Pra inspirar: looks com scarpin

Adoro quando minhas leitoras dão sugestões de post (fiquem à vontade, tá?) e o de hoje é especialmente para a Mariana, que pediu ideias para usar scarpin agora no inverno brasileiro. Achei ótima a pauta, afinal, que mulher não possui ao menos um par no armário? Eu mesma sou fã desses sapatos fechados que deixam o peito do pé livre, pois a sensação é de pernas alongadas. Se o bico for fino, é amor ao quadrado; tanto que na minha sapateira há diversas opções – dos tons neutros aos coloridos e estampados. Então, com base nos conhecimentos da Consultoria de Imagem & Estilo, espero contribuir com boas dicas e inspirações (escolhidas a dedo) para incorporá-lo no dia a dia.

O clássico dos clássicos é o scarpin preto, companheiro de trabalho da mulherada que atua tanto em ambientes formais quanto informais. Não é à toa que ele é considerado um curinga do guarda-roupa, já que é capaz de “levantar” até looks mais simples, conferindo elegância e poder. Quem não se sente adulta e segura com um par destes nos pés? A principal vantagem é a facilidade de combinação: por ser neutro, ele vai bem com qualquer cor. Porém, que tal fugir da produção all black (típica da estação) e brincar com estampas e texturas? Animal print, tricô e partes de cima em tons pasteis ou acesos (alegres) vão deixar o visual mais moderno. Confiram algumas propostas:

A versão nude também costuma fazer sucesso no guarda-roupa feminino justamente por ser da cor da pele, reforçando o efeito de silhueta longilínea. A meu ver, ele é tão versátil quanto o sapato preto. Reparem na variedade de partes de baixo: da tradicional calça jeans à jardineira, passando pelas saias e vestidos. O modo como vocês coordenam os elementos (das cores às várias camadas de roupa) é o que agrega interessância ao look. Mais inspirações para sair do comum:

Partindo para o universo “colorido” dos sapatos, elegi o vermelho (em suas diferentes nuances) como uma cor que rende muitas possibilidades. Eu tenho um par burgundy que uso demais, inclusive com meia-calça preta, marrom ou marinho por funcionar como um “falso neutro”. Já o vermelho vivo insinua sensualidade, então vocês devem ponderar qual rumo querem dar ao visual. Gosto bastante de combiná-lo com peças verdes e azuis (neste caso, para explorar a moda navy). Em contrapartida, as mulheres discretas podem apostar na dupla P&B.

Já o scarpin azul é uma alternativa colorida sem ser espalhafatosa para o ambiente de trabalho quando o intuito é variar o preto básico. Durante as aulas do curso de consultoria, aprendi que o azul é o primeiro colocado nas pesquisas de preferência de cores porque projeta uma imagem de autocontrole, tranquilidade e ‎maturidade. Ao mesmo tempo, pode comunicar um certo conservadorismo. Portanto, vale a pena misturar com outras tonalidades, como o rosa, amarelo, laranja ou verde. Visual criativo à vista! E o legal é que, agora no frio, dá pra combinar com meia-calça para alongar as pernocas.

Quem gosta de um look Barbie vai amar o scarpin pink, afinal, é um sapato de adulto que remete à infância de toda menina. Neste caso, a dica principal é escolher elementos mais clássicos e/ou despojados para não ficar com cara de boneca. Jeans e o couro são bons companheiros. Eu curti muito a última foto da montagem abaixo, pois a moça optou por uma paleta sóbria (calça camelo, camiseta cinza e blazer marinho), deixando o scarpin brilhar sozinho. 

Por último, não poderia faltar a minha estampa preferida ever: onça! Detalhe que eu não tenho um par desses; por enquanto, estou me contentando com a versão de cobra, que é igualmente versátil. Em geral, animal print dá certo com qualquer outra padronagem, então deixem a ousadia aflorar e se joguem no mix de estampas. Para quem não é tão arrojada, vale investir em uma produção monocromática e tornar o sapato o foco das atenções. 

A meu ver, estes são os scarpins que têm mais chances de estar presente no acervo feminino, mas as ideias acima podem ser aplicadas a outras cores e, inclusive, com as sapatilhas. Post mil e uma utilidades, haha! Com este empurrãozinho e o sapato certo nos pés, tenho certeza que vocês vão arrasar nos looks daqui pra frente!  

Crédito das imagens: REPRODUÇÃO

Comentários

  1. Amei as dicas e as fotos escolhidas!!! bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Verônica! Fico feliz que você gostou! Fiquei um tempão procurando os looks mais legais e que tivessem algo de diferente, afinal, o básico todo mundo sabe fazer sozinho e eu procuro inspirar as leitoras a abrir a cabeça para novas possibilidades! Agradeço seu comentário também! Beijos e boa semana

      Excluir
  2. Amei o post e as dicas! A dica do vermelho com azul eu adoro! Estou doida por um rosa, mas não achei nenhum ainda! Parabéns pelo post! Bjossss

    Www.amigasevaidosas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que vc gostou do post, Ellen! Acho que na coleção de verão das lojas vai ser mais fácil encontrar o seu futuro par pink (lembro que a Arezzo lançou no verão passado). Obrigada pelo comentário também! Bjão pra vc!

      Excluir
  3. Adoro scarpins!!! Tenho um nude da Arezzo (que já está bem surrado) e um preto cpm recortes da Vizzano, que comprei baratinho no site da Marisa. Penso em investir em um animal print e um pink, acho super estilosos.
    Bjos
    Cintia Lisboa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia! Com certeza as suas futuras aquisições serão úteis e darão aquele ar de mulherzinha para os pés - e aqui você já encontra looks para te inspirar! Obrigada pelo comentário, mais uma vez! <3

      Excluir
  4. Puxa Camila, fiquei emocionada quando vi o post sobre o scarpin...eu não tive tempo de enviar as fotos mas nem foi necessário, vc arrasou. O post está cheio de idéias e dicas muito importantes, não tem como não aproveitar. Eu adoro a cor azul e não sabia que projeta uma imagem de autocontrole, tranquilidade e ‎maturidade. Adorei aprender! Mais uma vez, vc fez toda a diferença. Grande abraço, Mariana - São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana! Fiquei me perguntando se vc iria ver este post, rs! Depois da sua sugestão, fiquei me perguntando como poderia falar sobre o assunto de forma interessante... Passei muitas horas caçando as fotos na internet, porque não é qq coisa que me agradava, kkkkk! Mas no final achei que ficou com um bom conteúdo entre texto e inspirações práticas! Agradeço de coração seu comentário! =)

      Excluir
  5. Nossa, amei esse post, ficou muito bom. Pro meu acervo só falta o vermelho!!! Os seus são lindos, são todos de uma mesma marca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grasi! Fico que bom que você gostou do post!! Os meus são de marcas variadas: preto e cobra da Santa Lolla; amarelo neon e o vinho da Arezzo; azul, pink e nude de uma marca aqui dos EUA chamada Nine Weste; o branco é da Zara; e o listrado colorido comprei de uma coleção de estilista famoso em parceria com a Target daqui. Bjsss e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  6. Camila, post super aprovado, parabéns! Quero aproveitar e tirar uma dúvida: o que você acha de scarpin, flare de couro e casaco de inverno (lã em pasta, sabe?)? Achei a combinação estranha, talvez uma bota de salto fosse mais adequada. Sou do (F)Rio Grande do Sul e estou sem coragem de usar scarpin :( Beijo, Melissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Melissa! Que bom que você gostou do post! Sobre sua dúvida, eu adoro esta combinação (já até usei um look assim: http://www.vazcomestilo.com.br/2014/12/look-confraternizacoes-de-fim-de-ano.html).
      A questão é mais saber se você não vai ficar incomodada com os pés desprotegidos, mas não tem nada de "errado". Espero ter ajudado! Bjão pra vc

      Excluir
  7. Amei todos os looks!
    Dá vontade de caprichar sempre! !!!
    Beijo Cá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeee, fico feliz que você gostou, Mel! Obrigada por comentar! bjssss

      Excluir

Postar um comentário