Uma reflexão sobre Nutrição, Estética e Saúde

Hoje é dia de novidade, yey! Por causa do blog, estou conhecendo cada vez mais leitoras e acabei ganhando uma nova amiga – que a partir de hoje passará a compartilhar seus conhecimentos nutricionais para que todo mundo seja mais feliz com o próprio corpo! <3 Espero que vocês gostem e aproveitem as dicas, pois estamos preparando com muito carinho! Passo então a palavra para quem entende tudo de alimentação e saúde:

Olá leitoras do Vaz Com Estilo! Meu nome é Adriana Regina C. Oliveira, sou nutricionista e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional. A convite da Camila, estou aqui com muita alegria para conversarmos acerca de Nutrição e Estética.

Quando falamos em Nutrição, pensamos em alimentos, mas a verdade é que esse assunto pode ir mais além do que isso. Sabemos que a alimentação é uma necessidade humana vital e que o ato de se alimentar pode envolver aspectos psicológicos, fisiológicos e socioculturais que ultimamente estão se tornando motivos de estudos devido à complexidade de distúrbios e doenças. Para a ciência da Nutrição, ser um indivíduo saudável é ter uma alimentação equilibrada tanto em qualidade como em quantidade. O contrário disso, como hábitos alimentares inadequados, alto consumo energético e falha no metabolismo, leva a várias doenças, entre elas a obesidade e ainda a deficiências nutricionais que aos poucos levam a sinais físicos de desnutrição por micronutrientes. Sim, existem indivíduos obesos desnutridos em micronutrientes essenciais à saúde. O fato de você ter estoque de energia não significa que você tenha todos os nutrientes importantes para manter tecidos e órgãos em pleno funcionamento. 

Percebemos que a cada ano aumenta o número de mulheres enlouquecidas pela busca da beleza a qualquer preço, tomando para si exemplos de beleza que correspondem a corpos magros e perfeitos sem considerarem aspectos relacionados à saúde, genética e estilo de vida. É comum ouvirmos pessoas relatarem experiências não tão boas quanto a dietas extremamente restritivas e outros métodos drásticos de controle de peso. O resultado, muitas das vezes, é que, além de perderem a esperança em que poderão emagrecer e se manterem saudáveis para o resto de suas vidas, essas pessoas perdem a saúde e a autoestima. 

O que eu vou falar com vocês aqui é como manter a autoestima e o peso sem se esquecer de manter a saúde. Do que adianta ser uma mulher magra, com a pele ressecada, os cabelos sem viço e as unhas manchadas ou quebradiças? Todos esses sinais são resultados de uma alimentação deficiente em micronutrientes essenciais ao funcionamento e à manutenção dos nossos organismos. Os chamados “distúrbios estéticos”, como a acne, envelhecimento da pele, celulite, unhas quebradiças e manchadas, alopécia (perda acentuada de cabelos), entre outros sinais, são apenas alguns problemas que nos indicam como podemos estar negligenciando a escolha correta de alimentos que irão nutrir o nosso corpo todos os dias. A palavra que eu quero deixar para vocês pensarem hoje é: escolha

O que você escolheu para nutrir o seu corpo hoje? 

Importante: as informações fornecidas não são individualizadas; portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião da autora e as imagens foram extraídas da internet. Para contato, o e-mail é: vitalidade.positiva@ig.com.br.

Comentários