Maquiagem: contorno e iluminação

A maquiadora freelancer e colunista do blog Mariana Calza está de volta para dar dicas preciosas para vocês! Então fiquem atentas:

Olá meninas! No post de hoje vamos falar de algo que gera muitas dúvidas e pode fazer uma grande diferença na maquiagem: contorno e iluminação. 

Mas o que é contorno e iluminação e pra que servem?

A técnica de contorno e iluminação é uma forma utilizar a luz e a sombra tendo em mente uma regra básica: tudo que é escurecido é escondido ou suavizado e o que é iluminado aparece. 

Com esta técnica podemos:
  • Afinar o rosto
  • Suavizar testa grande ou larga
  • Afinar o nariz
  • Suavizar queixo grande
  • Suavizar papadas
  • Deixar o rosto com um formato mais harmonioso
Para que os efeitos sejam satisfatórios, você deve sempre respeitar seu formato de rosto e o que mais gosta em você. Lembrando que a maquiagem é algo extremamente pessoal, com treino e testes você verá o que funciona melhor para você. Sem neuras de perfeição!

Abaixo demonstro a técnica completa, mas você pode, e deve, adaptá-la de acordo com o horário e o tipo do evento. Não é necessário fazer isso todos os dias. No caso da modelo, fiz os contornos com tons de base. Mas para um resultado mais suave também é possível preparar a pele com a base comum e depois contornar com o pó mais escuro, sempre esfumando. 

Com a pele limpa, hidratada e após o primer, apliquei a base/corretivo 1 ou 2 tons mais claros do que a pele para destacar as áreas: dorso do nariz, abaixo dos olhos (olheiras), queixo, acima dos lábios, lembrando que cada tipo de rosto vai pedir iluminação e contorno em áreas que podem não ser iguais as da modelo, que mostra a iluminação de forma generalizada assim como o contorno.

No contorno é o contrário, utiliza-se base/corretivo de 2 a 3 tons mais escuros do que o tom da pele para aprofundar as áreas onde aplicado, por exemplo para afinar o nariz costuma-se passar a cor mais escura nas laterais do mesmo, passado logo abaixo das maçãs do rosto dá a impressão de rosto mais fino.

Finalizando, aplico um corretivo claro logo abaixo das sobrancelhas. 

Para esfumar usei o pincel para base primeiro nas áreas claras, depois nas escuras, também pode ser feito o acabamento com a esponja. 

Em seguida apliquei um pó translucido, blush e iluminador com um pouco de brilho, acima das maçãs, para dar um glow à pele. 

Atenção: o contorno e iluminação devem ficar bem suaves, esfume bem para a marcação ficar sutil. Sem exageros.

Créditos
Make: Mariana Calza
Modelo: Angelica Fumachi de Araujo Oliveira

Lembrando que a Mari dá cursos de automaquiagem e atende em casa, fazendo maquiagens personalizadas de acordo com a ocasião. Para contato, o e-mail é maricalza@gmail.com e o celular, (11) 97072-7629.

Comentários