Mala de viagem: peças indispensáveis para o frio

Vai viajar para um país onde o frio até amedronta e não sabe o que vestir? Pois este post é a solução dos seus problemas, haha! Minha mudança para os Estados Unidos, precisamente para o noroeste do País (quase na divisa com o Canadá), me trouxe alguma experiência quando o assunto é look de inverno e é isso o que eu quero compartilhar hoje. É claro que o roteiro influencia muito, mas supondo que você vá passar boa parte do dia ao ar livre – exposta a baixas temperaturas e ao vento – algumas peças são essenciais na hora de arrumar a mala.

Para não chegar despreparada, vale a pena comprar, aqui no Brasil, blusa e calça térmicas (tem post completo neste link). Elas serão a primeira camada de roupa na proteção contra o frio. As minhas são da Decathlon, mas recomendo também as peças da Uniqlo – que tem lojas nos EUA, França, China, Hong Kong, Indonésia, Japão, Coréia, Malásia, Filipinas, Rússia, Singapura, Taiwan, Tailândia e Grã-Bretanha.

A sobreposição será sua melhor amiga, até porque quando você entrar em ambientes fechados (com calefação) poderá tirar algumas peças. Então, por cima da blusa térmica, vem um suéter – variando entre um tricô comum, lã merino ou cashmere (dependendo da temperatura do dia/noite). Ah, fleece é outro tecido que esquenta bastante (meu marido tem uma jaqueta da marca Quechua comprada na Decathlon. É feia, mas útil). 

O inverno brasileiro é tranquilo, mas acredito que suéter todo mundo tem em casa. Já o casaco principal deve ser comprado no país de destino porque, além de mais barato, o material é adequado para aquele clima. Eu recomendo muito os modelos acolchoados de pena de ganso (down), pois ainda não encontrei nada mais quente do que eles. Vantagem extra: podem ser amassados e ficam compactos na mala.

Outra opção é apostar nos casacos de lã/feltro. Eles não são tãããão quentes, mas com certeza deixam o visual mais bonito, rsrs! Daí vale ponderar: estar elegante ou aquecido? Lembrando que cada pessoa tem uma tolerância ao frio, então a quantidade de camadas depende de você (se achar necessário, coloque uma camiseta de manga longa antes do suéter). Já na parte de baixo, a legging térmica normalmente é suficiente para deixar as pernas quentinhas. Por isso, uma calça comum basta.

Quem não sente muito frio pode combinar um casaco que vá até o meio da coxa/joelho com saia/vestido/shorts e meia-calça por cima da legging térmica.

Se for corajosa, não precisa usar a legging (só a meia), mas aí recomendo uma bota de cano longo (porque assim as pernas acabam sendo protegidas “por tabela”). Aliás, a escolha do calçado depende muito do programa: as botas de couro, estilo montaria, não são quentes o suficiente se a ideia é ficar ao ar livre o dia todo. Na minha opinião, couro não esquenta! Digo isso porque estava com meia de lã e a bota over the knee no Réveillon e meus pés congelaram depois de passar 6h andando por Seattle com temperatura abaixo de 0. 

Elas são úteis quando a programação inclui aquele “entra e sai” de comércios, hotéis e restaurantes. No geral, é importante observar a sola do calçado: quanto mais grossa, melhor.

Para encarar a neve, jamais indico bota de couro, pois na primeira pisada o pé ficará molhado e você vai congelar. Neste caso, é necessário um calçado apropriado! Eu não curto a UGG em si (parece uma pata de elefante), mas um modelo similar, com pelinhos por dentro e waterproof, com certeza é uma boa aquisição para garantir a saúde durante toda a viagem.

Acessórios também são indispensáveis para cobrir as extremidades. Se o frio estiver de lascar, não adianta proteger o corpo e deixar as mãos ou orelhas de fora. Por isso, abuse de chapéus/gorros/boinas. Para quem mexe no celular o dia inteiro, luva compatível com touch screen é vida! Já o cachecol ajuda demais a aquecer a região da garganta. Daí vale apostar em cores e estampas para variar a cara do look, até porque são itens baratos para se investir (também deixe para comprar no seu destino, já que faltam opções eficazes no Brasil). 

Bom, acho que são estas as dicas básicas para enfrentar o inverno rigoroso do Hemisfério Norte. Espero que, com essa lista, eu consiga ajudar as viajantes a aproveitar o melhor de cada lugar de forma quentinha e segura!

Comentários

  1. Adorei o post Camila!
    Apesar de não ter viagem marcada para o frio (infelizmente), acho que algumas dicas são válidas para os dias mais rigorosos do inverno brasileiro!
    Qualquer dia, faz um post com suas botas! Fiquei curiosa rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que bom que achou o post válido, Helo! Acredita que tenho duas botas novinhas, modelo over the knee, que não deu tempo de usar no inverno americano???
      Vou anotar sua sugestão! Bjs e boa semana, querida!

      Excluir
  2. O look de casaco branco está TOP! :)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom garota! Amei o post!!!
    Mas, prefiro não viajar nos próximos 50 anos para onde tem neve...rsrsrs
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha, foi meio traumático pra vc, hein amiga?! Mas neve é legal!! Um bjuuu

      Excluir
  4. Bem legal o post, um dia quando for viajar para algum lugar que tenha neve vou recorrer a ele. Gostei muito do seu casaco rosa, achei ele maravilhoso. Beijos
    http://trendtotal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia! Que bom que gostou do post, pois preparei com carinho! E este casaco pink é meu xodó também, rsrs. Tem vários looks com ele no blog! Um bjuuu e obrigada pelo comentário!

      Excluir

Postar um comentário