Os mistérios do sono da Lise

Eu estava ensaiando para atualizar o blog há dias, mas ando tão cansada que não consigo me concentrar (ou ter disposição) para escrever. Tudo porque a minha filhota Annalise, agora com 5 meses, não está mais dormindo “bem” como antes – quando ela acordava apenas uma vez por noite. Acredito que, depois da amamentação, o sono tem sido o maior desafio. Cada fase traz as suas dificuldades, né?

Pois de tanto ouvir pessoas falando que minha bebê dormia muito tarde (por volta das 22h), comecei a me sentir mal e passamos a colocá-la no berço na casa das 20h. Coincidência ou não, depois desta decisão, ela passou a acordar de 2 a 3 vezes por noite!!! Nossa, eu realmente não esperava por isso – e já se passaram mais de 3 semanas que ela tem dormido picado assim (e eu, consequentemente). 

Tenho conversado com amigas que também têm babies menores de 1 ano e parece que a questão do sono é um drama coletivo. Toda noite ao deitar na cama fico pensando quando ela vai chorar, quantas vezes eu terei que levantar, quanto tempo vai levar pra ela embalar no sono de novo e por aí vai... É engraçado porque há madrugadas que ela desperta de verdade, tipo às 2h da manhã, com a pilha totalmente recarregada. É como se falasse pra mim: mamãe, tô pronta pra começar o dia! E eu lá, parecendo um zumbi...

No geral, eu tento ao máximo não tirá-la do berço e dar mamadeira rapidinho, rezando para que volte a dormir sem que eu tenha que pegá-la no colo e niná-la sentada na bola de pilates (que super funciona, como já mostrei aqui). Tem momentos que minhas preces são atendidas, haha, mas em outros demoro entre 1h e 2h até que ela adormeça novamente. 

Eu e o marido vivemos pesquisando na internet o que fazer pra coisa dar certo porque sabemos que o sono é um dos pilares responsáveis pelo desenvolvimento físico, cognitivo e emocional de qualquer bebê. Por isso, quando a Lise dorme 6h seguidas, eu (além de comemorar) fico repassando tudo o que aconteceu no dia anterior pra tentar repetir e desvendar o mistério. Me pergunto se estou exigindo muito da nossa filha tão pequena, porém pelo o que eu andei lendo agora com 5 meses é a hora de ensiná-la a dormir sozinha. Então espero que realmente seja só uma fase e que tudo se estabilize em breve, ainda mais porque até as sonecas durante o dia estão desreguladas e nunca sei quanto tempo terei livre para realizar minhas tarefas. 

Mas, tirando esse dilema do sono, a Lise está mais fofa do que nunca! Queria congelá-la nessa idade, pois está muito gostoso cuidar da minha bonequinha! Ver a alegria dela – seja pulando num brinquedo que a gente comprou ou simplesmente dando risada quando fazemos cócegas na sua barriguinha – faz meu coração se derreter todo e esquecer os problemas. Eu aperto, agarro, beijo e mordo o dia inteiro mesmo! 

Com ela tenho aprendido que nem tudo está sob nosso controle, que preciso ter mais paciência, que consigo sobreviver mesmo dormindo pouco (hehe) e que eu sou capaz de fazer muito mais coisas do que imaginava com uma mão só, kkkkk. Acima de tudo, ela vem me ensinando que sempre cabe mais amor no peito. E eu amo, aaaahhhh como eu amo essa neném!

Bom, vou ficando por aqui porque tem alguém me esperando pra mamar! Não se esqueçam de me seguir no Instagram também (@camila_vaz) porque lá sempre publico um montão de fotos da minha pituca! Beijos e até o próximo post!

Comentários

  1. Nossa...essa parte realmente não é fácil rsrs. Mas uma hora passa. Pode demorar um pouquinho mas passa. Está linda essa boneca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho fé que agora com 6 meses as coisas vão entrar nos eixos! Rezemos, kkkkk! E obrigada pelo elogio... Sou suspeita, mas ela é uma fofura mesmo, ihihihi! Beijoss

      Excluir

Postar um comentário