Dica do dia: livro Moda Intuitiva

Aproveitei a vinda dos pais do marido aqui para comprar alguns livros de Moda que foram lançados recentemente no Brasil. Sinto falta de papel para me entreter; preciso tocar, folhear, sentir o cheiro da impressão. Não me apetece a leitura pela internet...

Na hora de escolher o que adquirir, pesquisei bastante sobre o assunto, pois estava à procura de obras com dicas de style que pudessem ser aplicadas no dia-a-dia. Nada de teoria ou história. Algo real e prático, sabe? Mesmo tendo conhecimento na área de Consultoria de Imagem & Estilo, penso que é sempre bom ler e refletir se estou efetivamente exercitando o que sei (às vezes você tem que ouvir a mesma coisa de várias fontes diferentes para entrar na cabeça). Além disso, informação nunca é demais!

Cheguei então a 3 eleitos e meu deleite começou pelo “Moda Intuitiva”, de autoria de Cris Guerra, a mente por trás do blog Hoje Vou Assim. Estava esperando um livro mais básico e alternativo por ser um “não-manual de Moda”, como ela mesmo define na capa. Mas, olha, confesso que o conteúdo me surpreendeu.

Gostei da escrita leve, humana, inteligente e bem humorada. A leitura fluiu e terminei em poucos dias (são menos de 200 páginas). A impressão, diagramação e as fotos também têm ótima qualidade, por isso o conjunto funciona.

Cris Guerra tem ótimas sacadas e dá embasamento ao texto, sempre aconselhando a leitora a experimentar mais, ousar mais, permitir-se mais sem se importar tanto com regras que mais servem para nos aprisionar dentro do nosso próprio guarda-roupa (pode isso, não pode aquilo...).

Me identifiquei com ela várias vezes, principalmente na relação que ela tem com seu acervo. Ela levanta algumas bandeiras que eu acredito, como a possibilidade de não ser a mesma mulher todos os dias, brincando com o que se tem no armário e sendo seu próprio estilista. Dá boas dicas para combinar peças e cores, como organizar o guarda-roupa e de como usar a Moda a seu favor.

Pontos fracos: algumas ideias foram repetidas várias vezes, o que achei meio cansativo. Além disso, em determinada página houve falha de impressão e ficou faltando o início da frase. 

Mas o principal, a meu ver, é que a autora deveria ter explorado mais os tipos de estilo, porque ela fala que cada um tem seu estilo pessoal, mas se você não souber identificar quais características lhe atraem vai continuar fazendo compras erradas, que não demonstram quem você realmente é. Ela quis evitar nomenclaturas, mas sem informação objetiva ninguém consegue se encontrar e o intuito do livro é justamente ajudar as leitoras a descobrir seu próprio estilo. Achei que ficou meio vago, porém deixo claro que esta é a minha opinião, ok?

De qualquer maneira eu gostei bastante da leitura e indico para as interessadas no assunto!

Comentários