Post especial: os ‘extras’ que fazem diferença

Depois do post sobre os itens essenciais do guarda-roupa (relembrem aqui), resolvi ir além e elencar as peças que complementam estes clássicos e ajudam a multiplicar meu acervo pessoal. Aqueles extras que fazem a diferença, sabem? O assunto é tão rico que Costanza Pascolato dedicou um capítulo do seu livro “O Essencial” para explorar o tema. Só que as peças que ela elegeu não são as mesmas que eu escolhi – e provavelmente cada um tem a própria lista dos queridinhos para deixar os looks mais poderosos. De qualquer maneira, acredito que ao compartilhar meus investimentos certeiros mostro como fazer o dinheiro render mais no armário. Então, sem mais delongas, vamos aos meus eleitos:

  • Camiseta e calça preta
A famosa t-shirt é discreta, charmosa e porque não dizer sexy também – depende apenas de como é combinada. Eu a encaro como uma tela em branco, pois aceita colares, blazers/jaquetas/cardigãs e ainda é amiga das mais variadas calças, especialmente jeans. O “X” da questão aqui é a qualidade da peça para não dar a impressão de desleixo.
Já a calça preta dispensa comentários, né? Ela é salvadora da pátria quando não sabemos o que usar no trabalho ou em ocasiões que pedem um pouco mais de formalidade. Por isso, transita com tranquilidade do dia para a noite. Minha modelagem preferida é a bootcut (ou flare), pois a abertura a partir do joelho dá a sensação de coxas e quadril menores (e beneficia todos os tipos físicos).

  •  Saia longa e cardigã
Ah, eu sou fã de saia longa! É uma peça democrática que substitui a calça jeans no ambiente informal de trabalho, sendo confortável e arrumada. Gosto desta porque é feita de um tecido que não arma e seu corte evasê (levemente aberto em direção à barra) favorece minha silhueta, disfarçando o quadril. Para quem é baixinha, a dica é usá-la com um salto alto, de modo que o comprimento da saia cubra todo o calçado. Pernas longas à vista!
Por sua vez, o cardigã de tricô é curinga para dias mais fresquinhos e vai bem com calças, saias e vestidos. Pode ser liso ou estampado – escolha o que melhor combina com seu estilo. Esta peça simples e sofisticada é também uma bela alternativa ao blazer para eventos informais. Além disso, é capaz de valorizar seu tipo físico conforme o modo de abotoamento (neste caso, optei por marcar minha cintura).

  • Trench coat e echarpe
Se tem um peça que considero icônica é o trench coat! Não tem como não associá-lo com o modelo básico da Burberry – um dos meus sonhos de consumo. Acho chique e atemporal, ainda mais na cor bege. Como ainda me falta di$po$ição para comprá-lo, fico feliz com este da H&M, pois cumpre bem seu papel de “casaco comprido para dias de frio/chuva”. O melhor: é estiloso tanto para as mulheres quanto para os homens.
Já a echarpe é daqueles itens com personalidade própria, garantindo requinte imediato para quem a carrega. Versátil, ela possibilita muitas amarrações, mas se você não sabe o que fazer, simplesmente deixe-a cair sobre o corpo. Geralmente funciona como a terceira peça do look, enriquecendo a produção. E engana-se quem pensa que ela só pode ser usada no inverno; no verão, é útil nos ambientes com ar condicionado. Com certeza uma boa aquisição!

  • Óculos de sol, bolsa de couro e maxicolar
Não poderia esquecer dos meus acessórios preferidos! São eles que dão um upgrade instantâneo nos looks e a grande vantagem é que são mais baratos do que as roupas para se investir.

Acho que toda mulher deveria ter pelo menos um par de óculos de sol, daqueles poderosos e de qualidade, que representem bem o estilo pessoal e combinem com o formato de rosto. Eles chamam a atenção para esta parte do corpo, fortalecendo sua imagem. Não é à toa que algumas pessoas têm os óculos escuros como sua marca registrada!
Também acho indispensável uma bela bolsa de couro, que acompanha e complementa qualquer produção – e, por favor, não precisa combinar mais bolsa com calçado! Este conceito está ultrapassado! O importante é a qualidade do material e acabamento. Para mim não tem look que se salve se a bolsa estiver em mau estado – mesmo que o restante esteja impecável. Por isso, observe seu acervo com carinho para verificar a necessidade de substituição.
Entre as bijuterias, acho que já está claro para quem acompanha o blog o quanto sou apaixonada por maxicolares – verdadeiros transformadores do nosso visual. Gosto deste caráter “bombástico” para trazer mais ousadia ao look – e muitas vezes ele é mais importante do que a própria roupa que estou vestindo. Mas, para não ficar excessivamente exagerado (afinal, tudo tem limite), opto por brincos menores, deixando apenas o colar em evidência na região do tronco.

  • Sapatilha de bico fino
Por último, considero a sapatilha como uma verdadeira amiga do guarda-roupa feminino (tanto que ela foi usada em quase todas as fotos acima). Que mulher resiste a tamanho conforto? Não, você não precisa estar de salto alto para se sentir elegante! O diferencial aqui está no bico fino, que traz mais requinte do que o arredondado (que tende para o casual). Além disso, o bico fino contribui para uma silhueta mais leve e alongada, deixando a produção um pouco mais sensual e adulta.

Ufa! Sempre me empolgo com este tipo de post e ele fica gigante; porém, recheado de informações interessantes. Espero que vocês tenham gostado e que agora passem a visualizar melhor o potencial de cada um dos meus eleitos. Quem sabe eles podem ser adaptados na rotina de vocês também e conquistar novos corações! =D

Comentários