Como coordenar a make com a roupa

Vou interromper os posts sobre a visita dos meus pais aqui em casa para contar uma novidade: temos uma nova colaboradora no blog! Yey! A Mariana Calza, que assim como eu é jornalista, além de maquiadora freelancer, passará a compartilhar muitas dicas aqui! Deixo então a palavra com ela, desejando que essa parceria seja duradoura – e que vocês aproveitem bastante o conteúdo! =)

Meninas, é com muita honra que começo essa coluna no blog da querida Camila Vaz. Todo mês trarei dicas de maquiagem para facilitar a vida de vocês (sugestões são muito bem vindas!). O primeiro post fala de uma dúvida muito comum na hora de montar aquela produção arrasadora: a roupa deve ou não ter a mesma cor da maquiagem?
Este é um exemplo de maquiagem que “briga” com a roupa. No caso da Nicole o que não ficou bem não foi o fato de a sombra estar combinando, mas sim o tom escolhido. Se fosse um azul mais escuro - tipo o azul petróleo - ficaria mais bonito
Em primeiro lugar, a maquiagem deve combinar com sua pele. Sua principal função é valorizar seus traços. Ela pode ser natural para o dia a dia ou mais dramática para noite. Não acredito muito em regras, principalmente na maquiagem, o que deve existir sempre é bom senso. 

Então, se decidir usar a maquiagem e roupa da mesma cor, atenção para que elas não “briguem” ou para que o look fique caricato, usando tons de sombra e roupa exatamente da mesma cor (você pode usar a mesma cor de um tom diferente).

Então vamos às dicas e também algumas inspirações:
Neste caso Sandra Bullock que estava de vestido preto optou por uma make básica com batom nude. O destaque ficou por conta do traçado de lápis azul na linha d’agua, faz toda a diferença!
- A roupa preta facilita tudo! Com esta cor você pode combinar exatamente a cor da sombra e roupa, mas fica ainda mais bonito se colocar um toque de cor para destacar mais o rosto. Vale também apostar num batom mais colorido, se os olhos estiverem mais leves.

A atriz Kaley Cuoco, como estava vestida de off white, abusou das cores. Combinou o olho dramático com o batom vinho e arrasou!
- Para a roupa branca, todas as cores ficam bem, pense sempre no horário e no tipo de evento para escolher a cor da sombra. 

Esta maquiagem funciona bem em roupas chamativas. Existe coisa mais linda do que um esfumado preto e marrom bem feito? Katharine Mcphee acertou em cheio
- Se a roupa for muito chamativa ou estampada, escolha uma maquiagem mais neutra deixando assim a roupa chamar mais atenção. Se a roupa for mais básica, aproveite para ousar no make. Principalmente se for uma roupa que já usamos algumas vezes, aí os acessórios e a make farão toda a diferença. 

Rita Ora usou um vestido dourado com pequenos detalhes de roxo e ousou na make roxa. Neste caso, ficou lindo e muito harmônico. Já Bruna Marquezine, que estava com um vestido floral, usou cores neutras nos olhos e um batom fúcsia, formando uma ótima combinação
- Ainda no caso das estampas, fica muito bonito usar um dos tons presentes na estampa para a sombra (desde que seja a cor menos predominante).

Rihana apostou na combinação de vermelho com vermelho e provou que é possível. Ela optou por um tom mate nos lábios
- Batom vermelho com vestido vermelho pode sim, mas depende também da ocasião, escolha um tom mate ou um pouquinho diferente da roupa.

- A principal dica é: se estiver em dúvida e não quiser errar ou pesar demais no look, independente da cor da roupa aposte em tons neutros de sombra como cinza, marrom e preto, não tem erro.

Algumas ideias de combinações:

As roupas nos tons quentes como amarelo, laranja ou vermelho pedem olhos nos tons de berinjela ou azul petróleo. Também harmonizam com olhos neutros e batom rosa. 

As peças em tons de azul ficam valorizadas com sombras nos tons de prata ou grafite.
 

Roupas verdes (todos os tons) harmonizam com sombras marrons, roxo ou dourado. 

Peças na cor rosa combinam com os tons de sombra clara, assim como os tons de bege, creme, salmão, pêssego e marrom. 

Por Mariana Calza

Comentários

  1. Amei! Sucesso pra nova colaboradora! :) Vou em um casamento de vestido roxo escuro, tipo berinjela, sou super branca e cabelo e olhos castanho escuros. Qual a dica?

    ResponderExcluir
  2. Olá Vivianne!
    segue a resposta da Mary: para destacar o vestido as cores que mais harmonizam são os tons de verde. Principalmente os escuros, como o musgo. Também os tons de cobre e dourado velho combinam com esta cor. Para a pele prefira blush nos tons terrosos, com iluminador puxado para o dourado. Na boca, como já terá cores na roupa e make prefira um batom nude.
    Espero que te ajude! bjss

    ResponderExcluir
  3. sou madrinha e meu vestido é vermelho me da uma dica de make se tiver um vídeo para me enviar gatinha.milla@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário