Inverno pede xadrez

Clássico do inverno, o xadrez volta com força nesta temporada. Por conta dessa moda, escrevi uma matéria para a Q! Revista, detalhando o nome correto de cada padronagem e dando dicas de como usá-las. Teve até foto minha na página! Confira:

Junho e julho são meses das tradicionais festas caipiras, momento em que muitos resgatam do guarda-roupa aquela camisa xadrez de cores alegres. Entretanto, a estampa quadriculada já se tornou um clássico e promete ganhar as ruas novamente neste inverno.

Nas semanas de moda do início do ano, o xadrez marcou presença nas passarelas e foi bastante recorrente em coleções de diversas marcas estrangeiras, como Ralph Lauren, Michael Kors, Marc by Marc Jacobs, Jil Sander Navy, Betsey Johnson, entre outras.

Assim, para esta temporada, opção é o que não falta. Os xadrezes aparecem em cores e formatos variados, dos mais modernos aos retrôs, às vezes coloridos ou em tons lavados e desgastados. 

Moda 

Um dos destaques para este ano é a estampa pied de poule, que significa pé de galinha em francês. Popularizado por Coco Chanel, tem como característica o quadriculado com as pontas mais alongadas, tradicionalmente nas cores branco e preto, inspirado em pegadas da galinha. 

Há ainda outras padronagens clássicas, como o príncipe de Gales (perfeito para roupas de alfaiataria pela predominância de cores sóbrias, como o cinza e o preto); tartã (geralmente na cor vermelha e com quadrados grandes ou médios, é símbolo das famílias tradicionais da Escócia); madras (estampa delicada, marcada por tecidos leves e linhas coloridas); vichy (de quadrados miúdos, aparece bastante em aventais e toalhas de mesa, tendo como tons predominantes o vermelho, branco e preto); argyle, que tem o formato de losangos; e o xadrez Burberry (que remete à marca registrada da grife de luxo britânica).

Peças

Além das camisas, a estampa também está presente nos casacos, blazers, suéteres, vestidos, calças e até calçados e acessórios (principalmente lenços e cachecóis).

Democrática, a padronagem vai bem nas produções básicas do tipo camisão + jeans + tênis, ou serve para deixar aquele look balada mais despojado, com uma sobreposição de camisa xadrez com vestido e salto.

Quanto às cores, a escolha dependerá do seu estilo. O xadrez mais clássico ou com os desenhos pequenos em tonalidades neutras combinam com mulheres mais discretas. Já as estampas grandes e com tonalidades fortes são ideais para quem não têm medo de ousar.

Vale, inclusive, apostar em mais de uma peça com a padronagem no mesmo look ou combiná-lo com outras estampas, como a de flores, pois esse mix enriquece a produção, tornando-a mais criativa.
Mix de estampas com xadrez
Se você ainda não aderiu a essa moda, não pense duas vezes. Xadrez também é elegante e combina com várias ocasiões, beneficiando tanto homens quanto mulheres.

O importante é apenas levar em consideração a região do corpo que você quer destacar com a estampa. Assim, desviará a atenção de onde quer passar despercebida! 

Gostaram? Aguardem as próximas matérias!

Comentários