Foco no planejamento em 2016

Um belo dia pedi ideias de posts no Snapchat (a criatividade tirou férias, haha) e a leitora Thais Timoteo deu uma sugestão muito interessante: a importância do planejamento para alcançar nossos objetivos – nada mais apropriado para a época do ano, afinal, 2015 está terminando e chegou a hora de pensar no que queremos para 2016! Pra dar esse empurrãozinho, resolvi  falar com quem entende do assunto: a Thais França é master coach com ênfase em Liderança e Programação Neurolinguística, além de jornalista e consultora de Imagem & Estilo como eu (fizemos juntas o curso do Senac-Campinas).

Nossa conversa foi longa e rendeu dicas preciosas. A Thais explicou que planejar – mais do que organizar ações para execução, tornando-as metas concretas e não apenas sonhos – é uma tarefa que “calibra” o cérebro para a realização. “É por isso que no livro ‘O Segredo’, que virou best seller no mundo todo, a autora afirma em cada capítulo a necessidade de acreditar e focar seus planos e desejos. Nosso cérebro trabalha inconscientemente para direcionar a realização de nossas metas! Daí é preciso entrar a ação, claro, mas passos importantes já foram dados pela simples decisão tomada de planejar”, esclareceu.

Por isso que, para se ter um ano melhor, é necessário simplesmente decidir que ele será melhor! “Escolher que 2016 será lindo, inesquecível, cheio de amor, prosperidade e sucesso é o ponto de partida. Encarar os problemas como aprendizados e perceber intenções positivas por trás de cada um deles fortalece o crescimento, amadurecimento e ameniza as dores”, apontou Thais.

Entretanto, é comum o ser humano enumerar as resoluções de ano novo e não levá-las a sério. Primeiro, muitos já procrastinam, deixando para começar só depois do carnaval... outros fazem lista com palavras e não dão “corpo” para os objetivos. “É preciso saber bem o que se quer, o que não quer e já prever meios para que esses itens se concretizem. Metas são sonhos com pernas; se não forem ‘SMART’ (esperto, em inglês) elas nunca vão chegar a lugar algum”, atentou a especialista.

Vejam como é simples de entender (exemplos extraídos do site MetaSmart):

S pecific (Específica)
É comum ouvir alguém dizer: “Este ano quero fazer uma pós-graduação”.
Muito bom, mas em quê? Marketing? Finanças? Temas e assuntos não vão faltar. Aproveite e defina o tempo de duração do curso, a instituição, cidade ou até país.

M ensurable (Mensurável)
O dito-cujo diz: “Quero ganhar dinheiro este ano”.
Parabéns, quem é que não quer? Isso não é meta.
Meta é escrever: quero ganhar X mil reais brutos este ano, quero poupar X ou quero comprar uma casa de até X mil reais, por exemplo.

A ttainable (Alcançável)
Não adianta colocar algo muito acima de sua realidade que logo gera desânimo e desistência.
Juntar R$ 10 mil para quem ganha um salário mínimo pode ser uma missão impossível, enquanto para o diretor de uma grande corporação pode ser uma obrigação mensal.
É importante definir objetivos compatíveis com nossa realidade. Se o que você quer não faz parte de sua realidade, crie metas para chegar até lá.

R elevant (Relevante)
A meta é ainda mais desafiante quando está ligada ao seu propósito de vida, a algo que o realiza quando se faz uso dos seus dons singulares.
Procure traçar metas que o levem ao sentimento de realização. A sensação de cumpri-la paga todo e qualquer preço pelo caminho percorrido.

T ime-Based (Temporal)
Toda meta deve ter um prazo para ser cumprida. Exemplo: quero mudar de emprego em 6 meses ou quero realizar um trabalho voluntário na igreja de meu bairro durante todo o segundo semestre deste ano.

Thais acrescentou ainda que fazer uma lista de metas bem encorpadas com base na meta SMART certamente impactará no sucesso da realização. Além disso, é importante deixá-la em local visível e de fácil contato (como na agenda, colada na porta do guarda-roupa, nas notas do celular, etc.) para que sejam lembradas e executadas. 

Então, não percam mais tempo e transformem suas vidas! “A melhor estratégia para um futuro promissor é entender que ele ainda não chegou e amenizar a ansiedade com a certeza do presente. O único momento da vida que podemos fazer diferença é ‘agora’. Sábio e com mais possibilidade de acerto é aquele que decide com base no que sente e no que se vê capaz de executar e planejar agora, com metas bem definidas e assertivas, que não comprometam sua saúde física, emocional e ou financeira”.

O trabalho que a Thais desenvolve com seus clientes (chamados de coachees) tem o objetivo de levá-los de um estado ou momento atual para outro melhor, possibilitando mais sucesso, mais ação, mais ganhos com inteligência emocional. Os encontros semanais podem ser realizados pessoalmente ou via Skype, com duração de 1h a 1h30. O processo dura até dois meses e meio de forma contínua, então em todo este período mais autoconhecimento está sendo trabalhado e revelado. Para informações adicionais, o e-mail é contato@estilothais.com.br

Espero que tenham gostado do post e se inspirado para ser a mudança que desejam em 2016!

Comentários

  1. Nossa eu amei, ficou mto bom!!! Vou montar pra mim, to precisando, tenho mtos objetivos pro ano que vem e realmente quero realiza-los!!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeee, que bom, Thais! Agradeço sua sugestão, pois realmente adorei o tema! Agora só depende de você mesmo pra alcançar os objetivos! Um beijo e obrigada pelo comentário! =)

      Excluir
  2. Adorei o post!!! O SMART eu conheço do PMBOK. Parabéns! Achei bastante interessante. Aline (@dicasmaismais)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente de saber que você gostou, Aline! Eu não conhecia essa Meta SMART e foi ótimo pra aprender! Um beijo e obrigada pelo comentário!!!

      Excluir
  3. Camila, ótima jornalista além de ótima consultora de imagem! Captou superbem o nosso papo e escreveu um texto super elucidativo. Que bom que colaborei. Um Beijão e sucesso! E que em 2016 todos cumpram suas metas, todos realizem seus sonhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço de coração sua disponibilidade em compartilhar conhecimento e dicas tão úteis! Preparei o post com carinho, de forma a inspirar as leitoras! Desejo tuuuudo de bom pra você também em 2016! Bjããão

      Excluir

Postar um comentário