Desabafo sobre falta de ideias (e o futuro do blog)

Fiquei na dúvida se eu publicava este texto ou não... Mas daí cheguei a uma conclusão: se eu compartilho as coisas boas, por que não dividir as ruins também? Aqui nem tudo são flores (como na vida de qualquer pessoa comum). 

O fato é que tenho pensado em desistir do blog – não por falta de amor, mas por falta de inspiração. Eu adoro ter este espaço ajudar vocês a terem uma melhor relação com o guarda-roupa, a dar novos usos para as peças, enfim, abrir a mente para as inúmeras possibilidades que existem em nosso acervo. Porém, eu me cobro demaaaaaais. Procuro sempre fazer meus posts com carinho e dedicação (mesmo que isso signifique gastar muitassss horas no dia) e explicar o porquê das minhas combinações de forma detalhada. Para muita gente pode ser um saco ler tudo o que escrevo, mas sou jornalista, amo escrever e no meu blog me recuso a postar somente três linhas e dezenas de fotos. Eu gosto de produzir conteúdo próprio – o que significa, além de informação visual, ter escrita também! 

O problema é que há mesesss uma nuvem cinza paira sobre minha cabeça e minha criatividade está no nível 2 (numa escala de 0 a 10). Não consigo pensar em pautas legais, assuntos que eu realmente acho interessantes e que podem ser úteis a vocês. Para fazer nas coxas, prefiro não fazer. É por isso que aqui o post é dia sim, dia não. Primeiro que não quero postar todo dia qualquer coisa (tipo: o esmalte que tô usando no momento) só para dizer que as postagens são diárias. Isso é coisa para as mídias sociais, nas quais os textos costumam ser curtinhos. O blog tem que ser mais elaborado, mais pensado. 

Segundo porque as ideias andam beeeem escassas, até para me vestir! Terceiro: não quero começar a gravar vídeos só porque toda blogueira faz isso. Eu busco fazer o diferente aqui, já que a blogosfera tá recheada de Control + C, Control + V (sem mencionar a quantidade de textos com erros toscos de gramática. Affff, o povo quer ter blog sem saber escrever). Quarto: gosto de postar looks que usei, conforme a minha rotina, e não fotografar 27365921 opções e ir soltando se elas não correspondem a minha realidade, entendem? Tipo a blogueira que fotografa 50 looks na semana para fazer estoque e, de acordo com a temperatura do dia, ela publica um. Aqui é vida real, a inspiração (ou a falta dela) tem que ser real também. Também tento diversificar os assuntos para não ficar só no look, look, look. Imagino que seja cansativo ver somente isso. Vocês concordam ou tô viajando?

Pode ser que essa limitação da criatividade seja temporária; apenas uma fase ruim. Porém, tô contando tudo isso para que vocês não se surpreendam se eu decidir espaçar ainda mais os posts ou até mesmo dar adeus ao Vaz Com Estilo. Caso você goste muito deste espaço e não quer que eu o abandone, conversa comigo! Tô precisando de uma injeção de ânimo e é importante saber que tem gente interessada no que eu faço! Senão será só mais um incentivo à desistência...

Um beijo grande e bom final de semana a quem teve paciência de ler até aqui,

Camila

Comentários

  1. Heloísa Imada25/10/2014, 10:10

    Camila, eu te admiro muito poela sua dedicação pelo blog e também pela autenticidade das postagens, mais próxima a realidade e sem tanto jabá como vemos em muitos blogs por ai!
    Você é uma ótima inspiração e, como você mencionou, o fato de explicar o que está usando e o efeito das peças direitinho ajuda muito na hora de montar o look de forma mais interessante.
    Espero muito que você não abandone o blog, mas acima de tudo, que você se sinta bem!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Heloísa, vc sempre muito carinhosa comigo! Eu vejo o blog com um hobby - não é meu trabalho porque não ganho (quase) nada de dinheiro com ele. Mas é pra ser prazeroso, né? Às vezes a cobrança fala mais alto...
      Fico máster feliz de saber que te inspiro com os looks que uso (de acordo com a minha rotina) e com o conhecimento que tenho na área. Até porque acho fundamental falar com propriedade, sabe? Eu fui estudar sobre o assunto que me interessava e depois montei o blog. Hoje tem tanta gente q fala sobre tantos assuntos sem conhecer....
      mas, enfim, agradeço de coração seu comentário e sua participação aqui! Com certeza me dá ânimo para continuar! Um beijo e bom final de semana! <3

      Excluir
  2. Olá, Camila. Respeito sua decisão se não quiser continuar com o blog, mas antes preciso dizer que, apesar de não ser uma leitora assídua, o seu é um dos que eu mais gosto. Não tem vídeo, não tem cosméticos (que eu adoro), não tem glamour de semanas de moda, mas é o blog de uma mulher real, com um corpo real! Tem blogs de moda que eu acompanho, mas muitos looks não posso usar como inspiração porque não tenho mais de 1,70m e nem aquele estilo de vida.
    Como sugestão para a sua falta de inspiração (sei muuuito bem como é isso, pois sou profissional de área criativa), vou pedir que você faça algo que sinto muita falta na blogosfera: pesquisa de looks com mulheres reais. Várias blogueiras fazem pesquisa de looks mostrando tendências, uso de peças, cores, etc, mas são sempre mulheres muito magras. Nem é o caso de ir para o plus size, mas algo mais adequado ao corpo da brasileira, ao nosso clima e às nossas atividades.
    Por fim, vou dizer algo que aprendi e que faz toda a diferença na minha vida: se você gosta, vá em frente! É uma bênção, uma dádiva, poder se dedicar ao que se gosta. Isso é o que eu chamo de felicidade, o resto é cumprir obrigações sociais rs
    Beijos! Cassia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cássia, obrigada pelo comentário! Você traduziu exatamente o que é o Vaz Com Estilo: a realidade de uma mulher comum - antes enlouquecida com 2 empregos, hoje dona de casa; com uns quilos extras e nada magérrima como muitas blogueiras - e com um estilo de vida nada glamouroso. Real life mesmo!
      Sugestão acatada! Vou colocar aqui nos meus lembretes! Eu confesso que, quando quero ilustrar uma ideia com imagem da internet, me prendo somente ao look e não considero o tipo de corpo da "moça da foto". Mas ficarei mais atenta (e já tinha pensado em fazer um post com dicas para quem, como eu, está acima do peso).
      Eu realmente acredito que fazer o que se gosta é uma bênção, porém acho que eu estava carente, sentindo falta de uma comunicação com as leitoras - talvez só para ter a certeza de que alguém dedica alguns minutos do dia para ler o que eu escrevo! Por isso, agradeço novamente por vc ter parado para me deixar esse comentário tão sincero! Deixou meu dia mais alegre! Um beijo grande e bom final de semana

      Excluir
  3. Oi Camila seus textos prendem minha atenção, são criativos seu blog é dedicado a moda , mas vc poderia diversificá-lo com outros temas do cotidiano, acho que deixar de escrever não seria uma boa opção talvez espaçá-lo até que vc volte com força total isso acontece em qq profissão até mesmo uma dona de casa ás vezes tem vontade de largar td...Tomara que sua inspiração volte loguinho!!!Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que meus textos são interessantes! Confesso que já pensei em diversificar os temas, mas não curto muito a ideia. O foco aqui sempre foi a moda e acho que quem quer atirar para todo lado não acerta ninguém, sabe? Até porque eu quero escrever sobre assuntos que tenho conhecimento - sou consultora de Imagem & Estilo, estudei isso e assim me sinto apta a dar meus pitacos. Não quero falar sobre decoração, gastronomia ou qualquer coisa sem ter estudado, ter conhecimento na área... É o meu jeito, rsrs! Mas também sei que é uma fase temporária e vou me permitir espaçar a frequência dos posts se achar necessário - sem muita cobrança! Obrigada pelo apoio, viu? Bjão pra vc

      Excluir
  4. Camila,

    Conehci seu blog há uns 03 meses, mas desde então o visito diariamente, porque gosto das suas dicas e também porque vc tem o corpo parecido com o meu (já te disse isso, rsrs).
    Imagino o quanto deve ser difícil manter um blog atrativo, pois tem que ter tempo, criatividade e boas ideias, por isso entendo esse momento que vc está passando.
    Talvez seja interessante incluir outros tópicos, como decoração, culinária, mas isso irá depender do seu gosto e disponibilidade.
    No mais, gosto muito desse cantinho :)

    Beijos,

    Cintia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia! Fico contente de saber que as dicas são úteis - ainda mais pra vc que tem o corpo parecido, rsrs!
      É difícil mesmo! Sou jornalista e pensar em pautas diferentes nunca foi meu forte! Mas parece que o pouco de criatividade que tenho evaporou e por isso dei essa desanimada; me questionei, me cobrei e resolvi compartilhar as angústias com vocês.
      Sobre incluir outros tópicos, olha, já cogitei, mas descartei a ideia. Como mencionei no comentário acima, o foco do blog é moda e foi criado para compartilhar as dicas depois que fiz o curso de Consultoria de Imagem & Estilo. Acredito, sinceramente, que vc precisa dominar um assunto para escrever com propriedade sobre ele. Não estudei decoração, nem culinária, então não me sinto apta para falar sobre o assunto, porque aí seria somente cópia da internet, entende? Não quero fazer como tantos blogs por aí que atiram para todos os lados e falam de assuntos que não dominam. Para mim, ou vc tem talento ou vc tem conhecimento - e isso sim justifica um blog! Então, prefiro continuar sem ideias e manter meu foco do que palpitar e ser mais um Control C/ Control V.
      Agradeço de coração seu comentário! Esse feedback é extremamente importante não só para mim, como para vocês tb entenderem meu posicionamento.... rsrs
      Boa semana pra vc! =)

      Excluir
  5. olá :D acabei de conhecer seu blog e, após ler o primeiro post, já está nos meus favoritos. Logo depois li o post seguinte falando de falta de inspiração. Isso é normal..inspiração vai e volta, mas não desanime! Sou leitora nova, mas já gostei do seu espaço e acho interessante a ideia de que ele é real, é o dia-a-dia. Ideias: comentar estilos de personalidades que inspiram seus looks e como trazê-las pra vida real, como se vestem em outros locais do mundo, moda relacionada a cultura, etc. E aposto que quem acompanha aqui deve entender esse seu momento e torce pra que o blog continue de pé ;) Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, fico muito feliz que te conquistei com um post, Shahira, rsrs! Pois é, a falta de ideia para os posts motivos todo esse desabafo. Mas percebi que muita gente, assim como eu, gosta deste espaço - e sei que posso oferecer algo para as pessoas que estão em busca de blogs reais. Aqui não tem glamour, mas tudo é feito com muito carinho! Gostei das suas sugestões! Algumas pessoas me pediram post sobre o estilo das americanas aqui, mas chega a ser desanimador... Ao menos onde moro elas são bem desleixadas e não rola fotografar os looks, kkkkkkk! Mas vou tentar colocar me prática um plano B. Obrigada pelo comentário, viu? Um beijo e boa semana

      Excluir
  6. Oi Camila! É normal passarmos por momentos assim...não se "cobre" (não sei se escreve assim) tanto. Faça posts mais espaçados, não há nada de mal nisso. Como sugestão, faça matérias sobre como usar determinada peça, cor, como escolher peças clássicas para as mais básicas e a escolha cuidadosa de peças datadas para as mais fashionistas. Apesar de tanta informação, eu ainda tenho dúvidas se jeans destroyed é datado, aonde eu posso ir com ele, onde não, e por aí vai...Vc pode fazer também, uma coluna fixa semanal com dúvidas das leitoras, as opções de como usar uma peça, etc ...Não vou mentir, não sou leitora assídua, mas quando entro leio todos os atrasados. Prometo que vou comentar mais pra te animar. Este espaço é muito gostoso, leve e com ideias ótimas. Espero que não pare, apenas dê um descanso para si mesma, que logo as inspirações voltarão a te visitar. Um beijo Camila e parabéns pelo conteúdo de qualidade. Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana! Agradeço muito seu comentário! Desde que publiquei o post acima venho recebendo tantas mensagens carinhosas, de incentivo, que desisti de desistir.. rsrs
      Sobre suas sugestões, muitas das coisas eu já faço em meus posts (as dicas estão presentes no meio do texto dos looks) e tenho a coluna Encalhada para tirar dúvidas das leitoras também. Se quiser, manda foto que te ajudo, viu?!
      Fique à vontade para comentar seeempre! Realmente tô tentando descansar a mente e não me cobrar tanto... e já estou sentindo diferença com as ideias!
      um beijo grande e bom restinho de semana para vc!

      Excluir
  7. Que bom que vc desistiu de desistir...É, realmente voltei, fui fuçar e vi que tudo o que eu te sugeri, já tem! Acompanho seu blog há alguns meses e não tinha visto tudo ainda...então Camila, apenas descanse um pouco, fique um tempo sem fazer NADA, por que isso é necessário também. E quanto à coluna "Encalhada", já vou separar alguma coisa aqui, porque peças encalhadas, infelizmente, é o que não faltam...Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, que bom que fuçou! São dois anos de posts, então tem bastante dica!
      E pode mandar foto para a seção Encalhada q vou dedicar um post a vc! O e-mail é camila.estilo@gmail.com
      Bjão pra vc, Adriana!

      Excluir

Postar um comentário