Encalhada – calça xadrez

Preciso começar este post dizendo que eu queria pra mim a Encalhada de hoje, haha! Desde o ano passado, estou em busca de uma calça xadrez e eis que a querida leitora Priscilla me pediu ideias para potencializar o uso da sua. “Eu sempre achei calça xadrez uma peça muito estilosa e quando vi na vitrine da loja passei um tempo pensando se deveria comprar ou não. Eu gosto dela, mas o problema é que, por ser de um tom marrom clarinho com a estampa em vermelho e marrom mais escuro, a única combinação que faço é com uma blusinha branca que tem um detalhe marrom na gola, sapatinho marrom ou tênis branco”, explicou.

Como missão dada é missão cumprida, cá estou eu para expandir a mente da Priscilla com muitas sugestões! E já adianto: nada de se restringir somente às cores da estampa! Limitar-se pra que?! Vamos então às inspirações:

Opção 1: comecemos pela combinação tradicional em P&B! Não é porque a calça “puxa” pro marrom (e eu, na verdade, enxergo cinza, kkkkk) que não se pode combinar com preto. Aliás, o tecido é tão discreto que vai funcionar com quase todo o arco-íris! E não sei quão ousada a Priscilla é, mas com um top cropped fica lindo, seguindo a linha “sexy sem ser vulgar”. 

Opção 2: insira toques coloridos nos acessórios para alegrar o visual. Eu, particularmente, amei a primeira imagem abaixo com a blusa de decote ombro a ombro (que está super em alta). Os tons quentes do laranja, vermelho e até o pink dos scarpins casam perfeitamente com a estampa da calça.

Opção 3: coordene com qualquer peça em jeans – da camisa (minha preferida!) à jaqueta! O tecido é neutro e deixa a produção mais despojada, quebrando a seriedade da calça.

Opção 4: tons sóbrios como o verde-militar, azul-petróleo e bege são boas alternativas se você gosta de uma proposta “combinandinha”, porém nem tão óbvia! Eles conversam com a tonalidade da estampa, garantindo harmonia.

Opção 5: a Priscilla comentou comigo que tentou compor um look com vermelho, porém ao se olhar no espelho se sentiu “over”. Talvez porque se trata de uma cor poderosa que impõe respeito e, como a calça já tem informação, ela acha que carrega demais. Minha dica é apostar na nuance escura do vermelho, no caso, o vinho! Fica menos “cheguei” e mais elegante (é uma das minhas combinações preferidas, pois o marrom é “primo” do bordô).

Opção 6: abuse dos tons pastel (rosa, azul, amarelo, bege) para criar uma imagem feminina e delicada ao mesmo tempo. 

Opção 7: quando quiser demonstrar energia e criatividade, aposte em cores vibrantes.

Opção 8: agora falando sobre o tipo de roupa, as camisetas são boas amigas da calça xadrez. Esportivas, elas rendem um interessante mix de estilos junto à calça, cuja padronagem é clássica.

Opção 9: se a produção estiver muito básica, vale acrescentar uma terceira peça para dar um up. Com a chegada da primavera/verão no Brasil, os coletes assumem o papel dos blazers e sofisticam a proposta. O modelo perfecto, em couro (fake), imprime um ar “rocker”.

Opção 10: já no outono/inverno, a jaqueta de couro é uma excelente escolha para um visual cool e nada careta. Outra opção quentinha é o tricô – e se for trançado ficará ainda mais legal pelas texturas diferentes entre os elementos. 

Opção 11: claro que não poderiam faltar dicas para brincar com o mix de estampas! Escolha peças de cores parecidas à calça, independente da padronagem (poá, quadriculado ou listras). Como uma fã de animal print que sou, adoreeeei o segundo look abaixo com o casaco de onça, já que os tons remetem ao marrom e dará certinho com o xadrez. E não precisa coordenar somente roupa com roupa; sapatos e bolsas (vide as fotos acima com clutches) também funcionam! Ouse sem medo de ser feliz!

Agora mais do que nunca eu necessito de uma calça xadrez, kkkkkkk! Gostaram deste post? E quem também precisa deste serviço de desencalhamento que eu ofereço aqui no blog – com sugestões embasadas na Consultoria de Imagem & Estilo – pode enviar foto da sua peça-problema para o e-mail camila.estilo@gmail.com. A dúvida de uma pode ser a mesma que de outras leitoras! =)

Crédito das imagens: REPRODUÇÃO

Comentários

  1. Camilaaaaa, que post mais lindo!!! Amei, de verdade!! Algumas coisas ainda me parecem muito ousadas mas grande parte eu quero experimentar pra ontem já! Adorei que você mencionou o vinho porque comprei uma blusa nessa cor semana passada, aí quando tirei as fotos pra te mandar, fiquei pensando exatamente que queria testá-la com esse tom mais "fechado". Pode ter certeza que a minha calça xadrez vai sair pra passear comigo muito mais vezes agora!! Obrigada de novo, um beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeeee, fico muito satisfeita de ler isso, Priscilla! Preparei com o maior carinho pra te ajudar! Não se limita mesmo só às cores da estampa, tá? Ela é tão discreta que não vai ficar "esquisita" com cores coloridas. O laranja, por exemplo, é da mesma família do marrom! Arrisca mais que tenho certeza que não vai fazer feio! Um beijo e obrigada pela oportunidade de contribuir na sua vida! =)

      Excluir
  2. Amei o post, vou adaptar a calça por uma saia xadrez que tenho e não uso à bastante tempo por falta de inspiração, más com seu post tenho certeza que vou usá-la bastante!!!
    Bjos linda 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, fico feliz que o post tenha sido útil pra você também, Cassia! E se você tem uma peça encalhada manda a foto pra mim que eu farei um post pra te ajudar! Um beijo e obrigada pela visita! =)

      Excluir
  3. Amei muitas das produções e agora tb quero uma calça xadrez pra chamar de minha! Com acessórios laranja ficou divina! Parabéns Cá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também ameeei, Mel! espero encontrar uma boa, bonita e barata neste outono/inverno, kkkkk! Beijosss e obrigada pelo comentário! =)

      Excluir

Postar um comentário