Post especial: ideias de looks para o trabalho

Outro dia fiz uma enquete informal no Facebook, questionando as leitoras do blog sobre os assuntos que mais gostam de ler. Eu precisava desse feedback para melhorar este nosso espaço virtual. Fiquei feliz que muitas responderam e recebi vááááárias sugestões que, aos poucos, serão publicadas aqui.

Um dos pedidos foi um post para ajudar as meninas que terminaram a faculdade e ingressaram no mercado de trabalho sem ainda ter um guarda-roupa profissional completo. A dificuldade, no caso delas, é montar looks que transmitam credibilidade, principalmente se aparentam ser mais novas do que realmente são. 

Fiquei matutando algumas ideias, porque tudo depende do ambiente de trabalho (formal, semiformal e informal) e do estilo pessoal. Afinal, a roupa tem a função de passar o conceito da empresa e um depoimento da pessoa que a está usando. Daí montei cinco produções para inspirar as recém-formadas, considerando um ambiente casual – que eu acho o mais tranquilo para se vestir – e peças que são fáceis de ser encontradas em qualquer armário. 

Look 1: calça social + jaqueta jeans

A jaqueta jeans é um clássico e ela vai bem até no trabalho se combinada com uma peça mais social, como a calça burgundy (a ideia é uma calça de alfaiataria para deixar o visual mais elegante e adulto). Por baixo, optei pela regata de seda branca (tom neutro) e dei um toque colorido no calçado. No ambiente informal, você tem que passar uma imagem profissional, porém que mostre flexibilidade, capacidade de criação e receptividade a novos desafios.

Look 2: blazer + t-shirt + calça jeans

Um bom blazer é F-U-N-D-A-M-E-N-T-A-L, porque ele é capaz de levantar qualquer produção instantaneamente, principalmente se for usado como terceira peça (daí valoriza ainda mais e essa camada extra faz o look crescer em formalidade). Ah, outra dica é apostar em cores se a ideia é explorar sua juventude e, se combinar com uma t-shirt, fica moderno na medida. Sobre a calça jeans, dê preferência às de lavagem escura, sem manchas, pois são as mais adequadas para trabalhar (por lembrarem as calças sociais).

Look 3: camisa jeans + saia preta

O jeans – em todas as suas versões – é ótimo companheiro dos ambientes casuais. Neste caso, apostei na camisa (que, por sinal, acho megaversátil neste tecido) com uma saia preta mais sofisticada (não precisa ser de couro nem tão comprida como a minha, mas nada muito acima do joelho). Atenção para o sapato estampado – detalhe aceito no ambiente informal. Ah, eu sempre coloco a blusa/camisa por dentro para deixar o visual mais polido e dobro a manga para deixar à mostra a parte mais fina do braço, o que dá a sensação de uma silhueta mais fina como um todo.

Look 4: vestido + cardigã

Vestido de tecidos mais casuais vão bem e um pretinho básico todo mundo tem (ok, o meu está curto demais para o trabalho, mas é só para vocês entenderem o que estou demonstrando). Coloquei o cardigã de oncinha para dar meu toque de estilo pessoal. Nos pés, escolhi a sapatilha por ser confortável, mas não menos interessante (o metalizado tirou o calçado do óbvio. Apenas evite modelos muito abertos no ambiente de trabalho para não passar uma imagem de desleixo). Última observação: o bico fino é mais elegante e contribui para alongar a silhueta , mas isso não impede de usar o arredondado. 

Look 5: camisa branca + acessórios

Preciso falar que camisa branca é item essencial? Aliás, camisas em geral são superúteis, mas, neste look, quis destacar a importância dos acessórios – itens mais baratos do que roupas para se investir. A bolsa laranja traz modernidade e deixa a produção menos careta pela combinação tradicional da camisa com a calça marinho de veludo canelado (pena que não dá para ver esse detalhe na foto). Diferentes texturas e cores são bem-vindas, e acrescentar um complemento na região do tronco, como o colar, dá a chance de mostrar mais da sua personalidade. Cuidado apenas para os acessórios não falarem mais do que você.

Deu para perceber que é fácil montar looks? Basta misturar peças mais formais com outras mais casuais para criar um equilíbrio. No final, achei que as propostas podem ser usadas por mulheres de todas as idades! 

Ah, uma informação importante que estava esquecendo: o cabelo também tem peso na imagem. As madeixas muuuuito compridas remetem à adolescência, à época do descobrimento do corpo e, apesar de terem sua sensualidade, podem deixar a desejar no quesito credibilidade. Então estejam atentas (além, é claro, de cuidar dos fios com frequência. Mas isso eu nem preciso dizer, né?).

Abaixo, seguem mais alguns looks que já mostrei aqui no blog e cujas peças podem ser adaptadas ao ambiente de trabalho:

Gostaram do post gigante? Espero que seja inspirador no dia-a-dia de vocês!

Comentários

  1. Gostei muito do post! Sou nova, tenho 19 anos (mas 19 anos já trabalha né gente?) rs Sou técnica em desgin de interiores e trabalho numa empresa, mas tá sendo dificil ser levada a sério pois todo mundo acha que sou bem menininha! To pegando várias dicas e mudando meu jeito de vestir, e seu post me ajudou muito!!! Obrigadaaaa :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Marcelle! Fico feliz de saber que foi útil! Um beijo e obrigada por comentar! =)

      Excluir
  2. Tenho 20, mas pareço ter 15. Isso é horrível, pois quase nunca sou levada a sério ainda mais por eu ter um estilo bem "adolescente". Esse post me ajudou bastante! ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo completamente sua situação, Letícia! Mas que bom que o post foi inspirador pra você! Apostar em peças clássicas é uma boa forma de deixar o visual mais sério! ;-)
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Postar um comentário