Julgando pela aparência

A comemoração do Dia Internacional da Mulher foi muito especial para mim e para outras 130 mulheres que estiveram presentes ontem no Teatro Ralino Zambotto para prestigiar a palestra da querida consultora Ana Vaz, que demonstrou – por meio de fotos e argumentos – a importância da imagem pessoal e profissional e o cuidado que se deve ter, principalmente, no ambiente de trabalho, já que as mulheres conquistaram recentemente o mercado.

Ana reforçou em seu discurso os comentários que sempre faço aqui no blog: que as roupas podem valorizar sua personalidade, mostrar suas qualidades, traduzir seus valores, etc., já que julgamos (sim!) e somos julgadas pela nossa aparência em apenas cinco segundos! Somos seres “classificadores” e buscamos a coerência. As redes sociais também exercem influência na medida em que nos deixam cada vez mais visuais e ligadas à imagem.
Ana Vaz ministrou a palestra no Teatro Ralino Zambotto
O problema é que a maioria das pessoas não respeita o dress code no ambiente de trabalho. Como destacou a consultora, muitas vezes não há um código de vestimenta, mas não quer dizer que não exista uma imagem que pode te favorecer. “Então você pode trabalhar em um ambiente absolutamente casual, porém ter uma imagem interessante e positiva que vá te fortalecer de alguma maneira e não uma imagem infantil, de adolescente, ou até mesmo desleixada”, exemplificou.

Ela detalhou o significado e a mensagem que as cores transmitem, explicou como se vestir em ambientes casuais e formais (que já comentei por aqui!), além de como adequar o estilo pessoal à rotina de trabalho, pois o mercado ainda tem como referência principal o estilo clássico, que remete ao visual masculino, com cortes e linhas retas.

Em síntese, as pessoas devem perder a ingenuidade com relação à roupa. É preciso entender que ela serve não só para cobrir o corpo – por uma questão de recato, frio, conforto ou beleza. É, sim, uma poderosa ferramenta de comunicação que pode ajudar ou atrapalhar sua carreira. “Então às vezes é preciso deixar de lado o gosto pessoal para entender o local onde se trabalha e ser inteligente no uso da roupa”, atentou Ana.

Adorei o evento e a companhia! Abaixo, deixo vocês com as fotos de algumas pessoas especiais na minha vida que estavam presentes na palestra: 
Eu e Ana
Equipe da AICITA: Camila, Ana Flávia, Thaís, Raquel, Mariana, Bárbara, Sandra e Lídia
Iris, Lorena e Thais

Maria Angela e Flavia

Comentários