Combinar descombinando

Uma das dicas mais legais da Consultoria de Imagem & Estilo, durante o atendimento dos clientes, é a coordenação de estampas com o intuito de multiplicar o uso das peças do armário. Foi pensando nisso que eu escrevi uma matéria sobre o assunto para a Q! Revista (edição de fevereiro/março), na qual sou colunista. Eu já fiz vários posts sobre o assunto aqui no blog, mas acho que nunca é demais repetir para quem já sabe (que pode relembrar as técnicas de combinação) e ensinar a quem quer aprender como montar looks mais criativos e interessantes. Então, confiram abaixo a matéria na íntegra:
Minha página na Q! Revista
"A moda está cada vez mais democrática. Ao mesmo tempo em que os conjuntinhos já fizeram a cabeça de blogueiras nacionais e internacionais e buscam chegar às ruas também, looks que misturam estampas conquistaram um lugar ao sol do verão brasileiro.

E com o Carnaval batendo à nossa porta, por que não ousar mais nas produções e exercitar a criatividade? Faça um teste seguindo dois truques básicos. O primeiro: escolha peças com uma ou mais cores como “ligação” entre as peças. Por exemplo: uma camisa estampada de flores azuis e rosas com uma saia cujas listras têm as mesmas cores. O objetivo aqui é buscar a harmonia cromática do look.

A segunda possibilidade para criar um mix de padronagens é recorrendo a um tema de ligação. Ou seja, vale abusar de mais de um item de animal print no mesmo visual. Pode ser um vestido de zebra com um cinto de onça... Sim, você pode usar mais de um acessório com estampa de bichos de uma só vez (ao contrário do que se espalha por aí).

É claro que, como em toda situação, o bom senso é fundamental, procurando sempre desenhos ou formas que conversem entre si. Vale apostar também em coordenações de xadrezes, florais, abstratos, formas geométricas, entre tantas outras que a imaginação permitir.

Se a ideia é ousar ainda mais, a dica é coordenar as estampas gráficas bem coloridas com o clássico P&B. Há peças únicas, como vestidos, que já exploram essa técnica e o efeito costuma ser excepcional.

Combinação dos neutros

Já para quem não quer ser atrevida demais ou tem receio de errar, é possível combinar estampas utilizando apenas as chamadas “não-cores”: preto, branco e cinza, como em um look formado por uma blusa branca com poás pretos e uma saia risca de giz cujas listras têm o tom de cinza. O resultado é uma coordenação acromática.

Entretanto, se quiser uma pitada de vida, a dica é a combinação semicromática, na qual misturam-se o branco, preto ou cinza com outra cor. A mesma saia risca de giz ficaria ótima com uma blusa de fundo roxo e estampa de oncinha em tons de preto e cinza.

Nesta mesma linha de raciocínio é possível montar produções utilizando somente uma cor, mas explorando suas diversas nuances (mais claras e escuras). Por exemplo: um vestido estampado de tons de laranja com um cinto marrom.
Exemplos de mix de estampas, utilizando as técnicas de coordenação
O objetivo com essas dicas é otimizar o guarda-roupa e tornar cada peça mais versátil, ampliando e potencializando o uso para ser aproveitada mais vezes. Por isso, vale olhar com mais carinho para o próprio armário e abrir a mente para novas coordenações. As misturas garantem um visual fashion, moderno e cheio de personalidade."


Obs.: Deu para perceber que fiz algumas mudanças no layout do blog? Estou sempre procurando a melhor maneira de transmitir conteúdo com qualidade para vocês (seja por meio das fotos ou do próprio texto). Espero que tenham gostado!

Comentários