Dicas e truques da moda gestante

Eu anoto todas as sugestões que vocês me deixam nos comentários e uma leitora tinha pedido um post sobre moda gestante. Então, cá estou eu para contribuir com dicas que acredito serem úteis, afinal, não estou grávida nem pretendo ficar por enquanto, mas acompanhei recentemente as dificuldades que minha tia (quase irmã) teve para vestir seu barrigão e percebi alguns truques que fazem diferença.

Inclusive, aproveito para indicar o Instagram de uma grávida muito vaidosa: a Janáia Piacentini (@naiapiacentini). Ela é gente como a gente e está esperando a Bia para início de janeiro. Alta, loira e linda, esta gaúcha de Porto Alegre trabalha há nove anos em uma empresa coordenando uma equipe na área de licitações. Todos os dias, Janáia compartilha suas produções pra lá de estilosas, provando que dá para ficar arrumada mesmo com o corpo em plena transformação.

Agora, confiram as minhas sugestões: 

Dica 1: aposte em peças que tenham elástico ou costura logo abaixo do busto, de forma a destacar a barriga e valorizar as novas curvas. A blogueira Nati Vozza escolheu um vestido longo que, de quebra, contribui para deixar a silhueta mais alongada. Dá para adaptar também com um cinto fino, como fez a Janáia. “Ele pode transformar as blusas mais soltinhas em um belo look para gestante”, afirmou. 

Dica 2: abuse da sobreposição. A Lu Ferreira, do blog Chata de Galocha, passou a amar os coletes durante a sua gravidez, pois eles criam uma faixa vertical que ajuda a afinar o shape redondinho (rsrs), mas tem que ter contraste entre a cor das roupas para alcançar este efeito. Aliás, toda terceira peça é bem-vinda e enriquece o visual, valendo camisas (como fez a também blogueira Mariah Bernardes), blazer, jaqueta, cardigã, casaco...

Dica 3: brincar com as cores e com as estampas é um jeito simples de imprimir interessância na produção. A Raka Minelli, do blog homônimo, usou um conjuntinho laranja com uma bolsa pink para alegrar o look. Se o acessório fosse em um tom neutro, como o bege, o resultado teria ficado apagado e sem graça. Já a blogger Kilee Nickels é fã de listras! Grávida do seu quarto filho, ela acredita que um guarda-roupa versátil se constrói com bons básicos que garantam um caimento adequado no corpo, ainda mais na gestação.

Dica 4: está incomodada com o seu tamanho? Então invista em looks monocromáticos. A combinação da legging preta com a camiseta da mesma cor (cobrindo a área pélvica) é fácil e confortável, mas também pode ficar boba e até desleixada. Na foto abaixo, o quimono e a clutch foram essenciais para agregar um charme extra ao visual. 

Dica 5: nunca se esqueça do poder dos acessórios. Eles são os melhores amigos de uma mulher, pois independem de peso, altura ou idade; basta escolher os que correspondem ao seu estilo. Repare que a pashimina pink deu um toque especial na produção da Mariah (pra não passar calor, amarre longe do pescoço), assim como o slipper listrado, que conferiu uma pitada de criatividade. Já a Janáia recorreu a um colar comprido, com pingente, para reforçar a faixa vertical criada pelas abas da jaqueta, incrementando o visual em P&B.

Algumas mulheres acham que não vale a pena gastar dinheiro com roupa de grávida por se tratar de uma fase temporária. Mas é preciso se vestir todos os dias – e imagino que para a futura mamãe devem ser nove loooooongos meses! “Além do turbilhão de hormônios que me fizeram querer chorar por tudo e me irritar com qualquer coisa no começo da gestação, teve também a sensação de estar inchada, com a cara de bolacha e ficando sem cintura – o que abala qualquer mulher. E não é só o corpo, a cabeça muda muito com todas as dúvidas e inseguranças que surgem com essa nova vida que se cria dentro da gente”, comentou a Janáia.

Por isso que, se a roupa não ajuda, não há quem fique à vontade – e um visual bonito eleva a autoestima de qualquer pessoa. Então, para terminar, seguem mais conselhos da minha instafriend. “Um blazer por cima do vestido ou da blusa dá uma equilibrada e veste bem no ambiente corporativo. Estar grávida não é sinônimo de legging com camisetão; é um momento tão especial que precisa ser registrado com looks que você possa olhar anos depois com orgulho”, declarou. “Porém, tão importante quanto as roupas são os sapatos. A gestante fica com o ponto de equilíbrio diferente, a coluna curva para sustentar a barriga e a musculatura fica mais sensível para adaptar as alterações do corpo. Eu sempre usei salto alto e não sou muito fã das sapatilhas. A dica é usar sapato com o saltinho quadrado, que é mais confortável e evita torções”, completou.

Espero que as gravidinhas tenham gostado do post, que poderá servir de consulta para as mamães do futuro também! Compartilhe com as amigas!

Crédito das imagens: REPRODUÇÃO e ARQUIVO PESSOAL

Comentários

  1. Olá Cá!
    Adorei o post!! muita inspiração para este momento tão lindo e delicado!
    Estou grávida de 03 meses e já começo a encontrar dificuldades para me vestir, especialmente na hora de vir trabalhar...
    As dicas foram ótimas!!!
    Super beijo!
    Denise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deeeee, você tá grááávidaaaa! Que linda! Amei a notícia e fico feliz que o post tenha sido útil! Que essa criança traga ainda mais felicidades pra você, Leandro, sua filha e toda a família! Um beijo enorme! <3

      Excluir

Postar um comentário