Moda: a febre dos oxfords

As mulheres apaixonadas por calçados típicos do universo masculino podem comemorar: depois da moda dos slippers (também chamados de loafers), os oxfords estão voltando com tuuuudo! Aqui nos EUA eles são um dos grandes hits da temporada! Impressionante como toda marca que se preze já lançou a sua versão – e tem opções para todos os gostos: alguns mais delicados e com detalhes, adaptando à vaidade feminina; outros mais grosseiros e pesados, como geralmente são os sapatos dos homens. No Brasil, eu sei que a Arezzo e a Santa Lolla também apostaram no sapato para o verão.

Então, aproveitei o “retorno” do oxford para adquirir outro par no site da Zara, já que o meu antigo clarinho está detonado de tanto uso (comprei em 2011, afinal). Eu a-d-o-r-o um calçado masculino – é o estilo clássico se manifestando dentro de mim. Além disso, o salto baixo/rasteiro garante aqueeeele conforto irresistível aos pés.

Só que o novo oxford não é tão discreto quanto o anterior. Desta vez, optei pela versão preta em verniz, bem tradicional! Daí, como o sapato exala masculinidade, a dica é combiná-lo com peças femininas para fazer um contraponto e deixar o look mais interessante.

A estreia ocorreu no último domingo, quando levamos as visitas para fazer o tour básico por Seattle – a cidade mais famosa do Estado onde moro (Washington). As fotos, de vários ângulos, foram feitas no Seattle Center, principal ponto turístico e onde fica o Space Needle.

Optei por combinar o oxford com a calça cropped branca de flores amarelas e com a blusa de renda de cor indefinida, kkkkk! Gostei do contraste entre a textura e a estampa – uma ousadia “controlada”. Mas reparem: a blusa tem ombreiras que acabam marcando demais o tamanho das minhas costas. Para compensar, preferi uma estampa da parte de baixo, a fim de chamar a atenção para esta região. Assim consegui uma silhueta equilibrada.

Por cima, coloquei o casacão preto. Estranhamente temos tido muita neblina por aqui e o sol só aparece depois das 14h. Então aquele friozinho de outono pede uma peça quentinha para proteger e aquecer os braços.

Entre os acessórios, recorri ao novo colar comprido, com correntes em três tons metalizados, para criar uma linha vertical e assim alongar o tronco. Já a boina foi a salvação para conter um cabelo indomável (e, de quebra, deixar o visual muito mais fashion).

A bolsa preta – com as duas alças de comprimentos diferentes – é uma das minhas preferidas para passear devido à sua praticidade. 

A calça estampada já rendeu um look mais “social”, com blazer e scarpin. Achei legal comparar estas duas propostas, mostrando como a peça pode ser empregada no trabalho e no lazer.

Para quem curte um oxford, porém tem receio de como combinar, selecionei diferentes produções com o calçado para inspirar ainda mais:

Deu para perceber que ele rende looks bem variados, né? Com calça jeans, de couro, saia midi, minissaia, shorts, sempre com a vantagem de manter os pés no chão! Chique, estiloso e prático, vira e mexe ele retorna ao cenário fashion. Por isso, se você gosta, vale a pena investir em um par agora – e usar por muito tempo, independente da moda. Eu ainda não sosseguei e gostaria de comprar um metalizado! Quem sabe ainda encontro outro oxford para chamar de meu, hehe...

Comentários