Como combinar as cores

O curso de Consultoria de Imagem & Estilo que fiz no Senac-Campinas em 2011 me transformou por completo – não somente meu guarda-roupa. Lembro com muito carinho das aulas com as professoras Carolina Furtado, Justine Armani e Ana Vaz, todas com excelente bagagem e muito conhecimento para ser compartilhado. Eu passava a semana ansiosa para o próximo encontro, a fim de absorver o máximo de conteúdo que pudesse, trocar ideias, mergulhar no mundo da moda que tanto me encantava. 

E, dentre tantos assuntos que aprendi, um dos meus preferidos foi sobre a coordenação de cores (claro que o top foi sobre mix de estampas) – quando fui apresentada ao círculo cromático:

Como sei que muita gente tem dúvida na hora de compor um visual mesclando diversos tons “coloridos”, tentei montar um post bem ilustrado com fotos de looks e de como usar o círculo cromático – para explicar algumas técnicas de forma didática e simples. Claro que no fim das contas é importante ver o que diz o espelho (até porque não existe um esquema melhor ou pior e cada um pode inventar o que quiser!), mas é sempre bom saber por onde começar. Lembrando que os demais complementos do look, valendo para todas as dicas abaixo, podem ser em branco, preto e cinza (consideradas não-cores).

Dica 1: é possível combinar 2 ou 3 cores – ou suas nuances – localizadas vizinhas no círculo (tipo rosa e vermelho) ou com um intervalo de 1h (tipo azul marinho com verde-água), a chamada “harmonia por semelhança”.

Dica 2: Cores que ficam opostas no círculo rendem um belo contraste e um visual marcante (tipo a coordenação de violeta e amarelo)! 

Dica 3: Você também pode escolher 3 cores, formando um triângulo:

Dica 4: Há ainda a possibilidade de combinar 4 cores, formando um quadrado ou retângulo:

Dica 5: Por último, uma combinação monocromática com cores da mesma família, variando apenas seus tons:

Para quem não quer chamar muita atenção, o truque é misturar entre roupas e acessórios as nuances mais neutras/escuras/claras de cada cor. Inclusive, todas estas técnicas podem ajudar a inovar a roupa de festa. Ninguém precisa usar seeeempre sandália prata, dourada ou qualquer outro tom metalizado. É claro que eles funcionam, mas nada impede de fazer uma coordenação diferente conforme a cor do seu vestido.

Viram que dá para se divertir com este círculo cromático, né? Vale até imprimir e colar na porta do guarda-roupa para ficar fácil na hora de montar o look. E vocês não têm que seguir somente essas dicas, porque este post não é a palavra final no assunto e sim apenas um guia inspirador. A ideia é exercitar mais a criatividade e não limitar o uso de determinada peça porque não se tem com o que combinar. 

Espero que vocês tenham gostado e aproveitem para sair cada vez mais coloridas por aí. Beijos e bom final semana!

Comentários

  1. Gostei !!!! Vou tentar ousar mais nas combinações, sua explicação foi bem bacana. Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz q vc tenha gostado, Eliane! Sempre bom uma ajudinha na hora de coordenar as cores, né? Um bju e bom fds pra vc tb! Obrigada pela visita

      Excluir
  2. Oi Camila, adorei o post. Super fácil de entender, e como sempre tenho alguma cliente com dúvida nesse assunto, compartilhei lá na minha página do face viu. https://www.facebook.com/naicastroimagemeestilo

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que honra, Naiara! É sempre útil dar dicas de como usar o círculo cromático (e minha formação como jornalista, além de consultora, ajuda na hora de escrever de forma simples e objetiva! Obrigada pela visita no blog e boa semana!

      Excluir

Postar um comentário