Por menos radicalismos

“Eu amei em você, mas não fica bem em mim”. Acho que esta é a frase que toda blogueira mais ouve de suas leitoras quando posta algum look “diferente”. O objetivo é servir como referência para quem está do outro lado da tela do computador – e esta deve adaptar a ideia com peças que já tem em casa. Porém, se a proposta é muito ousada, o feedback é quase sempre este: “não combina comigo”. Eu entendo essa primeira reação, porque cada pessoa tem um estilo pessoal. Porém, muitas vezes, acho que é puro preconceito.

A gente tende a criticar certas combinações como se fosse um crime sair assim na rua. Tipo: saia midi/longa não funciona para baixinhas, gordinhas não podem usar calça branca, e a principal: misturar bicho com bicho fica over... Nossa, fico tããão incomodada quando vejo os próprios blogs e revistas podando as leitoras, principalmente quando o look já tem estampa, dizendo que “é preciso cautela para não carregar o visual” ou “cuidado para não exagerar porque já tem bastante informação”. 

Acho muito válido dar sugestões, pois elas servem como ponto de partida quando se está sem ideias. Só discordo dessas recomendações de “não pode”, “não use”, “não combina” porque muitas vezes não têm o menor fundamento (digo isso pelos conhecimentos em Consultoria de Imagem & Estilo)! Se fosse assim, ninguém poderia mesclar estampa na vida (eu, com certeza, seria infeliz)!

A meu ver, quem lida com o universo fashion jamais deve dizer “não faça assim ou assado”, mas sim estimular a criatividade! Até porque a vida já é cheia de “nãos” e este espaço virtual deve ser light, prazeroso, inspirador e não ditador! E tem mais: a moda não é uma ciência exata. Claro que algumas técnicas são comprovadas e funcionam (senão não existiria o trabalho de consultoria), mas “certo” e “errado” em combinações são conceitos relativos! 

Por isso, filtre a informação que chega até você e pare de se limitar à toa! Quem sai ganhando com tantos impedimentos? Entenda, de uma vez por todas (é novamente a voz da consultora falando, kkkkkkk): tudo dá para ser adaptado a qualquer formato de silhueta feminina e estilo pessoal – o importante é gostar e se sentir bem dentro daquela vestimenta. Às vezes a gente escolhe um look que respeita nosso estilo, mas não valoriza taaaanto nosso biotipo. E tudo bem! No outro dia a gente faz o inverso e vai vivendo feliz, com a autoestima lá em cima! Ou será que devemos usar somente preto, na ilusão de que vamos parecer mais altas e magras? Eu, definitivamente, prefiro muito mais brincar com a moda, deixando aflorar quem eu realmente sou: de dentro pra fora!

Antes de torcer o nariz e achar que aquilo não é para você, experimente – este é o segredo do sucesso. Dê uma chance para si mesma e teste no seu corpo, confiando no que o espelho mostra. Como você se sentiu dentro daquela roupa? Eu aposto que você curtiu e pagou a língua, rsrs! Que essas “proibições” não sejam um empecilho para fazer as coordenações que quiser! O resultado pode te surpreender – positivamente!

Obs.: este post nasceu durante a conversa com uma leitora querida! Dri, obrigada por essa troca de experiências que é tão enriquecedora, tanto para mim quanto para o blog. Tenho certeza de que nossos dilemas são os mesmos de muitas mulheres por aí! =)

Comentários

  1. Poxa Cami, me emocionei com o texto...você tem acrescentado tanto na minha vida ultimamente...são dicas de moda que dá pra adotar para a vida! Desde que comecei ler os seus posts, estou me dando mais chances de tentar e ousar! E assim, estou mais feliz! Bjo, bjo, bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri, esse sentimento é recíproco! Eu te ajudo, vc me ajuda e assim nossa amizade só evolui e a cumplicidade aumenta! Obrigada por tuuuuudo, amiga! 😘😘😘

      Excluir
  2. Camila, conheci seu blog pelo HVAO. E me identifiquei com você! hehehehehe. O primeiro post que vi foi um que você já tinha voltado pro Brasil e fazia uns dias do falecimento do seu pai. Vi em vários posts que vc fala da tristeza e de não parecer pelas fotos. Cada um sabe o que está passando, é normal (e saudável) ter um tempo de luto, mas isso não significa se esconder em casa, chorar. Acho que vc está muito certa e espero que sua mãe ache muitos "jardins de vizinhos" bonitos pra te fotografar. É bom associar a esses momentos lembranças boas, carinho, conversa, paz....
    Gostei do seu blog, vou acompanhando.... =) beijo e um dia maravilhoso pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Paula, agradeço as lindas palavras! É como vc escreveu: não é pq estou alegre nas fotos que já superei a morte do meu pai! Só eu sei quão doloroso sãos os dias sem ele! Mas tb não quero transformar o blog num muro de lamentações e por isso guardo essa tristeza para mim. Compartilho com minha mãe e nós nos ajudamos a enxergar que a vida tem que continuar - e ele gostaria que seguíssemos em frente, com o sorriso no rosto! Espero q vc goste dos demais posts e obrigada por me acompanhar! Bju grande e boa semana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário