Maquiagem: os 12 passos de uma pele perfeita

Além da roupa que você veste, o cuidado com a maquiagem é fundamental para transmitir uma imagem adequada. Pensando nisso, apresento minha parceira para este tipo de consultoria: Cibelle Canal. 

Ela é especialista no assunto e, a partir de hoje, vai dar dicas para vocês aperfeiçoarem a produção – tanto de dia como à noite. Neste primeiro post, detalhamos os 12 passos sobre como fazer a preparação da pele e garantir um resultado perfeito. Confira! 

Passo 1: Se estiver em casa, lave o rosto com água e sabonete correto para a sua pele. Mas, se não conseguir lavar, tenha à mão um demaquilante ou lenço umedecido íntimo (os lenços de limpeza infantil contêm muito sabão). 
Passo 2: Tonifique para remover as impurezas que restaram na pele.

Passo 3: Use um hidratante para que a maquiagem fique mais uniforme e a pele, mais saudável. 
Dica: passe em movimentos ascendentes e de dentro para fora.
Passo 4: Não esqueça também de hidratar os lábios com produto específico.

Passo 5: Aplique o primer – com o dedo ou pincel. Cibelle gosta mais do pincel porque espalha melhor e não deixa acumular produto.

Passo 6: Escolha o corretivo certo! Quem tem marcas e manchas severas deve optar pelo corretivo colorido nas devidas cores:
  • Amarelo e laranja: olheiras roxa
  • Lilás: manchas amareladas (batidas ou olheiras mais claras)
  • Verde: manchas vermelhas (espinhas, feridas e outras marcas na pele) 
Se usar o colorido, passe-o antes da base.  Já se for usar o corretivo cor da pele, ele deve ser o mais próximo do seu tom. Pode ser aplicado antes ou depois da base. Faça o teste e escolha qual você gosta mais. O produto também pode ser depositado com o dedo – anelar – sempre dando leves batidinhas, nunca sendo friccionado. 

Passo 7: A base também deve ser da cor da sua pele. Se necessário, peça ajuda à vendedora para escolher o tom ideal. Na hora de aplicar, dê preferência ao pincel, que espalha melhor e deixa a maquiagem mais natural.
Dica 2: Depois da base, se ainda permanecer alguma mancha que te incomode, passe novamente o corretivo apenas nessa região.

Passo 8: Dê preferência ao pó translúcido (sem cor).
Se não tiver, use o que possui até acabar e então compre o translúcido. Segundo Cibelle, a função do pó não é dar cor, mas sim matificar (tirar o brilho) a pele.

Passo 9: O contorno do rosto deve ser feito para corrigir qualquer tipo de imperfeição, como levantar/diminuir/afinar nariz, disfarçar papada, reduzir testa ou queixo. Use um bronzer ou blush um ou dois tons mais escuros que sua pele (puxado para o marrom).
Passe o bronzer da bochecha até o início da altura da orelha para deixar o rosto mais feminino ou afiná-lo.

Passo 10: Não há regra para a cor do blush. Escolha uma do seu gosto e, para acertar o local, dê um sorriso e aplique primeiro no “gordinho” da bochecha, arrastando em direção à orelha para “encontrar” com o bronzer.

Passo 11: Para iluminar, aplique o iluminador do osso abaixo dos olhos em direção à orelha para encontrar, no mesmo ponto, com o bronzer e o blush.
Em seguida, aplique na ponta do nariz e em sua extensão, mas evite se tiver o nariz grande. O iluminador dá um ar de glamour à maquiagem. Se você não possuir o produto, opte por uma sombra bem brilhante puxada para o bege ou rosado.

Passo 12: Para finalizar o look, arremate com um rímel e um batom. 
Dica 3: Se não tiver tempo e precisar escolher entre fazer a pele ou destacar os olhos, prefira a pele, que se bem feita garantirá uma aparência maravilhosa. Cibelle lembra que de nada adianta fazer um olho incrível sem ter preparado a pele, pois você ficará com a aparência de uma pessoa cansada. 

A especialista dá atendimentos individuais ou em grupos de até cinco pessoas. Para contatos: jcanal@globomail.com.

Até a próxima!

Comentários