15 looks e dicas para usar meia-calça

Ao longo de todos estes anos morando no noroeste dos Estados Unidos, fiquei craque em compor looks de frio e aprendi uma grande lição: não é porque as temperaturas estão baixas que eu tenho que usar somente calças! Pelo contrário: posso exibir as pernocas com as meias – e assim variar as produções! Então, aproveitando que o inverno começa nesta semana no Brasil, separei 15 fotos para inspirar e te ensinar a driblar o frio com criatividade! Acompanhe as dicas:

Sugestão 1: combine com vestido

Sabe aquele vestido de verão que você tanto gosta? Pois aliado à meia-calça ele garante um look quentinho e confortável: basta caprichar na sobreposição de casacos e optar por uma bota com o cano alto. Eu ainda adicionei um cachecol de tricô, a fim de agregar um charme extra. De quebra, o mix de materiais/texturas contribui para enriquecer o visual.

Agora uma proposta mais casual em que a meia fez toda a diferença: por ter estampa geométrica, ela rendeu um interessante mix de estampas junto ao vestido, tendo as cores cinza e preto como elemento de ligação entre as peças. Neste caso, a meia se transformou num recurso bacana para esquentar e dar estilo. Nos pés, preferi a bota de cano curto cinza para ficar discreta, já que o visual tinha informação suficiente. 

Já na imagem abaixo, mostro que nem só com bota se monta um look de inverno. Coordenei a meia-calça preta com o oxford de verniz, a fim de inserir um toque masculino na produção que esbanjava feminilidade diante do vestido florido. Adoro misturar referências distintas para sair do óbvio. 

Sugestão 2: combine com saia

Eu amo usar minissaia com meia-calça. Se as peças forem da mesma cor, pareço mais magra e alta. Melhor ainda se o calçado acompanhar a cartela e tiver salto alto – aí, ganho muitos centímetros de perna. Porém, ele não precisa necessariamente ter o bico fino: as open boots (aquelas botinhas com abertura na frente) ajudam a modernizar o visual – só não esqueça de esconder a costura da meia.

Para quem não se importa de ter ou não a silhueta alongada, vale usar meia de tom diferente do calçado. Eu procuro olhar a harmonia do conjunto como um todo, então há momentos em que quero parecer mais longilínea e em outras horas prefiro ser ousada ao investir em estampas invernais/texturas. Tudo certo, porque o mais importante é estar adequada à ocasião (que, neste caso, era um encontro entre amigas num restaurante mexicano).

As meias coloridas também são bem-vindas! Na foto abaixo não dá pra ver direito, mas estou usando uma meia azul com um scarpin vinho. Não satisfeita, ainda misturei a estampa floral da saia com a camisa de coraçõezinhos. Rolou coerência porque as cores são neutras e conversam entre si. 

Outra prova que a meia azul é curinga: coordenei com a saia midi (siiiiiim, as midis transitam do verão para o inverno com facilidade) com listras na horizontal e, para compensar este achatamento duplo, recorri ao scarpin de bico fino. Poderia ter apostado em outro calçado, mas segui o mood do dia e levei mais em consideração a arquitetura de corpo.

Como não tenho medo de fazer combinações inusitadas, usei a mesma meia com sandália – uma proposta que costuma causar polêmica, haha! O fato de ambas serem azuis não ficou tão chocante e ornou bem com as demais peças, conferindo uma pitada fashion ao visual.

A meia-calça marrom é outra opção super versátil! No passado, eu adorava mesclar minhas saias lápis (mais retas e “sérias”) com bota montaria (por ser mais despojada e casual). Era uma forma de quebrar a caretice do visual, sabe? Hoje nem tenho mais esta modelagem de saia no closet, mas continuo curtindo a proposta.

Sugestão 3: combine com casaco fechado

A ideia é fechar completamente os casacões para que assumam o papel de um vestido. A meia abaixo é cinza e possui a textura de uma lã, o que sempre me deixava em dúvida na hora de compor o look. Em contrapartida, amei usá-la com o casaco tipo trench coat em tom de bege e o mocassim de onça, dando total destaque para os pés.

Já com o casaco de tweed em P&B, adotei o preto como a cor principal da produção – na meia e na bota over the knee (meu modelo favorito). Aí, substituí o cinto original do casaco por uma versão de couro fake e finalizei com a clutch branca divertida (a estampa é de código de barras, rs). Simples e moderno!

No auge do inverno daqui, a meia-calça tem que ser beeem grossa. Tanto que na foto abaixo não dá pra ver minha pele (lembrando que, quanto mais transparente, mais sensual a meia fica no corpo). Neste look, o casaco azul cobalto de lã foi o grande protagonista, ao passo que a ankle boot de bico e salto finos trouxe um toque sexy. 

Sugestão 4: combine com shorts

Adepta de um estilo mais descolado, sou fã da dupla meia + shortinho (desta forma eles não precisam ficar estacionados no armário quando a temperatura cai). Nos pés, elejo sempre uma bota por ser mais “robusta” do que um scarpin, por exemplo. Neste caso, perceba que a mesma meia-calça marrom que apareceu anteriormente rendeu uma proposta descontraída e criativa com o shorts jeans de lavagem escura, bota montaria, cardigã em animal print e a bolsa de zebra.

Shorts de couro fake é perfeito nesta época por ter um ar mais invernal e “pesado”. Como o meu é preto, escolhi a meia igual, mas adicionei uma pitada colorida nos pés ao optar pela ankle boot vermelha. Na parte de cima, coloquei um suéter branco e incrementei com o cachecol xadrez, cujas cores da padronagem deram liga em todas as peças.

Para terminar, uma proposta mais “rocker” com shorts jeans, meia, botinha de cano curto e jaqueta de couro preta. Adoro este mix, pois une conforto com praticidade e jovialidade. O importante é que o shorts fique larguinho na coxa, a fim de proporcionar um caimento mais elegante (vale até comprar um tamanho maior). Também costumo dar preferência aos jeans com lavagem de média a escura, pois as versões claras criam alto contraste junto às meias pretas/marrons o que não me agrada. Porém, é questão de gosto!

Espero que o post tenha sido útil e esclarecedor! Se ficou alguma dúvida pendente, me conta nos comentários! E aqui tem mais dicas sobre qual meia-calça investir clica para ler!

Comentários

  1. Adorei as dicas. A meia azul com scarpin vermelho pra mim ficou lindo. Quase nao te reconheço com a saia midi e reta. Nao aprece vc rsrs. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que você ia gostar do post mesmo, amiga! Fico contente de ter ajudado! Beijão e obrigada pelo comentário

      Excluir
  2. Amei os looks, todos lindos, difícil escolher um só como preferido... Com certeza vou me inspirar bastante!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, fico lisonjeada com seu elogio, Selma querida! Muito obrigada pelo carinho e pelo comentário!

      Excluir
  3. Comprei uma vinho e estou sem saber como usar, já que queria usar com saia midi, tem alguma dica? Sempre arrasando nos post 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rá! A meia vinho combina lindamente com peças (saia ou vestido) rosa/rosê, marinho, preto, marrom/caramelo, cinza... São cores que harmonizam bem juntas! Espero ter ajudado! Beijosss e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. Ops esqueci de me identificar, é Raquel Santa Rita 😘👆

    ResponderExcluir
  5. Camila, e se a open boot for aberta na frente (dedinhos) e atras ( calcanhar), pode usar com saia e meia calça?
    Tenho um, modelo da schutz que é lindi acho que super combina com o inverno, porém não tenho coragem de usar. Bju, adorei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jaqueline! Usa sim! Eu só te aconselharia a colocar a meia da mesma cor da open boot - assim você não vai se sentir tão estranha, sabe?
      Espero ter ajudado e obrigada pela visita aqui no blog =)

      Excluir

Postar um comentário