Estilo x Profissão

É tão gostoso quando recebo a Q! Revista e vejo que foi publicada mais uma matéria que escrevi... Fico orgulhosa de mim mesma por poder compartilhar meus conhecimentos como consultora de Imagem & Estilo e dar dicas para que as pessoas possam aprimorar sua imagem pessoal e profissional. 

Desta vez, na edição dezembro/janeiro, meu texto abordou os diferentes estilos nas profissões, mostrando como evidenciar sua personalidade no ambiente de trabalho sem exagerar! Saiba abaixo como explorar todo o seu potencial - por dentro e por fora:

Clássico, romântico, dramático, sexy, natural, expressivo ou esportivo? Qual o seu estilo? Sim, porque mundo tem estilo, já que ele é o reflexo da personalidade, valores e atitudes de cada pessoa, revelando ao mundo quem ela é. Assim, o ambiente de trabalho é um dos locais em que você pode demonstrar a sua marca por meio dos seus looks.

Isso não significa que os decotes profundos, vestidos colados ao corpo ou saias no meio da coxa estão liberados – mesmo que você seja uma grande adepta do estilo sexy. O ambiente profissional pede seriedade. 

Advogados e executivos de empresas da área financeira, por exemplo, sabem que precisam passar uma imagem de alguém confiável, estável e maduro. O guarda-roupa desses profissionais geralmente está recheado de ternos ou tailleurs de saia ou calça (no caso das mulheres), camisas de cores e estampas sóbrias, blazers de qualidade e bom corte, sapatos com design mais discreto, assim como os acessórios. Aqui o estilo clássico impera, em consonância com o dress code formal.

Entretanto, a dica é investir em alguns elementos para tirar a rigidez e a formalidade excessiva, como o uso de cores ou estampas um pouco mais vivas para misturar com as peças clássicas. Vale também mesclar um item mais moderno – como uma bolsa num tom mais dramático, porém pouco agressivo, como o vinho – para deixar o look menos antiquado. Evite também usar conjuntinhos de acessórios, como brinco e colar, pois projetam uma imagem de pouca criatividade e atualidade.

Romantismo que aflora

Já se você trabalha em uma multinacional, sabe que o clima é um pouco menos formal, mas ainda exige uma produção que transmita credibilidade e descontração ao mesmo tempo. Para se tornar acessível aos clientes e colegas de trabalho, dê um toque romântico ao visual. Por exemplo: uma camisa rosa claro combinada a uma calça risca de giz ajuda a quebrar a monotonia. 

Em contrapartida, a criatividade no look de trabalho está liberada para profissionais das áreas de Comunicação, Tecnologia da Informação, Moda, Arquitetura, Turismo, entre tantas outras, pois a maioria das empresas segue o código casual de vestimenta. O profissional precisa passar uma imagem de uma pessoa flexível, capacitada e receptiva a novos desafios. Atenção apenas se você tem o estilo dramático como o principal: nada de se vestir de forma teatral no ambiente de trabalho. Não deixe que as roupas falem mais do que você. 

Aqui está liberado o uso do jeans (de preferência de lavagem escura, sem manchas) com camisas e blusas de texturas e cores vivas. Uma boa combinação é o mix de peças mais formais (alfaiataria) com peças mais casuais (como malhas e jaquetas). Cuidado apenas se você é esportivo demais para não transmitir desleixo. O trio jeans + camiseta + tênis nunca é a melhor opção na hora de trabalhar, até mesmo em ambientes muito casuais. 
 

Independente do seu estilo, saiba que o local de trabalho não combina com: bermudas e shorts, barriguinha de fora, calças com cós super baixos, roupas com cara de esportista ou de balada. Lembre-se que você é julgado pelo o que veste todos os dias.

Comentários