Formatura: é hora de brilhar

A edição de Natal da Q! revista está liiiiindaaa! E na minha coluna de Moda abordei um assunto que tem tudo a ver com este período do ano. Nada de Papai-Noel ou looks para o Réveillon. Desta vez o tema foi vestidos para as formandas! Confira abaixo a íntegra da matéria e descubra quais modelos combinam com seu tipo físico:

Foi dada a largada para a temporada de formaturas! Independente se a festa é do Ensino Fundamental, Médio ou Superior, a formanda quer sempre estar linda, confortável e segura em seu grande dia e a roupa tem um papel fundamental para que sua alegria seja completa.

Conhecer o próprio tipo físico é o primeiro passo para encontrar o look perfeito. Ao entender e respeitar seu biotipo a escolha será mais fácil e, de quebra, irá valorizar ainda mais o corpo.

Não tenha medo de se olhar no espelho para reconhecer suas características, analisando cada ponto e sendo honesta consigo mesma. O importante é ter a certeza de que a sua beleza será realçada se você investir nas peças adequadas.

Tipos físicos

Mulheres com o formato tipo ampulheta (ombros na mesma proporção do quadril e cintura definida) podem abusar de várias combinações e modelos devido ao equilíbrio das suas medidas. Se evidenciarem a cintura fina e seu shape curvilíneo, o resultado é arrasador.

Para quem possui ombros e cintura mais estreitos do que o quadril (o famoso corpo violão ou pera), a dica é suavizar justamente a região mais larga, dando ênfase para o tronco. Detalhes na altura dos ombros ficam especialmente bons para este biotipo, pois equilibram com o quadril.

Há mulheres que têm o corpo retangular, ou seja, ombros e quadril na mesma largura com pouca definição de cintura. Para elas, a melhor opção é um vestido que atraia a atenção para a linha do quadril, a fim de deixar a silhueta mais curvilínea.

Mulheres com característica do chamado “triângulo invertido” – ombros mais largos do que o quadril com ou sem definição da cintura – podem abusar dos modelos em A para destacar a parte debaixo. Evitem modelos tomara-que-caia, por exemplo, que destacam ainda mais o tamanho dos ombros.

Porém, quem está acima do peso com a silhueta no formato oval (ombros proporcionais ao quadril, enquanto que a cintura é a parte mais larga do corpo), deve desviar o olhar da barriguinha. Um vestido com um decote bonito em V, por exemplo, irá alongar o tronco e chamar a atenção para o rosto, camuflando o abdômen saliente.

Mais sugestões

Além do modelo do vestido, é importante escolher a cor que mais favorece sua coloração pessoal. Para tanto, prove e observe a tonalidade perto do rosto para ver o efeito: ela a apagou ou a iluminou? Acredite: a cor certa vai enfatizar ainda mais seus traços e sua pele.

Em relação aos acessórios, lembre-se de escolher itens proporcionais a sua estrutura física (considerando ossatura, altura e peso). Exemplo: se você é pequena, os detalhes que mais se harmonizam contigo são justamente os mais delicados. O mesmo vale para estruturas médias e grandes. É claro que seu gosto pessoal também pode influenciar na seleção. Caso queira um acessório mais marcante, foque em um ponto e evite exagerar nos demais.

Depois de tantas dicas é só aproveitar a festa... com a autoestima lá em cima!

Comentários