Como começar o mix de estampas

Semana recheada de looks neste blog! Resolvi fazer um post didático para mostrar às mulheres conservadoras – porém que gostariam de ousar um pouco mais – uma maneira de começar a brincar o mix de estampas. Eu já falei vááááárias vezes sobre isso (me identifico demais e tento colocar em prática sempre), mas não custa repetir, até porque é um dos truques mais transformadores e libertadores da Consultoria de Imagem & Estilo.

E as vantagens vão além das produções diferenciadas. Saibam que coordenar peças estampadas faz toda a diferença no grau de versatilidade de seu guarda-roupa. E quem não sonha com um armário recheado de peças usáveis e intercambiáveis?

Ao tocar neste assunto, não tenho como não relembrar das aulas com a querida professora Ana Vaz. Recordo da explicação dela que combinar traz consigo a ideia de organização e maturidade – duas características presentes no estilo clássico. Assim, seguir na contramão dessa proposta pode parecer difícil num primeiro momento, mas o que proponho para quem tem medo de arriscar é ir devagar, investindo nos acessórios diferentes. 

O desafio desta brincadeira é harmonizar as peças sem parecer óbvio ou caricato. Na prática, a regrinha mais fácil é mixar padronagens que tenham cores similares. Foi o que eu fiz com a calça xadrez e o colete de onça. 

Percebam que a ligação entre eles está nos tons de bege e cinza/preto. Sem contar que a estampa da calça é tão discreta que de longe pode parecer uma peça lisa, sendo uma boa alternativa para quem não quer ser atrevida demais.

Por baixo do colete, coloquei o moletom preto de tachas (sim, são tachinhas, mas que também podem ser interpretadas como poás, agregando mais padronagem ao look) sobreposto à camisa jeans – esta sim um clássico do meu acervo. Uso muito, mas pela primeira vez fechei-a até o último botão, apostando neste interessante recurso de styling.

Nos pés, optei pela ankle boot rosê, também com brilhos para harmonizar com o moletom. Pensei em colocar um calçado rasteiro, mas a botinha de salto em tonalidade semelhante à calça ajudou a alongar a silhueta e trouxe mais requinte ao visual, que estava bastante despojado.

Entre os acessórios, selecionei apenas os óculos de sol e os anéis de falange para complementar a produção. Detalhe que misturei três tons metalizados: tachas prateadas no moletom, anéis dourados e bota com brilho rosê. Eles funcionam juntos porque o acabamento é o mesmo – brilhante – e assim não compromete o conjunto.

O colete tem a minha estampa preferida ever. Por coincidência, da outra vez que usei a combinação de cores no look foi a mesma, porém com peças complemente diferentes:

Gente, eu tirei estas fotos semana passada, aproveitando que estava sol. Daí que nesta madrugada nevou muito aqui! Nossa, foi emocionante acordar hoje e ver tudo branquiiiiiinho em volta... Então peguei a câmera e registrei a atual situação da paisagem para vocês compararem (até porque foi a primeira vez que vi neve na porta de casa, literalmente):

Lindo, né? Bom final de semana a todos, pois o meu com certeza será de muitooooo frio com o início do inverno!

Comentários