Sobreposição de peças no inverno

Mais uma edição da Q! Revista está circulando pelas ruas de Itatiba e região e a novidade é que desta vez escrevi duas matérias: uma para a coluna de Moda e outra para a de Turismo, contando um pouco das minhas aventuras aqui nos Estados Unidos. 

Para começar, vou deixar vocês com dicas de looks envolvendo várias camadas de roupas para aquecer o corpo e, de quebra, enriquecer o visual! Confira abaixo o texto na íntegra:

"O inverno bate à porta e é hora de tirar os casacos do armário. Enquanto alguns acham que a estação esbanja elegância e sofisticação, outros acreditam que é difícil se vestir bem nesta época, pois têm que optar entre se proteger do frio ou montar um look estiloso. A solução para esse dilema está no exercício da sobreposição – também conhecida como “efeito cebola”.

Investir em várias camadas de roupas, misturando diferentes texturas e estampas, ajuda a enriquecer a produção e, dependendo das peças escolhidas, contribui ainda para alongar a silhueta. E que não quer parecer mais magra? Além disso, como o inverno no Brasil não é tão rigoroso, as sobreposições são muito práticas porque você pode tirar as camadas excedentes conforme o aumento da temperatura ao longo do dia.

Assim, para montar looks interessantes nesta estação, invista em camisetas, camisas e tricôs – todos são ótimos para serem coordenados com coletes, blazers, jaquetas e casacos. No caso de vestidos e saias, não esqueça das tradicionais meias-calças. O ideal é a sobreposição de peças com características diferentes para não brigar e sim se encaixar em regiões diferentes do corpo, fazendo com que todas apareçam e tornando o visual mais rico.

Volume

Todos os tipos físicos podem fazer uso desta tendência, mas quem está acima do peso deve dar preferência a itens mais leves, que acrescentem menos volume e, preferencialmente, em tonalidades escuras. A dica é disfarçar características desfavoráveis e acrescentar volume onde não tem, equilibrando assim a aparência.

A boa notícia é que, se escolhida corretamente, essa terceira peça – considerando um look de calça jeans e camisa, por exemplo – garante uma dose extra de formalidade e elegância. E se usada sem fechar, as “abas” da própria roupa formam um vão vertical afinador de silhueta. Essa fresta no centro corta a silhueta do pescoço até abaixo da cintura (dependendo da altura da terceira peça), atraindo olhares de cima para baixo – e não de um lado para outro, na horizontal. Pura ilusão de ótica, o que dá a sensação de uma figura mais longilínea. 

Como sobrepor 

Vale brincar com comprimentos diferentes (como num tricô assimétrico e uma jaqueta bomber por cima), com cores diferentes (um suéter amarelo combinado a um casaco marinho) e com texturas diferentes (jeans + lã + couro). Não esqueça dos acessórios, como pashiminas, lenços, colares e cintos para deixar o visual ainda mais criativo.

Para as estampas, a coordenação das peças pode ser pela semelhança das cores (exemplo: blusinha listrada de branco com preto e cardigã preto com bolinhas brancas) ou pelo mesmo tipo de padronagem, como uma camisa xadrez combinada a um cachecol também xadrez (mas não com estampas exatamente iguais). 

O importante é lembrar que a roupa é uma extensão da personalidade de cada um e exercitar a sobreposição é uma forma de expressar o estilo pessoal. Então deixe a preguiça de lado neste inverno e experimente novas composições para se sentir bonita e confiante."

Comentários