Jeans: curinga do guarda-roupa masculino

Para dar sequência à divulgação das matérias que escrevi para a atual edição da Q! Revista, hoje publico no blog o texto sobre a importância da calça jeans ideal para o homem, já que se trata de uma peça-chave no guarda-roupa. Mas não basta tê-la; encontrar o modelo adequado ao tipo de corpo faz toda a diferença! Leia a versão na íntegra: 

Criada pela dupla Levis Strauss e Jacob Davis em meados do século XIX para ser usada pelos mineradores do Oeste americano por sua durabilidade e resistência, a calça jeans deixou de ser apenas roupa de trabalho para ganhar status de luxo devido aos investimentos de grandes marcas. Hoje não há quem não tenha sequer um modelo no armário, tornando-se peça curinga, principalmente para eventos informais.  

Para o homem – que busca praticidade na hora de se vestir –, a calça jeans é uma verdadeira aliada. “É basicamente a peça chave do vestuário masculino, pois hoje, com o leque de opções em lavagens e fits, ele está pronto para qualquer ocasião”, destacou a proprietária da loja Lui, Elisabete Simões. 

Os modelos de calças mais comuns são: straight (que é o clássico por ter o corte reto, ou seja, a mesma largura em toda a perna), skinny (mais justo desde a cintura até ao tornozelo) e o boot cut (que favorece quase todos os homens por ter as pernas ligeiramente mais largas a partir do joelho).  

Vaidade à parte, é importante considerar o formato do corpo na hora de escolher o par de jeans. Ao conhecer seu tipo físico e os modelos que melhor o veste, o público masculino terá mais agilidade na hora das compras, podendo ser um momento prazeroso e que ainda levantará seu ego. E quem não gosta de se sentir bem com a roupa certa? 
Modelos straight, skinny e boot cut, respectivamente
Dicas 

Para homens altos e magros, os jeans retos e o boot cut são os mais indicados, pois valorizam a boa forma física. Já quem é baixinho e magro deve evitar jeans que sejam muito largos ou muito justos. O skinny pode ser uma boa opção, de preferência em um tamanho acima do seu usual. No entanto, o melhor modelo é reto, que vai vestir confortavelmente o corpo. A dica é escolher calças com bolsos com abas para dar dimensão e volume ao bumbum.

Para quem está acima do peso, o ideal é um modelo com uma cintura média de 2 a 3 dedos abaixo da cintura natural (para desviar a atenção dos quilos a mais). Ele deve optar por peças que não sejam muito largas e nem muito justas e evitar bolsos traseiros com botões ou abas, muito grandes ou muito pequenos, para não chamar a atenção para esta região. 

Na hora de compor o look, a proprietária da Lui dá a dica. “Um homem mais moderno, com atitude, pode apostar nos modelos straight e straight slim (semelhante ao skinny) e combiná-los com itens de camisaria para um visual perfeito”, sugere a empresária. Nos dias frios do inverno, a produção pode ser arrematada com tricôs e blazers (em couro, brim ou veludo).  

Nesta temporada, segundo Elisabete, a novidade fica por conta das lavagens e dos acabamentos diferenciados. Vale lembrar que, além da calça, o homem pode apostar nas jaquetas do mesmo tecido para compor looks despojados. 
As jaquetas jeans também fazem sucesso com o público masculino
Diante de tamanha versatilidade, o jeans transita do trabalho a um happy hour. Entretanto, para trabalhar, ele é indicado apenas em ambientes casuais ou com código semi-formal (neste caso geralmente liberado às sextas-feiras, na chamada “casual Friday”). Porém, a recomendação é dar sempre preferência aos modelos com lavagem escura, sem manchas, que são os mais parecidos com as calças sociais.  

Já para eventos, ele está liberado quando o traje indicado à ocasião é o esporte – como aniversários infantis, batizados, churrascos, almoço com os amigos. Porém, atenção! Em casamentos – independente do horário –, o jeans nunca deve ser usado pelo excesso de casualidade. Além de não errar e não se sentir deslocado durante o evento por conta da roupa inadequada, o respeito ao dress code é sinônimo de consideração com o anfitrião!

Comentários