Macaquinho ou macacão: escolha o seu

Apesar de morar nos Estados Unidos, eu tento acompanhar o que está na moda no Brasil para poder compartilhar informações úteis aqui no blog. Daí que duas peças têm chamado minha atenção ultimamente: o macacão e o macaquinho! Por coincidência, a leitora Mariana pediu um post sobre o assunto, já que ela está em dúvidas de qual modelo comprar. Então, levando em consideração os vários tipos de corpo feminino, elaborei uma série de dicas (baseadas na Consultoria de Imagem & Estilo) no intuito de facilitar a escolha.

Eu amo macacão e tenho dois parecidos, inclusive porque é prático (uma peça só para vestir, o que ainda contribui para alongar a silhueta), é confortável, é fresquinho e arrumado! Não é à toa que me sinto elegante com ele – mais até do que com vestidos, que acabam restringindo meus movimentos. Outro ponto positivo: transita do dia para a noite apenas mudando os complementos. 

Deu pra notar que o modelo que mais me agrada é com decote cruzado, em “U” ou “V”, porque suaviza o tamanho do meu busto. 

Já tive um macacão com decote tomara-que-caia, mas definitivamente não me beneficia. Ele fica melhor em quem tem seios pequenos e costas menores do que a linha do quadril. 

Os modelos com alças finas também favorecem mulheres com pouco peito, assim poderão usar com sutiã tomara-que-caia tranquilamente. Porém, uma alternativa para quem tem seios volumosos é recorrer à modinha dos tops cheios de tiras (conhecidos por strappy bra), pois a graça está em justamente exibi-lo como parte do look. 

Se optar por uma peça estampada, considere uma padronagem proporcional a sua estrutura física (formada pela altura, peso e ossatura): mulheres pequenas ficam bem com estampinhas, ao passo que quem está acima do peso comporta estampas maiores. É uma boa dica para um resultado agradável aos olhos.

Falando de acessórios, um cinto posicionado na altura da cintura valoriza silhuetas curvilíneas e, de quebra, ajuda a aumentar a linha de perna (alô, baixinhas!).

Macacões com as pernas mais soltas, quase em flare, equilibram as medidas de quem tem os ombros mais largos do que o quadril. Dê preferência a scarpins de bico alongado e sandálias robustas de modo que a barra cubra quase todo o salto (no máximo 2cm aparecendo).

Já as calças de boca reta funcionam tanto com sapatos de bico redondo quanto fino. O truque de styling da barra dobrada acrescenta um toque de modernidade à produção.

Em contrapartida, o macaquinho confere maior liberdade em relação ao calçado. Observe a variedade de opções abaixo: slip-on, sandália metalizada, ankle boot, bota de cano longo...

Cansou da cara da sua roupa? Aposte em peças de sobreposição para incrementar o visual, como colete, camisa, blazer, jaqueta. Dá até para brincar com o mix de estampas! 

Ufa, acho que é basicamente isso! Espero que o post tenha sido esclarecedor e os looks, inspiradores! Lembrando que são apenas sugestões, ok? Cada um deve usar o que se sente bem, priorizando estilo e/ou biotipo. Um beijo e bom final de semana! 

Crédito das imagens: REPRODUÇÃO

Comentários

  1. Amo os dois modelos curto (macaquinho) e longo (macacão), só é uma pena não conseguir usar tanto como gostaria, pois moro em Curitiba e o tempo não colabora!
    E como sempre Camila suas dicas ajudam a gente a ver novas possibilidades para aquelas peças que sempre usamos do mesmo jeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeee, que bom que você curtiu o post, Vanessa! Gosto bastante de fazer posts assim, recheado de fotos e com muitas dicas, pois acredito que inspira bastante! Um beijo e obrigada pelo comentário =)

      Excluir
  2. Adoro macaão e amei as inspirações. Camila vc pode me passar a referência das duas mulheres negras das fotos? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Chris... Eu achei essas fotos na internet e não faço a menor ideia de qual site! Infelizmente não posso te ajudar dessa vez =(
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir

Postar um comentário