Mudança de hábitos: escolhendo os melhores alimentos

Uma pausa nos meus looks diretamente do Brasil para publicar novas dicas da nossa colunista Adriana Regina Oliveira, nutricionista e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional. Assim será possível curtir o Carnaval 2015 sem comprometer a saúde:

Olá, leitora do Vaz Com Estilo! Você se lembra da nossa última conversa? Foi sobre adotarmos hábitos saudáveis para o resto da vida que, de quebra, ainda ajudarão a manter o peso em dia (reveja aqui)! Então, eu falei que de nada adianta uma pessoa seguir uma dieta se ela não conseguir substituir hábitos alimentares prejudiciais por hábitos saudáveis permanentes. E será sobre isso o nosso papo de hoje. Como se trata de uma proposta de pequenas mudanças, vamos começar com dicas leves – fáceis de serem colocadas em prática no dia a dia. Se aplicadas, você vai perceber uma melhor disposição, intestino regulado e a pele mais bonita ao longo dos dias.

A frase de hoje é: “NUTRIR é COLORIR!

Olha como é a dieta da maioria dos pacientes: 
Café da manhã: 1 xícara de café (com açúcar) e um pãozinho francês com margarina;
Almoço: arroz, feijão, carne e uma rodela de tomate com alface;
Lanche da tarde: biscoito cream cracker e café adoçado com açúcar;
Jantar: o mesmo do almoço ou um lanche com pão de forma, presunto e queijo.

Você acha mesmo que isso é se nutrir? Consegue visualizar as cores dessa dieta? É branca, marrom, amarela com um toque de vermelho e verde. Mas isso não é o suficiente. Sabe o por quê? Porque para nos mantermos saudáveis precisamos de uma diversidade de componentes bioativos presentes nos alimentos com efeitos fisiológicos terapêuticos, ou seja, prevenir doenças através das CORES!

Sim, as cores das hortaliças, legumes e frutas estão diretamente relacionadas à quantidade de vitaminas, minerais e compostos bioativos que nos beneficiam por meio de mecanismos protetores em atividades antioxidantes, anti-inflamatórias, promovendo a detoxificação do organismo, reduzindo a pressão arterial, atividade imunoreguladora, atividades anticancerígenas, entre outros benefícios. Colocar todos os dias esses nutrientes em nossas vidas é investir também em um intestino mais saudável e, consequentemente, numa pele mais bonita. 

A diversidade de cores deve estar presente diariamente em nossas refeições. Por isso, quero desafiar você a comer todos os dias 5 cores diferentes nas principais refeições. Veja quantos alimentos ainda não fazem parte do nosso dia a dia:

Alimentos de cor roxa: alcachofra, almeirão roxo, alface roxa, alho roxo, ameixa preta, amora, azeitona preta, batata roxa, berinjela, beterraba, cebola roxa, figo roxo, framboesa, jabuticaba, jamelão, lichia, mirtilo, repolho roxo e uva roxa.

Alimentos de cor vermelha: acerola, cereja, goiaba vermelha, caqui, grapefruit, maçã, melancia, morango, pêra vermelha, pimenta, pimentão vermelho, rabanete, romã, tomate e uva vermelha.

 
Alimentos de cor verde: abacate, abobrinha, acelga, almeirão, alface, azeitona verde, brócolis, cebolinha, coentro, couve, couve chinesa, couve de Bruxelas, chuchu, jiló, kiwi, limão, maxixe, mostarda, pepino, pimentão verde, quiabo, repolho, salsa, uva verde e vagem.

Alimentos de cor laranja: abacaxi, abóbora, abiu, ameixa amarela, batata baroa, batata doce, caju, carambola, cenoura, damasco, gengibre, laranja, mamão, manga, maracujá, mexerica, melão, milho, nectarina, pêssego, pimentão amarelo, sapoti e tangerina.

Alimentos de cor branca: aipim, aipo, alho-poró, atemoia, aspargo, banana, cará, cebola, cogumelo, couve-flor, endívia, graviola, inhame, mangostin, nabo, pêra e pinha.

Proposta de mudança: optar por colorir (nutrir)
  • Se você for preparar sua própria refeição, experimente comprar outros legumes e hortaliças que você geralmente não tem costume de consumir. Ao invés de fazer uma salada de alface e tomate, compre mostarda (verde), endívia (branca amarelada), rabanete (vermelho e branco) e para adoçar coloque fatias de manga ou morango. Visualizou?
  • Se você faz todos os dias suco de laranja, experimente bater melancia, gengibre e hortelã! Além de ser diurético, é ótimo para quem vai malhar;
  • Se você come em restaurante, certamente tem opção de variar todos os dias. Experimente trocar o macarrão por batata baroa, alface por rúcula, feijão por grão de bico e experimente alimentos que você nunca tentou antes. Faça um prato com 5 cores diferentes;
  • Como lanche, troque o biscoito por uma fruta. Não vale comer banana todos os dias. Vá ao mercado e pesquise quais frutas dá para você levar ao trabalho/faculdade. Se no seu trabalho tiver geladeira, leve manga, melão ou outra fruta picada e consuma como lanche. Abuse das frutas roxas; nós, brasileiros, quase não consumimos alimentos desta cor;
  • Se você me perguntar: “fruta ou suco?”, minha resposta será FRUTA! A fruta fresca possui fitoquímicos que se perdem no processamento. Mas, se não tiver jeito, consuma sucos preparados na hora, de polpas ou mistos (com mais de um tipo de fruta ou acrescidos de vegetais, como o famoso trio laranja/cenoura/beterraba);
  •  Dê preferência às frutas de época, pois elas possuem mais vitaminas, são mais saborosas, além do preço mais barato;
  • Compre alimentos em feiras livres, sacolões ou mercados e evite consumir frutas/hortaliças vendidas em ruas de grande movimento de veículos, pois elas podem estar contaminadas com substâncias da poluição dos automóveis.
E atenção para não se enganar! Muitas pessoas preferem ingerir cápsulas de polivitamínicos, alegando que estão colocando em dia as possíveis deficiências em vitaminas e minerais, dispensando o consumo diário de saladas e frutas. Mas não é bem assim, pois estes suplementos de farmácia não podem ser comparados com uma alimentação in natura. A vitamina E, por exemplo, possui umas oito formas de α-tocoferol na natureza, coisa que um suplemento não consegue copiar completamente. Há algumas castanhas que possuem até 5 tipos de α-tocoferol numa única unidade! Entende como vale a pena o alimento?

Por isso, levante todos os dias pela manhã imbuído de nutrir o seu corpo. É para deixar pesar na consciência mesmo de que você precisa comer alimentos coloridos e variados. Não se permita terminar sua noite sem ter colorido o seu dia!
Qualquer dúvida ou sugestão pode me escrever aqui abaixo. Vou amar ler seu comentário! Cuide-se, bom Carnaval e até a próxima! Bjs, Adriana.

Importante: as informações fornecidas não são individualizadas; portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião da autora e as imagens foram extraídas da internet. Para contato, o e-mail é: vitalidade.positiva@ig.com.br.
 

Comentários

  1. Oi meninas, estou amando as dicas da nutricionista Adriana, estou tentando me alimentar melhor mas confesso que tem sido desafiador, tenho dificuldade de montar receitas saudáveis, principalmente nas refeições como café da manha e lan

    ResponderExcluir
  2. ...e lanches, então sugiro publicações de receitas, o que vcs acham?, um super beijo pra vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa! Fico feliz q vc esteja gostando! Vou repassar sua sugestão à Adriana, ok?
      Um beijo e obrigada por comentar!

      Excluir

Postar um comentário