Um exemplo de força de vontade

Hoje o post é diferente do que costumo publicar aqui no blog. Acredito que todo mundo precisa – de vez em quando – receber uma dose de motivação para retomar aquele projeto que andava parado ou focar ainda mais para alcançar os objetivos. Pensando nisso, fiz uma entrevista com a colega jornalista Leila Bonfietti Lima, que adotou um novo estilo de vida e em 12 meses emagreceu mais de 40 quilos! Hoje, aos 29 anos, a autora do blog Penteadeira de Cores é um exemplo de superação e força de vontade. Abaixo, compartilho com vocês um pouco da história da Leila. Vale a pena ler e se inspirar:
A busca pelo equilíbrio, registrada em seu corpo por uma tatuagem
Por que você decidiu emagrecer? O que te motivou a mudar de vida?
Apesar de ter sido uma criança grande (alta), nunca estive acima do peso na infância e sempre fui bastante ativa nessa época. Mas comecei a engordar na pré-adolescência, com 10 anos, quando passei pela minha primeira nutricionista. Nessa época aprendi a comer um pouquinho de verdura (antes eu comia zero).
Com 17 anos decidi emagrecer novamente (para ir para Porto Seguro no terceiro colegial), então, passei por um endocrinologista. Emagreci 13 quilos muito rápido, mas, como não segui as orientações dele, passei fome, não incorporei a atividade física em minha rotina e engordei o triplo.
Com 21 anos fui à outra nutricionista: nenhum resultado.
Com 24 anos comecei a tomar remédio para hipertensão e, mesmo assim, com todo mundo muito preocupado comigo, não resolvi mudar de vida. Afinal, as pessoas que amo gostavam de mim daquele jeito, por isso, não precisava mudar. Tudo era muito cômodo.
Depois de três anos tomando remédio para hipertensão, com 27 anos, após ver meus pais e meu namorado realmente preocupados com a minha saúde, resolvi mudar. Mas dessa vez coloquei na cabeça que as coisas teriam que ser diferentes. Eu tinha que mudar os meus hábitos para a vida toda e não apenas fazer um regime para perder alguns quilos.
Então, no início de 2012, meu pai me matriculou em uma academia (eu não tive coragem de ir sozinha). Não ia todos os dias, mas já era um começo. Nessa época também fui ao consultório de outra nutricionista, que foi muito realista comigo. Saí de lá chorando, mas com a certeza de que precisava mudar. Então, comecei a levar a atividade física mais a sério e a alimentação também. Mas, como não queria tomar nenhuma decisão radical que me fizesse desistir por “não aguentar” no meio do caminho, adotei a filosofia do “devagar e sempre”. Não cortei nada de início do meu cardápio e sempre me permiti comer normalmente durante o fim de semana, claro que sem exageros, mas também sem restrições, porque essa mudança teria que ser para a vida toda.
O antes e depois do abdômen da Leila
Quantos quilos perdeu no total e quanto tempo levou?
Nessa filosofia, cada quilo eliminado era comemorado, pois eu não tinha noção dos resultados que iria alcançar. O que eu queria mesmo era ter hábitos mais saudáveis.
De janeiro de 2012 a janeiro de 2013 eliminei 43 quilos. Depois disso, como o excesso já tinha sido eliminado, iniciei outra batalha: manter o peso. Muitas pessoas me disseram que emagreci rápido, no entanto, do mesmo jeito que emagreço rápido, também engordo rapidinho; por isso, não posso descuidar. E este ano, com viagens e jogos da copa, estou com cinco quilos a mais e correndo (literalmente) atrás para voltar ao peso que conquistei. 
Emagrecimento durante o ano de 2012
Qual o antigo tamanho de suas roupas e o atual?
Cheguei a usar calça e bermuda jeans 58 e hoje tenho duas calças jeans 40. Mas isso depende muito da confecção. Acredito que o meu manequim correto seja 42, mas em confecções maiores consigo usar 40 e nas menores, 44. Isso tudo é inimaginável para mim porque saí do número 18 de criança, dos famosos conjuntos de moletom, para a calça jeans 44. 
Leila veste a antiga bermuda tamanho 58
Em que momento caiu a ficha de que realmente tinha “chegado lá”?
Tive algumas grandes alegrias, como conseguir usar roupas que não caiam bem para mim antes, como shorts para sair à noite, por exemplo. Entrar na loja, escolher uma roupa e ela te servir como uma luva não tem preço, porque quantas não foram as vezes em que saí chorando das lojas por não conseguir comprar a peça que eu queria e por ver o olhar de dó (ou preconceito) da vendedora.
Outro momento muito marcante foi quando parei de tomar o remédio para hipertensão e recebi os parabéns do cardiologista quando viu os meus exames dentro dos parâmetros normais (antigamente eles eram todos alterados).
Completar uma corrida de rua também foi um marco, já que NUNCA imaginei que isso poderia acontecer. Ficar em terceiro dentro da minha categoria (feminino de 18 a 29 anos) em duas provas, então... nem consigo descrever a felicidade.
A diferença nas pernas com os quilos a menos
O que mudou internamente depois do emagrecimento?
Hoje a atividade física é o meu vício. Fico mal humorada quando não pratico nada. Suar é uma terapia, pois nessa hora esqueço os meus problemas e relaxo. Minha vida mudou para melhor em todos os sentidos e como sempre fui muito preguiçosa, nunca imaginei que o exercício me faria tão bem e que a corrida, em particular, me traria tantas vitórias e realizações pessoais. A única coisa que consigo dizer é que tudo isso é inimaginável e maravilhoso. 
Leila com seu pai, Paulo, praticando atividade física
Quais as dicas que você pode dar para as pessoas que desejam eliminar os quilos extras?
Tenha paciência. Perder peso é legal, claro, mas ser saudável é melhor ainda. E para ser saudável é preciso mudar aos poucos.
Pratique esportes! (NUNCA me imaginei falando isso. Eu era MUITO preguiçosa haha, mas a sensação depois de praticar uma atividade física é maravilhosa e a superação é incrível. Não acreditava, mas a endorfina realmente faz milagres).
Não se cobre demais! É um pouco difícil falar isso, confesso. Cobramos-nos e somos cobrados em todos os momentos. Mas desde o começo sempre tive muito claro em minha mente que iria seguir a dieta à risca e me permitir alguns prazeres de vez em quando, pois isso é uma mudança para a vida. Quando alguém me dizia (ou eu lia na internet ou em revistas de dietas): PERDI 40 QUILOS, nunca imaginava que isso poderia acontecer comigo e, principalmente, sem passar fome ou grandes traumas. E, cá estou eu, dando o meu depoimento e dizendo tudo o que todo mundo sabe que é preciso fazer para emagrecer.
Eu, assim como você, sempre soube o que era preciso para ter uma vida saudável e eliminar o excesso de peso. Mas o difícil não era eliminar esses quilos, e sim sair da inércia e da nossa zona de conforto (afinal, somos bem resolvidas com nós mesmas, somos bonitas mesmo estando acima do peso e temos amigos, namorados, maridos e familiares que nos amam do jeito que somos – e que bom!). Mas é exatamente pensando nessas pessoas queridas que devemos ter hábitos mais saudáveis.
E, por isso, acho tão importante dar o meu depoimento. Muitas pessoas duvidaram que eu eliminaria tudo isso de peso, na verdade eu mesma duvidava de mim. Mas se eu fui capaz, você também é! Boa sorte!

Comentários