O desafio do mix de estampas

Semana passada, novamente comandei um desafio fashion no Instagram a convite da querida Bella Braga (@achadosbabados) – uma das organizadoras desta brincadeira que incentiva a mulherada a se divertir com a moda, postando seu look do dia e trocando experiências. O tema da vez foi mix de estampas, já que tenho bastante experiência e me tornei referência na combinação de padronagens diferentes. 

Baseada nas técnicas da Consultoria de Imagem & Estilo, fui postando dicas variadas (das simples às complexas) para ajudar as instafriends e o resultado não poderia ter sido melhor: mais de 500 publicações na hashtag #mixofprintsweek. Sucesso total! Como forma de agradecimento, preparei este post com os looks de segunda a sexta (espero não ter esquecido de ninguém!). O que me chamou a atenção foi que elas se atreveram a ousar, independente de peso, altura, idade ou tipo físico. Da magrinha à gordinha, todas abraçaram a causa e usaram listras – uma padronagem fácil de coordenar, mas que têm fama de “engordar” – sem medo de ser feliz!

Como bem resumiu a Bella, o tema proposto não foi fácil, porém as mulheres cumpriram o desafio com louvor, empenhando-se e superando-se. Tanto que, ao final, os elogios rolaram soltos. “Nem preciso dizer que super amei a semana e a possibilidade de montar looks nunca pensados antes”, comentou a Daniele, uma das participantes que estava receosa no início do desafio, mas que pegou gosto pela proposta.

Eu sempre bati na tecla que, além de imprimir ousadia e modernizar o visual, o mix de estampas é um recurso interessante para versatilizar o guarda-roupa, assim ninguém “condena” uma peça estampada para ser usada somente com uma peça lisa. “Foi um mega desafio, mas foi compensador poder otimizar as roupas que já tenho e não fazia ideia de que combinavam”, declarou a Raquel. 

Com o passar dos dias, elas foram ganhando confiança e elevando o grau de dificuldade das combinações. “Confesso que foi bem difícil para mim que não tenho costume de misturar estampas, mas gostei de ter tentado e aprendi como fazer”, afirmou a Patty. Ela, inclusive, é uma das que sempre comenta o quanto minhas dicas são úteis – e eu super me dedico a postar o que é relevante para a mulher da vida real, aquela que tem mil e uma atividades para dar conta e se desdobra para arrumar tempo para cuidar de si mesma.

Também deixei claro que a ideia do desafio era estimular a criatividade para sair da zona de conforto, mas respeitando o estilo pessoal. Por isso, muitas meninas focaram as estampas nos calçados e acessórios (bolsas, cintos e lenços), a fim de criar uma produção discreta, mas ainda assim com informação de moda. Como as peças estavam longes uma da outra, o visual ficava menos “poluído” para as iniciantes. 

E para você, cara leitora, que ainda encara o mix de estampas como um bicho de sete cabeças, seguem alguns conselhos:
  1. Separe um tempo para olhar seu guarda-roupa e identificar todas as peças estampadas que possui;
  2. Escolha aquilo que deseja usar e observe as cores do desenho;
  3. Posicione a peça perto das outras, procurando qual estampa tem a mesma cartela de cor;
  4. Encontrou? Então seu mix dará certo porque as tonalidades irão se repetir nas duas peças, garantindo harmonia e coerência para seu visual. Acredite em mim: você não vai fazer feio!
Outra dica legal é coordenar estampinha com estampona e, se ainda assim achar que a proposta está exagerada, aposte em uma peça de sobreposição (colete, blazer, jaqueta), pois ela irá abafar a quantidade de informação. Agora, só depende de você desbravar novos horizontes dentro do próprio armário! Quem sabe não acha tesouros perdidos?

Comentários

  1. Ca, eu nem costumo comprar peças estampadas pra não ter que lidar com esta questão. Mas sempre vejo suas combinações e agora acho que estou pronta pra tentar! Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aeeeee, Mel! Fico muuuuito feliz de saber que você está disposta a se arriscar! Pelo menos assim você vai saber se gosta ou não! Digo isso porque muitas meninas semana passada no Instagram diziam que não sabiam como fazer, daí começaram devagar só nos acessórios e na sexta-feira já estavam misturando as roupas! Acredite: é viciante, rsrs! Beijos e obrigada pelo comentário =)

      Excluir
  2. O post ficou lindo Camila!! Super completo!! Sem dúvida suas dicas foram fundamentais!!������
    Bjs,
    Gal do @lookfastfashion!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gal!!! Q alegria te ver por aqui! Fico muito contente de saber que você gostou do post! Um bju grande e boa semana!

      Excluir
  3. Lírian Torres26/10/2015, 18:38

    Uma linda iniciativa, com dicas ótimas pra levantar o alto astral da mulherada! Lírian do @my.daily.looks ��������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lírian linda, você brilhou no desafio! Fiquei muito feliz com seu comentário e visita ao meu blog! Um beijo e obrigada!

      Excluir
  4. Camila vc arrasa na mistura de estampas. Depois de ver suas combinações me inspirei e combinei uma estampa com listras e ficou lindo! Pareciam peças novas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, muito obrigada pelo carinho, Rose! Fico suuuper feliz de saber que consegui te inspirar e te estimular a compor looks com mix de estampas! Isso vai dar nova cara pras suas roupas mesmo! Um beijo e bom restinho de semana pra vc!

      Excluir

Postar um comentário