Quatro anos de blog!

Hoje é uma data muuuuuito especial: o blog está completando quatro anos de existência!!! Nossa, nem acredito que cheguei a essa marca! Foram mais de 700 posts, mais de 1,6 mil comentários e incontáveis leitoras que conheci – ainda que virtualmente – ao longo deste tempo. Juro: interagir com vocês é a melhor parte e sou extremamente grata pelo companheirismo e mensagens carinhosas que recebo com frequência! Meu coração transborda de felicidade!!!

Lembro que comecei sem grandes pretensões, pois o foco era divulgar meus serviços como consultora de Imagem & Estilo. Daí veio a mudança para os EUA e o blog assumiu um papel mais importante: o de manter minha sanidade mental, rs! Como não poderia trabalhar fora, precisava ocupar a mente, me sentir produtiva de algum jeito... Então, passei a levar ainda mais a sério, como se fosse um trabalho remunerado, postando religiosamente dia sim, dia não. Eu me cobro demais, chego a sofrer quando não consigo pensar em pautas bacanas e é por isso que me surpreendo com a comemoração deste quarto aniversário. Tanta gente desiste bem antes, né? E cá estou eu, firme e forte, que nem prego na areia, haha!

Para celebrar esta conquista, fiquei pensando em fazer algo diferente do que sempre publico aqui... Então, decidi responder à tag “Blogueira na Real”, no intuito de saciar as curiosidades de quem me acompanha e mostrar um outro lado da Camila Vaz! Confiram:

1) Se você perdesse todos os seus seguidores e curtidas nas redes sociais, como faria para recomeçar e conquistar novamente o seu público?
Eu começaria do zero como fiz em 2012! A vida é assim: às vezes acontecem coisas que te obrigam a recomeçar – e tudo certo! Bola pra frente e cabeça erguida! Com certeza quem se identifica comigo e gosta do meu conteúdo voltaria a me seguir. 

2) Do que você se arrepende de ter feito no passado e que não faria novamente neste mundo blogueiro?
De ter postado alguns looks que hoje eu me pergunto: como tive coragem de publicar isso? Haha! Mas tudo é fase na vida e, olhando pra trás, percebo que estou fazendo menos combinações escalafobéticas (apesar de ainda adorar uma excentricidade). Talvez a chegada dos 30 anos me obrigou a amadurecer e rever alguns conceitos!

3) É realmente necessário ter um layout personalizado e um equipamento fotográfico de primeira para começar um blog?
Claro que não! Eu mesma nunca investi no serviço de webdesign por pura falta de grana! O Blogger é uma plataforma gratuita de blogs, então para manter no ar o Vaz com Estilo pago somente R$ 30 por ano para ter meu próprio domínio (www.vazcomestilo.com.br). Sobre as fotos, como aqui em casa tanto eu quanto meu marido gostamos de fotografia, temos um equipamento razoável, porém até hoje fotografo com meu celular. Claro que a qualidade não é a mesma, mas o que vale é a boa intenção (e é muito melhor do que só usar imagens da internet).

4) Você tem alguma rotina com o blog? Como é trabalhar em casa? Como se organiza?
Meus looks são sempre clicados aos finais de semana, pois é quando o marido está em casa para me ajudar. Ele é a pessoa que mais me apoia a cuidar deste nosso “filho virtual”. E pra mim é tranquilo conciliar as atividades domésticas com os posts – só preciso de inspiração e um ambiente tranquilo, rs.

5) Quanto tempo levou para receber o seu primeiro cachê com o blog? E como foi?
Precisamente sete meses, pois fechei minha primeira grande parceria com a Arezzo Itatiba em agosto de 2012 – a qual mantenho até hoje! Por indicação de um ex-colega de trabalho, a empresa que estava organizando os detalhes da inauguração da loja na cidade chegou até mim e me contratou para fazer toda a divulgação e cobrir o evento. Desde então, vira e mexe entra um post falando da nova coleção ou das liquidações tentadoras! Tenho um carinho imenso por toda a equipe e sou tremendamente grata pela confiança.

6) Em tempos de compras de seguidores e curtidas, como você faz para se divulgar e alcançar seguidores reais?
As redes sociais são um importante canal de divulgação, mas me recuso a comprar seguidores e curtidas! Prefiro ter poucas pessoas comigo, porém que elas sejam de verdade e que me acompanhem por vontade própria! É um trabalho de formiguinha, mas já está mais do que claro pra mim que mantenho o blog porque eu amo – independente de sucesso ou retorno financeiro. Também visito muitos blogs que me interessam e deixo comentários para que outras pessoas me conheçam.

7) Qual tema gera mais tráfego para o seu blog?
Dei uma olhada rápida nas estatísticas e notei que, quando falo de promoções e lojas baratas do Brasil, o pessoal curte bastante! É que como moro nos EUA fica difícil, ainda mais que não gosto de escrever sobre algo que não vi pessoalmente, não tive um contato mais próximo. Já tem milhares de blogueiras por aí que fazem posts impessoais, vivem do Control C + Control V; eu não sou assim e vou continuar remando na contramão.

Rapidinhas:

8) Eu sinto vergonha alheia quando... leio blogs com erros grotescos de gramática! Não entendo como as pessoas querem escrever sem mal saber o Português! Custa passar pelo corretor do Word? Também acho uó gente que se faz de entendida e dá pitacos sobre determinado assunto sem ter conhecimento, estudo... Porque a chance de falar bobagem é gigante!

9) O mundo blogueiro está carente de… blogueiras com vida comum – nada de glamour, eventos badalados e roupas caríssimas que só uma pequena parcela da população tem acesso. Pra mim, quanto mais acessível e palpável, melhor!

10) Minha maior conquista com o blog até hoje foi… as pessoas que conheci! Sem o apoio de vocês, talvez eu não estaria escrevendo este post! Obrigada novamente por tudo! E que venham muitos anos mais de Vaz com Estilo! <3

Comentários

  1. Cami, parabéns pelos 4 anos de blog!!! Você merece esse carinho todo e sucesso sempre!!! O post tá lindo e as fotos amazing!!! Adorei!!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooo Mari querida, super obrigada pelos votos, elogios e comentário! Muito sucesso pra nós duas na blogosfera em 2016! Beijão pra vc!!

      Excluir
  2. Parabéns pelo aniversário do blog.
    Quem ganha o presente, somos nós, suas leitoras.
    Muito sucesso pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que gentil da sua parte, Cristiane! Obrigada pelas felicitações! Tudo de bom pra todas nós em 2016!!!

      Excluir
  3. Meus parabéns....!
    Sou tua fã, adoro o teu trabalho, teus looks, tuas dicas e ideias...! Nem sempre faço comentários mas sigo e continuarei seguindo te dos cantos do Planeta!!!
    Obrigada por dedicar o teu tempo e transmitir um trabalho de excelente qualidade...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadíssima pelo comentário, Telma! Fico super feliz de saber que você me segue por aí e que gosta do conteúdo que eu produzo! Isso é gratificante demais! Um beijo e bom final de semana a você, querida leitora!

      Excluir
  4. Oi, Camila! Faz tempo que não comento nada, mas estou sempre por aqui, é o trabalho que tem me deixado abarrotada, mas hoje me permiti kkk. Parabéns pelo blog. Gostei das perguntas e respostas sobre você. Acho que é por isso que gosto do seu blog, porque você continua uma pessoa normal, quero dizer, mostra coisas que nós também podemos comprar para montar looks. Pra falar a verdade, diminuí muito o consumo como contei uma vez em outro comentário. Mas aqui encontro inspiração para usar o que já tenho e isso é muito bom, pois também sou da turma que gosta de cores e não só preto, branco e cinza. Morri de rir quando disse que olha fotos antigas e se pergunta como teve coragem de postar kkkk. Às vezes, penso o mesmo sobre mim e morro de rir, mas aí dou um desconto, porque tudo passa. Parabéns pelo aniversário do blog e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de saber que você acessa sempre o blog, Ana Emilia! Agradeço de coração o carinho! E faço questão de deixar claro mesmo que sou uma pessoa comum, apaixonada por moda e que gosta de compartilhar dicas úteis para empoderar as mulheres!
      Que bom que você curte os meus looks e consegue se inspirar! Eu também quero comprar cada vez menos e melhor, porém as promoções aqui são super tentadoras, kkkkkk! Com o dólar alto, tô aprendendo a resistir!
      Sobre os looks do passado, pelo menos nos garante risadas, né? Quem nunca se envergonhou de algo que usou que atire a primeira pedra, haha!
      Um beijo e obrigada pela visita e comentário! =)

      Excluir
  5. Parabéns, Camila! Eu amo seu blog e sempre que passo por aqui, ainda que as vezes demore, rsrs. Adoro ver como é sua vida nos Estados Unidos e é claro os seus look são maravilhosos. E amo principalmente os looks de frio, que são tão elegantes e tanto nos fazem suspirar porque aqui na maioria das cidades não conseguimos usar. bjs e continue sua trajetória de sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que linda você, Christiane! Fico muito contente de saber que você gosta do blog e dos meus looks! Agradeço de coração seu comentário e as felicitações! Um beijo e bom fds!

      Excluir
  6. Parabéns pelo aniversário do blog!
    Camila seu blog é um dos poucos que ainda acompanho, pois realmente me identifico com sua forma de pensar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, fico muito feliz de saber disso, Vanessa! Obrigada pelas felicitações e pelo companheirismo! Bjs e bom fds!

      Excluir
  7. Camila,
    parabéns pelo aniversário do blog
    sucesso sempre....
    abraço
    Edna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edna! Muito obrigada pelo comentário e carinho de sempre!!! Beijão pra todos aí!

      Excluir
  8. Juntas aqui já há algum tempinho e continuarei por aqui, porque adoro seus posts!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeee, fico muuuuito contente de ler isso, Grasi!!! Obrigada pela amizade e companheirismo!! Um beijo enorrrrme! =)

      Excluir

Postar um comentário