Pra inspirar: looks sem salto

Eu adoro um salto alto, mas dependendo da ocasião não dispenso o conforto de um calçado rasteiro – e hoje há tantas opções que ninguém precisa sofrer de dores nos pés e pernas em prol de um visual estiloso. Pensando nisso (e atendendo ao pedido de uma leitora), preparei um post com muitos looks legais envolvendo somente flats. Só que eu gosto de fazer o serviço completo, né? Pois falei com as meninas da Arezzo Itatiba e escolhi alguns modelos sem salto disponíveis na loja para inspirar vocês ainda mais. Reparem na variedade; fiquei chocada com tanta belezura! 

Agora, vejam como incorporá-los na vida real!

Sapatilha: ícone de feminilidade, a sapatilha de bico redondo com lacinho é um clássico desde Coco Chanel. Por ser fechada, funciona em todas as estações do ano, do trabalho ao lazer. A versão colorida agrega uma interessância extra, principalmente quando coordenada a peças de outros estilos, como a calça jeans despojada. 

Bico fino: confere sofisticação por ser mais formal e adulto que bico redondo. Além disso, contribui para uma silhueta leve e alongada, ainda mais se a cor for próxima ao tom da pele. Amei a produção da blogueira Lu Ferreira, que comprova que ninguém precisa ficar refém do salto para estar elegante numa festa. O vestido estampado combinado à clutch com brilhos e à sapatilha com spikes ficou muito chique. Ela esbanja bom gosto!

Animal print: como boa fã de estampa de bicho, acredito no potencial que ela te, de incrementar propostas básicas num passe de mágica. Um look com blusa preta e jeans ganha outra cara com a sapatilha de oncinha; parece que dá mais vida, sabem? Para as apaixonadas por animal print, é artigo essencial. Já para quem tem dúvida se gosta ou não da padronagem, começar pelo sapato é uma boa dica, pois não é tão impactante quanto uma roupa.

Mocassim: mulheres clássicas amam os sapatos característicos do universo masculino, pois garantem aquele toque arrumadinho e boyish aos looks. Assim como eu, a blogueira Ana Soares adora um visual andrógino, mas divertido. Ela combinou a calça branca com uma t-shirt verde e o mocassim amarelo, mostrando que tradição não significa caretice. 

Oxford: meu preferido entre os modelos masculinos, o oxford rende produções cheias de atitude. Afinal, ele é tão confortável quanto um tênis, só que mais social. Minha musa número 1, Olivia Palermo, sabe ser fashionista com F maiúsculo. Ela usou o oxford preto de verniz com a calça skinny e ainda brincou com a mistura das listras entre a camiseta e o casaquinho, arrematando com a bolsa vermelha – outra referência da moda navy. Muito top!

Slippers: também chamado de loafers, os slippers lembram os antigos chinelos de dormir. Como minha sapateira está recheada de sapatos baixos, gosto de variar as cores e texturas – assim cada tem o seu atrativo. Então, por experiência própria, eu recomendo super a compra de um calçado metalizado, pois ele confere uma dose de glamour ao look. No caso dos slippers e dos calçados masculinos em geral, uma boa dica é coordenar com elementos femininos (como fiz ao escolher a saia de couro e camisa de oncinha), cruzando referências para um efeito moderno.

Espadrille: com a proximidade do verão no Brasil, a espadrille vem com tudo! Legal que, se for estampada, dá para se jogar no mix de padronagens – até mesmo de forma discreta, como fez a blogueira Julie Sarinana ao mesclar a espadrille listrada com a blusa floral. Como os elementos estão distantes um do outro, não fica uma proposta over (sendo uma boa sugestão para as iniciantes). De qualquer maneira, a ousadia e a criatividade estão presentes. 

Alpargata: outra opção que é a cara dos dias quentes (por ser fresca e leve) é a alpargata. O solado de corda dá um acabamento rústico e combina com produções casuais. Aproveite o calor para deixar as pernocas de fora e use com macaquinhos e jardineiras para um resultado alegre e despojado. Caso as peças tenham estampas, o visual ficará com mais informação de moda.

Rasteirinha: se a ideia é não sentir calor nos pés, a rasteirinha é a melhor amiga. Só que ela fica restrita apenas ao lazer, ok? Nada de levá-la para o trabalho. Eu, particularmente, gosto de modelos com um “je ne sais quoi” (tipo pedraria/brilho) e, por isso, salvei na minha pastinha de inspirações este look da Thássia Naves, com a versão dourada cheia de tiras. Um chinelinho mais charmoso, concordam? Detalhe para o lenço amarrado na bolsa e a camisa com nó – a blogueira sabe refinar até a proposta mais casual

Gladiadora: tem quem ame e quem odeie, mas é indiscutível o papel transformador da gladiadora no visual. Como ela tem uma pegada sexy por conta das tiras que amarram na perna, se quiser reforçar seu lado mulherzinha, abuse de peças femininas. Observem como um simples vestido preto fica com mais personalidade quando associado à gladiadora imponente. Pra quem tem receio de parecer achatada, vale adquirir a versão nude.

Lace-up flats: as famosas sapatilhas de amarrar caíram no gosto da mulherada e estão fazendo muito sucesso. Digo isso pelo feedback que recebi depois de escrever sobre o assunto na semana passada – uma galera falando que já aderiu a essa moda e outra turma contando que está doida para comprar. Também pudera: ele agrega o romantismo de uma sapatilha com uma pitada de sensualidade por conta das amarrações, sem falar nos benefícios (mencionados no início) do bico fino. O bom é que dá para incorporá-la tanto em looks de calor quanto de frio. Amei a proposta abaixo com a nuance do laranja, passando pelo camelo e areia. 

Tênis branco: outro modismo que já rendeu post aqui no blog é o tênis branco. Prático e descontraído, ele vem ganhando cada vez mais as ruas em produções nada esportivas. A blogueira Camila Coelho mostrou sua expertise ao combiná-lo com um vestido meigo de babados na barra. O resultado foi uma produção fashion e atual – nada desleixada.  

Slip-on: pra quem tem preguiça de cadarço, o slip-on é uma bela alternativa ao tênis tradicional por ser fácil de calçar. Também esbanja versatilidade e fica ainda mais interessante se usado com peças de outros estilos, como compôs a blogueira Annabelle Fleur. A saia é feminina e a camiseta é descolada, enquanto que o blazer é clássico e traz maturidade para o look. Assim não fica com cara de adolescente!

Ankle boot: para terminar, não poderia deixar de falar sobre as botinhas de cano curto com salto rasteiro – até porque elas não precisam se limitar à temporada de outono/inverno. Com shorts e quimono, a produção funciona para dias fresquinhos (aqueles de calor e chuva, sabem? Porque ninguém merece ficar com os pés molhados, haha). Adorei a proposta da Lia Camargo – uma blogueira apaixonada por calçados baixos devido à sua altura: 1,78m. 

Ufa, o post ficou gigante, mas espero que vocês tenham gostado das dicas e das inspirações que selecionei com carinho. Para quem se interessar pelos calçados da Arezzo Itatiba, a loja – situada na Rua Rui Barbosa, 220, Centro – está com uma coleção maravilhosa! Aproveitem que o Natal está chegando para fazer um pedido ao Papai Noel, hehe! 

Crédito das imagens: REPRODUÇÃO

Comentários

  1. Amei esse post Camila, pois estou usando pouquíssimo salto e precisando de idéias😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeee, que bom, Patty! Fico feliz, pois preparei o post com carinho! Obrigada pelo comentário também! Bjssss

      Excluir
  2. Amei as dicas Camila, eu adoro sapatilhas e flats

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, fico contente de saber, Claudia! Assim dá pra ficar estilosa com os pés no chão, rs! Bjão e obrigada pelo comentário!

      Excluir
    2. Ameeeeeiiii esse post. Não uso salto e essas dicas me trouxeram muitas idéias.
      Top mega master uber.
      Valeu, Camila
      Márcia

      Excluir
    3. Uhuuuu, fico muuuito feliz de saber que te inspirei de verdade, Márcia! Um beijo enorme e obrigada pelo feedback! =)

      Excluir
  3. Respostas
    1. Fico feliz de saber, Aline!! Obrigada pelo comentário! =)

      Excluir

Postar um comentário