem da mesma família (vizinhos no círculo cromático). 

Como não dava para sair de casa só com o suéter, apostei na jaqueta jeans para agregar outra textura (truque que moderniza o look) e deixar o visual mais despojado. Jeans é sempre curinga e cai como uma luva em produções casuais. Além disso, a sobreposição – que é essencial no inverno – ajudou a alongar e criar uma silhueta bacana. 

Nos pés, optei pela ankle boot de onça, afinal, não resisto a uma estampa de bicho! Até comentei semana passada no Snapchat que cheguei a comprar um sapato especialmente para usar com essa calça, pois achava não tinha nada de salto alto que funcionasse e também não queria botas de cano longo porque iriam esconder o charme do zíper na barra. Mas, vejam: isso está errado! Uma peça que te “obriga” a gastar com outra peça não vale a pena (o ideal é coordenar com outros elementos que você já tem no armário)! No meu caso, faltou uma boa olhada na sapateira para perceber que a botinha em animal print era a solução perfeita. Resultado: voltei à loja e devolvi o sapato! Nada de desperdiçar dinheiro (alô, consumo consciente)!

Seguindo ainda a cartela de cores quentes e suas nuances, a bolsa do dia foi a minha favorita: caramelo de couro com alça comprida. Amo este modelo, que pode ser usado tanto na transversal quanto tiracolo – é prático demais! 

O último look que fotografei para o blog com a participação da jaqueta jeans foi em maio do ano passado, quando combinei com o macacão preto: 

Pra terminar o post, selecionei mais algumas produções com o chamois – que inclusive está presente em peças tradicionais do verão, como saias e vestidos! Reparem na predominância dos tons terrosos e avermelhados:

Quem gostar dessa moda pode investir já!

Comentários

  1. Ola Camila, adorei o look e as dicas !!bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente de saber, Jussara! Obrigada pela visita e comentário! Bjsss

      Excluir
  2. Camila adorei o look, vi uma calça deste material na Renner, mas era flare e até pensei em provar, mas não sei se usaria e acabei desistindo.
    E Camila você falou algo que sempre encontro dificuldade na hora de me vestir, pois na hora de finalizar o look dependendo do modelo da calça bate aquela dúvida de qual sapato vai combinar melhor com a produção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Vanessa! Nossa, a versão flare desta calça seria linda (eu acho), bem a cara dos anos 70! E realmente o calçado certo faz toda a diferença no look, por isso que devemos pensar bem na hora de comprar uma peça nova!
      Obrigada pela visita e comentário!

      Excluir

Postar um comentário