Dress code profissional – parte 1

E o assunto do final de semana num almoço entre amigos foi o dress code profissional devido ao post da última sexta-feira. Como o tema gera “n” dúvidas e polêmica, vou postar em três etapas os principais tipos de códigos de vestir para o ambiente de trabalho. 

O que eu noto é que a maioria das pessoas não cumpre/segue o que, de certa forma, a empresa deveria impor/cobrar dos funcionários por pura falta de bom senso. Assim, é comum o colaborador que atua em um ambiente casual vestir-se de forma excessivamente informal, recorrendo a camisetas (no caso dos homens) e comprimentos/decotes inadequados (no caso das mulheres).

Comecemos então pelo código casual. De acordo com a querida Ana Vaz, autora do “Pequeno livro de estilo – Guia para toda hora”, as empresas que costumam adotar tal dress code são as multinacionais ou de menor porte, escritórios de arquitetura, moda, comunicação, agências de turismo, design, área de Tecnologia da Informação, etc.

Cabe então ao profissional projetar uma imagem criativa, descontraída e flexível, sem deixar a credibilidade de lado, parecendo imaturo ou desleixado. Abaixo, seguem as sugestões de looks para as mulheres:
Na primeira foto, a dica é apostar em blusas e saias de diferentes texturas 
Na segunda imagem,  a combinação blazer + camisa + jeans ficou interessante
Já o terceiro look traduz a ideia de misturar peças mais formais (como a calça de alfaiataria) com as mais casuais, como a blusa de malha

E, como eu sei que tenho muitos leitores homens do blog (alô NMC!), a próxima montagem é para eles:
Ao público masculino, as regras são parecidas. Vale investir em camisas com calça mais escura; na combinação de suéter com camisa pólo; e também no combo blazer + camisa social + jeans
Para encerrar, fica a observação da expert Gloria Kalil: “a aparência também é depoimento! Diz muito sobre você e conta tantos pontos quanto saber falar outras línguas, manejar um computador, ter cursos de especialização e cultura geral. As aparências não enganam”.

Comentários