Feliz Ano Novo e nem tão feliz ‘Dieta’ Nova

Oi gente! A querida Adriana, nossa nova colunista e especialista em nutrição, está de volta com um post pra lá de motivacional! Confiram:

Olá leitoras do Vaz com Estilo nos EUA! E aí, muitos planos nutricionais para 2015? 

Bom, todo início de ano é aquela mesma história: começar um “regime”! Já virou um tipo de “promessa” que as pessoas fazem para si mesmas depois das comilanças do Natal e Réveillon: iniciar uma dieta, nem que seja maluca, para perder peso. Mas sabemos que é a minoria das pessoas que consegue emagrecer e se habituar às mudanças alimentares para se manter no peso ideal.

Então, antes de tudo, é essencial que você defina se quer saúde ou dieta. Para isso, leia o primeiro post aqui. Depois dessa definição, você precisa entender que para muitos dieta não funciona. Está horrorizada, lendo isso de uma nutricionista? Querida, mas é a verdade! 

Dieta serve para deixar a alma revoltada, aprisionar o ato de exercitar o bom senso e libertar o desejo de fazer o dobro de tudo aquilo que você faz e te deixa com sentimento de culpa.

Por outro lado, ela deveria servir para orientar os indivíduos a distribuírem as refeições ao longo do dia, aprenderem a escolher os melhores alimentos para nutrir seus corpos e se permitirem, com responsabilidade e sensatez, a aproveitar momentos únicos. Ou seja, uma orientação da qual a protagonista é você. Mas, na realidade, as pessoas seguem a listinha de plano alimentar, como robozinhos que não pensam, apenas por um período. E é aí que eu quero entrar. Você é quem deve pensar, escolher, decidir, ponderar e se habituar!

A palavra de hoje é: HÁBITO.

O sucesso para se ter um estilo de vida mais saudável e com mais qualidade de vida não depende de uma dieta, mas de mudanças permanentes (novos hábitos) que substituam hábitos prejudiciais. 

Estudos indicam que para adquirir um novo hábito você precisa praticá-lo em média durante 21 dias consecutivos. E isso serve para tudo, desde parar de fumar, começar a fazer exercícios físicos ou alimentar-se melhor.

Então, passarei todo mês dicas saudáveis de alimentação e eu proponho a você testar por 30 dias. Não é dieta; é uma proposta para substituir hábitos prejudiciais por hábitos saudáveis. Se ficar firme, você poderá ganhar como recompensa um novo hábito saudável para a vida toda e não somente por um ou dois meses!

Porém, alguns passos que antecedem e sustentam essa conquista são importantes: 
  • Comece agora. Nada de deixar para a semana que vem, ano que vem;
  • É fundamental não quebrar nem um dia, preferencialmente fazendo no mesmo horário;
  • Substitua um hábito ruim por um bom. Faça trocas, reveja o que é mais fácil para você trocar de imediato, não seja radical;
  • Não pense na dificuldade que você terá em realizar a mudança, mas foque nos benefícios que você poderá desfrutar ao conquistar o novo hábito;
  • Lembre que isso é um teste e é você quem escolhe o que vai continuar ou não; afinal, é você quem escolhe o que quer para o seu futuro.
Essa dieta poderá ser seguida todos os dias: 

É isso, queridas leitoras! Espero que vocês tenham gostado do texto e espero também contribuir com o bem-estar e saúde de vocês. Que 2015 seja lindo para todas nós e que possamos cuidar do nosso bem mais valioso a nossa VIDA! Para contato, meu e-mail é: vitalidade.positiva@ig.com.br.

Importante: as informações fornecidas não são individualizadas; portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião da autora e as imagens foram extraídas da internet.

Comentários