10 curiosidades sobre a vida nos EUA

Na enquete informal que fiz há algum tempo no Facebook, algumas leitoras pediram posts sobre minha rotina aqui nos Estados Unidos. Sei que a vida americana realmente desperta curiosidade, afinal, é outro País e outra cultura. Pois bem! Passei dias pensando sobre o que escrever, então listei 10 tópicos sobre os mais diversos assuntos.

Começando pela minha casa: aqui é bem comum ter carpete nas residências por causa do clima frio. Eu tenho carpete nas escadas, na sala de TV e em todos os quartos. Pela mesma lógica também temos lareira.

Também é comum banheiras nos banheiros e, para tomar banho, você precisa ficar em pé dentro delas, pois o chuveiro está acima.

Tanto na antiga casa quanto nesta a cozinha já veio equipada. Não precisamos comprar nem fogão, nem geladeira, nem micro-ondas, nem máquina de lavar-louça. Uma observação: conheço pouca gente no Brasil que tem lava-louça. Gente, vocês não sabem o que estão perdendo! A máquina é uma mão na roda – uma das melhores amigas da limpeza (junto com o aspirador)! kkkkkkkk

Ter faxineira aqui é luxo! Por isso que fui obrigada a aflorar meu lado Amélia. Então, toda quinta lavo os banheiros e, na sexta-feira, faço a faxina nos demais cômodos. Quem me viu e quem me vê! Mamãe ficou toda orgulhosa quando veio me visitar, né mamys? 

Um hábito comum dos americanos é fazer um “garage sale” para vender seus pertences (roupas, móveis, tranqueiras) na porta de casa a preço de banana. Os motivos são vários: mudança de residência/cidade, troca por versões mais novas... É bom para quem compra e para quem passa pra frente, abrindo espaço para o novo.

Agora sobre alimentação: a gente consome comida congelada com certa frequência (tipo uma vez na semana). Descobrimos um parmegiana de berinjela que é uma delícia, mas também comemos lasanha, pizza (porque o marido gosta de massa fina, o que é uma raridade), pão de alho, peixe, frango empanado e até sobremesas. Eu garanto: é gostoso!

Também sou viciada em suco de limão siciliano e aqui tem misturas “exóticas”: mirtilo (blueberry) com limão; manga com limão, framboesa (raspberry) com limão... se deixar tomo um galão desses sozinha num dia. Raramente compro a fruta para fazer suco; a praticidade me faz adquirir tudo pronto! 

Agora sobre trânsito. Com o dinheiro do antigo carro no Brasil, comprei um aqui (o marido tem outro) para poder me locomover. Dirigi com a CNH brasileira por seis meses, porque depois ela venceu. Daí fui obrigada a tirar a habilitação americana e aprender, na autoescola, sobre as regras americanas. Por exemplo: em muitos cruzamentos há placas de “Pare” para os 4 motoristas. Sai primeiro quem chegou primeiro! Poucas vezes vi um motorista querendo tirar vantagem da situação e ser o apressadinho. Imagina se funcionaria no Brasil?! kkkkkkk

Ao mesmo tempo, polícia, ambulância e bombeiros têm total prioridade no trânsito. Ao ouvir sirene, os motoristas – de ambas as faixas – encostam onde puderem para deixar a rua livre para o veículo passar. Eles realmente são educados e quase nunca buzinam, por nada. Os limites de velocidade também são respeitados nas ruas e estradas.

Não existe saúde pública aqui. Tudo é particular. Nós temos um seguro saúde, que funciona como o seguro de carro no Brasil. Porém, em março, tive uma péssima experiência e senti no bolso o quanto preciso me cuidar. Fui parar na Emergência por conta de pedras no rim e, quando chegou a conta do hospital, quase caí dura. É muito caro – e eles cobram tudo, até o ar que você respira.

Eu teria muita coisa ainda para contar, mas vou ficando por aqui para não deixar o post quilométrico. Quem tiver mais curiosidades pode deixar as perguntas nos comentários que respondo com prazer!

Comentários

  1. Alessandra Gotardo21/06/2014, 10:45

    carpetes em todos os comodos, lareira, alugar casa com todos os equipamentos de cozinha e nao ter o luxo de uma empregada...exatamente como na Irlanda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vida duuuura no Hemisfério Norte, né Alê! Espero q vc venha me visitar um dia! =)

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que bom que gostou, cara leitora! Da próxima vez deixa seu nome, ok? Adoro saber quem acompanha o blog =)

      Excluir

Postar um comentário