Livro: Vista Quem Você É

Dos três livros de Moda que devorei recentemente (revejam os dois primeiros aqui e aqui), deixei o melhor para o final. Há anos acompanho as consultoras Cris Zanetti e Fê Resende, criadoras da Oficina de Estilo, então tinha a certeza de que iria gostar muito da obra que elas acabaram de lançar: Vista Quem Você É.

Não deu outra: amei e recomendo a leitura. O livro, na verdade, é uma consultoria destrinchada, então se torna uma ótima opção se você quer dar um “up” na imagem pessoal e profissional, mas está sem grana para investir no serviço.

Analisando o layout, a diagramação das páginas é bem simples, preto no branco, sem fotos ou figuras – o que gera um impacto visual bem diferente em relação aos demais. Mas, para mim, o que importa realmente é conteúdo e o Vista Quem Você É tem de sobra. 

Adorei, por exemplo, que as meninas pensaram e inseriram na orelha do livro um círculo cromático para incentivar o uso das cores no look – truque de estilo atemporal, fácil e barato. Para contribuir ainda mais, elas ensinam como usar o círculo para quem quer experimentar novas combinações sem medo de errar.

Logo nas primeiras páginas frases inspiradoras convidam a leitora a uma reflexão profunda. Aliás, a obra em si quer ajudar na busca do autoconhecimento. Tem exercícios para você pensar na vida e nas escolhas que faz, a fim de tentar enxergar quem realmente é e ser feliz com a própria aparência.

As autoras abordam os tipos de estilos (definidos como prioridades de vida/alma), oferecem dicas práticas para equilibrar a silhueta e administrar o guarda-roupa da melhor forma, inclusive comprando com consciência, sugerem truques para a montagem de looks e revelam até as demandas de clientes e as soluções apontadas para conseguir uma adequação da imagem e autoestima elevada.

Como sou fã da Oficina de Estilo, alguns dos textos eu já conhecia, pois foram publicados originalmente no site, mas fazem todo o sentido de estar no livro também pelas mensagens que trazem. Fui lendo devagar, porque não queria que terminasse! Toda página tem uma informação importante – o que é incrível, porque não dá vontade de ficar folheando as demais para ver quantas faltam.

Realmente a obra atingiu minhas expectativas, apesar de que como consultora eu já sabia de muita coisa que elas escreveram. De qualquer forma é sempre bom relembrar o conhecimento adquirido e até mesmo tentar enxergar com outros olhos, sob um novo ponto de vista. Parabéns às autoras, pois este livro é uma rica fonte para consultas.

Se você se interessar pelo tema, aproveite o final de semana para colocar a leitura e o guarda-roupa em dia!

Comentários