Radar fashion: colete longo

Os maxi comprimentos estão super em evidência no cenário fashion e um dos destaques desta tendência é o colete longo. Esta peça de sobreposição incrementa e moderniza os looks num passe de mágica, mas ainda gera dúvida em algumas mulheres. Afinal, ao mesmo tempo em que cria uma linha vertical no centro do corpo que ajuda a alongar, o coletão pode achatar a silhueta dependendo do tamanho (que varia do meio da coxa até o meio da canela) e da combinação das roupas por baixo. 

Então, atendendo ao pedido das seguidoras do Instagram, hoje vou ensinar alguns artifícios para quem deseja aderir à essa moda sem comprometer o tipo físico. Confira:

Opção 1: começando sempre pelo jeito mais fácil, aposte no bom e velho jeans. Se o colete for muito comprido, dê preferência para calças mais sequinhas, a fim de equilibrar os volumes. Legal que a peça favorece tanto mulheres magras quanto as que estão acima do peso e/ou têm quadril largo, pois ajuda a disfarçar a região.

Opção 2: com calça branca, preta ou bege – que são tonalidades neutras e fáceis de coordenar –, opte por modelagens mais interessantes (como a jogger, pijama, cenoura, entre tantas outras) ou acrescente calçados e acessórios coloridos para quebrar a monotonia.

Opção 3: no ambiente corporativo, o colete é uma bela alternativa ao blazer. Abuse da alfaiataria (exemplo: saia lápis, calça social e vestido tubinho), a fim de garantir uma dose extra de sofisticação. Destaque para a segunda foto da blogueira Camila Coelho: baixinha, ela escolheu a mesma cor para o colete e a calça, alongando seu shape. Outro truque bacana foi marcar a cintura diante do contraste com a blusa preta; assim ela evidenciou sua linha de pernas (com o apoio do salto alto) e compensou a barra encurtada da calça. O importante é respeitar a sua estrutura e levar em consideração suas proporções para usar a moda a seu favor. Não tem mistério!

Opção 4: no final de semana, você também pode colocar o colete com shortinho detonado ou saia jeans. Isso é que é versatilidade, pois ele transita tranquilamente do trabalho ao lazer. Nos pés, vale tanto uma rasteirinha quanto uma botinha de cano curto.

Opção 5: sabe aquele vestido sem graça? Inclua o colete e enfeite seu look instantaneamente! Dá pra brincar com as cores ou compor um visual monocromático, trabalhando as diferentes nuances. Esta é uma boa dica pra quem busca uma silhueta mais longilínea – seja porque tem baixa estatura, está grávida ou com sobrepeso.

Opção 6: nem só de roupas lisas se faz um acervo! Use o colete com vestidos estampados, deixando para o calçado ditar o rumo da produção: salto alto transmite feminilidade e poder, enquanto que tênis comunica jovialidade e descontração. E se você gosta de looks bem acabados, adote peças que terminem na mesma altura (pode ser três dedos a menos ou mais) para que o resultado fique proporcional e agradável aos olhos.

Opção 7: que tal sair do lugar-comum mesclando cores “coloridas”? É um jeito de alegrar o visual e demonstrar ousadia e personalidade, fazendo combinações que muitas vezes fogem do óbvio – como a junção abaixo do amarelo-tangerina com tons de verde-água. 

Opção 8: se a ideia é evidenciar seu lado sexy, aposte em peças curtas por baixo e eleja um colete bem mais comprido, pois essa diferença de tamanhos faz referência ao jogo revela/esconde. Outra possibilidade é o combo cropped + saia midi justa, que também tem seu apelo sensual.

Opção 9: valorize sua cintura fina ao fechar o colete, adicionando um cinto por cima, a fim de delinear o corpo. É uma forma de mudar a cara da peça apenas com um acessório. 

Opção 10: coordene texturas distintas para agregar interessância ao visual. Também dá pra explorar a moda hi-lo ao misturar um elemento simples com outro de tecido requintado (como renda, tweed, couro ou brilho).

Opção 11: quem curte uma pegada fashionista pode investir em um colete estampado, que causará impacto no look ao mesmo tempo em que irá tirar o ar masculino e sério da peça. Aí, é só arrematar com um saltão para arrasar!

Opção 12: você também pode combinar com calças estampadas, optando por roupas neutras na parte de cima. Lembrando que, quanto mais camadas, mais rica é a produção.

Opção 13: quer montar uma proposta criativa, porém sem excesso de informação? Basta escolher dois itens com diferentes padronagens (mas com a mesma cartela de cores) e sobrepor o colete, que vai conferir uma pitada de sofisticação e acalmar um pouco o mix de estampas.

Opção 14: nada de aposentar o colete quando o inverno chegar de verdade. Apesar de não ter manga, ele funciona em dias frios por cima de jaqueta de couro ou suéter de lã. Capriche aquecendo a parte de baixo do corpo com meia-calça e bota over the knee para um resultado ainda mais estiloso.

Depois deste post gigante, está animada para adquirir um coletão? Fiz uma busca rápida na internet e encontrei algumas belezuras nos sites da Renner, Amaro e OQVestir! Fica a dica! 

Crédito das imagens: REPRODUÇÃO

Comentários

  1. Amei o post Ca!! Mto legal !!! 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeee, fico contente que gostou, Thata! Obrigada pela visita e comentário, viu?! Bjão

      Excluir
  2. Achei a peça bastante interessante por esse post. Vai entrando na lista de desejos rs. Mas prefiro não tão longo e me apaixonei muito nele com vestido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabia que você ia curtir, Aline! A combinação com vestido é a sua cara e, quanto ao comprimento, vale considerar sua estatura pra achar um coletão que fique proporcional!
      Obrigada pela visita e comentário!

      Excluir
  3. Camila então já venho pensando em comprar um colete longo faz tempo, até tentei pedir para a costureira fazer um, mas não ficou do jeito que eu queria, fico com receio de comprar, pagar caro e acabar não usando. Mas, se bem que depois todas as dicas que você deu vai ser difícil ele ficar encostado no armário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo, Vanessa! Acho que você tem que pensar se usaria o colete depois que essa moda passar... Se a resposta for sim, investe sem medo! Senão, te aconselho a pagar barato nesta tendência, pelo menos não gastou muito...
      E com as dicas do post, realmente ideias de looks não faltarão!
      Obrigada pela visita e comentário, viu?!

      Excluir
  4. Muita dica divônica! Estou doida para comprar um e agora me senti maia segura para adquirir sem errar...bjuuus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que você gostou das dicas! Assim fica fácil visualizar muitas combinações com a peça, né?
      Obrigada pela visita e comentário aqui no blog! Bjão pra vc tb!

      Excluir

Postar um comentário